O trio de compostos mais macios para a última etapa da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Pirelli escolheu os três compostos mais macios para o GP de Abu Dhabi, C3 como White Hard, C4 como Yellow Medium e C5 como Red Soft.
  • As características do circuito não exigem muito dos pneus, o asfalto não é abrasivo e permite o uso de compostos mais macios. Será importante considerar a queda de temperatura da pista durante a corrida no domingo, pois a bandeira quadriculada será tarde da noite.
  • Yas Marina é composta por 16 curvas e algumas seções rápidas. A aerodinâmica é um aspecto importante para garantir um desempenho forte e um gerenciamento ideal dos pneus.
  • As equipes usaram várias estratégias diferentes no ano passado. Max Verstappen conquistou seu primeiro título mundial vencendo a corrida, ele parou três vezes, na última colocou o pneu Soft durante um Safety Car a cinco voltas do final.
  • Esta é a última corrida da temporada 2022, mas as equipes permanecerão para um teste de um dia dos compostos slick de 2023, que foram ajustados durante os finais de semana dos GPs dos EUA e México.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli“Em Abu Dhabi, uma temporada espetacular chega ao fim. As modificações do ano passado em algumas das retas e curvas da pista de Yas Marina tornaram o circuito mais rápido, equilibrando as demandas longitudinais e laterais dos pneus, antes era mais tração e frenagem. Apesar das mudanças no layout, ainda é preciso muita atenção aos pneus traseiros para garantir a melhor tração. Na terça-feira os pneus slick de 2023 serão testados durante um dia inteiro, as equipes poderão decidir seus planos de corrida e quais pilotos usar, os titulares ou os reservas”.