Russell conquista a primeira vitória da carreira, é a primeira do ano da Mercedes

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • A Mercedes conseguiu a primeira vitória do ano com dobradinha, Russell, vencedor da Corrida Sprint de ontem, em primeiro e Lewis Hamilton em segundo. Ambos adotaram a estratégia de duas paradas, Soft na largada, um stint intermediário com Medium e o terço final com o Soft, Carlos Sainz, completou o pódio, ele fez três paradas, alternando entre médios e macios. Sergio Perez largou em quarto, mas foi ultrapassado nas voltas finais pelas Ferrari, Fernando Alonso e Max Verstappen, acabou a corrida em sétimo com pneus médios.

  • Russell marcou a volta mais rápida da corrida usando pneus macios, com o tempo de 1m13.785s, o composto Soft foi usado em um stint de 34 voltas por Guanyu Zhou.
  • O GP do Brasil foi dividido em duas estratégias de largada diferentes. 11 carros escolheram o Soft e 8 o Medium para o stint de abertura, a exceção foi Alex Albon, ele colocou o Hard largando em último no grid, depois de cinco voltas ele mudou para o Medium durante o primeiro Safety Car. A maioria fez a estratégia de duas paradas, a maior parte terminou usando o Soft, 8 pilotos optaram por três paradas. Como previsto, o pneu Hard não foi muito usado, os Safety Cars não levaram a nenhuma grande mudança na estratégia.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Uma corrida emocionante, é maravilhoso ver como Interlagos sempre proporciona um show para os fãs. Como esperado, foram as variáveis ​​que fizeram a diferença hoje, com acidentes, dois Safety Cars e temperaturas caindo mais de 10º, o que obrigou os pilotos a adaptarem seus estilos de pilotagem de acordo com os compostos que estavam usando. Além do desempenho e todas as diferentes opções, foi realmente interessante ver como a configuração de cada carro influenciou o desempenho e a degradação dos compostos Red Soft e Yellow Medium. O Soft teve stints de mais de 25 voltas com degradação gerenciável, mesmo com carros pesados ​​no início da corrida, enquanto o Medium parecia ter desempenho melhor no final, devido a evolução da pista. Parabéns George Russell por sua primeira vitória em um Grande Prêmio, ela será ainda mais inesquecível graças a essa torcida fantástica no Brasil".

Campeonato