Sainz faz a pole, Verstappen larga ao lado, Perez e Leclerc pagam punição e saem no meio do grid
Texto e fotos: Pirelli
O caminho para a pole
- Carlos Sainz liderou a dobradinha da Ferrari na classificação, todos os pilotos usaram o Red Soft do início ao fim. Max Verstappen terminou em terceiro, mas se alinhará ao lado de Sainz, que conquista a terceira pole position da carreira, devido a uma penalidade para Charles Leclerc.
- As condições climáticas estavam quentes e secas, com temperatura ambiente de 32º e da pista de 39º no início da classificação. Houveram rajadas de vento muito fortes durante todo o dia, o que afetou o equilíbrio aerodinâmico e causou deslizamentos. Condições semelhantes são esperadas para a corrida.
- Max Verstappen foi o mais rápido no FP3, essa foi a sessão mais importante do que o habitual, já que os testes de pneus durante o FP2 significou que as equipes estavam limitadas em sua experiência. O bicampeão usou os Soft para marcar o melhor tempo de 1m35,825s no final da sessão.
- O prêmio Pirelli Pole Position no Circuito das Américas foi dado a Sainz por um conterrâneo, o espanhol campeão da Indy do ano passado Alex Palou, que testou pela primeira vez as máquinas de Fórmula 1 de 2022 com a McLaren, ele foi o segundo mais rápido dos cinco pilotos convidados, destacando o crescente perfil da F1 na América. O piloto de 25 anos venceu corridas na GP3 e competiu na Fórmula 2.
Possíveis estratégias de corrida
- A melhor estratégia para o GP dos Estados Unidos de 56 voltas provavelmente será duas paradas, usando os Yellow Medium e os White Hard, devido ao alto grau de degradação do Soft.
- O caminho mais rápido parece ser um stint de médio seguido de dois do duro, embora médio-duro-médio também possa ser um bom caminho a seguir. Como sempre, os pneus que cada piloto deixou em suas alocações individuais influenciarão a estratégia.
- Uma tática de três paradas não deve ser excluída, especialmente porque a perda de tempo no pit lane em Austin é pequena e a pista tem muitas possibilidades de ultrapassagem.
0 Comentários