Com pneus Soft, George Russell vence a última e mais disputada Corrida Sprint do ano
Texto e fotos: Pirelli
A corrida Sprint
- George Russell venceu a última Corrida Sprint de 2022, Carlos Sainz ficou em segundo e Lewis Hamilton, foi o terceiro, os três usando os Red Soft novos, Max Verstappen ficou em quarto, ele tentou uma tática diferente com os Yellow Medium.
- Foram duas estratégias distintas vistas durante a corrida, a maioria dos pilotos usando o pneu Soft. As exceções foram Verstappen e Nicholas Latifi que optaram por usar os Medium. A batalha entre os compostos teve Verstappen liderando a corrida e depois tendo que lutar contra Russell e Sainz.
- Fernando Alonso foi o único piloto a fazer um pit stop, após contato com seu companheiro de equipe Esteban Ocon. Ele trocou por outro conjunto de Soft durante a parada, desta vez usados, e terminou em 15º. Kevin Magnussen, que partiu da pole, fez uma excelente largada, mas depois caiu, chegou em oitavo e garantiu um ponto valioso para a equipe Haas.
- Apesar da previsão de chuva, a Sprint aconteceu com sol com temperatura ambiente entre 22º e 23º e 31º e 34º na pista.
- As diferenças de desempenho entre os compostos foram as esperadas. Considerando a evolução da pista, entre o Hard e Medium ficou em torno de 0,7s enquanto entre Medium e Soft foi de 0,3s.
- A sessão de treinos livres foi usada por algumas equipes para preparar a estratégia para a Sprint, enquanto outras se concentraram no GP. Esteban Ocon foi o mais rápido usando Soft com o tempo de 1m14,604s, seguido de Sergio Perez e Russell com o mesmo composto, eles ficaram 0,184s e 0,312s atrás de Ocon, respectivamente, a temperatura da pista estava entre 48º e 50º.
Possíveis estratégias de corrida
- São quatro opções estratégicas, as duas primeiras são muito próximas, com duas paradas. A primeira é começar com o pneu Soft e depois dois stints com Medium. A outra é começar com Soft, ir para o Medium e terminar a corrida com o Soft. As temperaturas e condições da pista serão o fator decisivo, a corrida começa às 15:00, hora local.
- Para aqueles que quiserem fazer uma parada, a escolha é começar com o Medium ou Soft e trocar pelo Hard para um stint final mais longo. Essas opções também são muito próximas, mas começar com o Soft talvez seja melhor para aproveitar o desempenho nos estágios iniciais da corrida. Como sempre na F1, são os detalhes fazem a diferença, com o risco de tráfego e Safety Cars é também um fator para se levar em conta no rápido e compacto circuito de Interlagos.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma Corrida Sprint cheia de ação, especialmente com as ultrapassagens que ocorreram ao longo da disputa. A excelente performance do Red Soft nos treinos livres levou as equipes a escolherem este composto, 18 carros optaram pelo macio, que mostrou ter bastante ritmo aqui no Brasil. A batalha entre Max Verstappen e George Russell com diferentes compostos foi um dos destaques. Com a corrida curta, não foi possível avaliar o desempenho do pneu Medium, que parece ser muito próximo do Soft. Como resultado, há uma grande variedade de estratégias possíveis para a corrida, isso deve proporcionar um grande show".
0 Comentários