Com poucos carros no segundo treino, a Ferrari dominou, o que mais valeu foi o teste com os novos pneus para 2023

Texto e fotos: Pirelli

O que aprendemos

  • A segunda sessão de treinos livres em Austin correu como planeado, com 90 minutos dedicados ao desenvolvimento de pneus slick para o próximo ano. Os planos de corrida e prescrições foram idênticos para todas as equipes, a fim de coletar o primeiro lote de dados que serão usados ​​para definir os compostos mais duros de 2023.
  • Cinco equipes (Alfa Romeo, Ferrari, Haas, McLaren e Williams) não usaram os titulares no FP1, com isso, eles foram autorizados a realizar seus testes pré-corrida com seus pilotos regulares na primeira parte do FP2 antes de fazer o teste da Pirelli no restante da sessão.

  • As condições foram secas e quentes durante todo o dia, como esperado, com um pico de 31º ambiente e 39º na pista durante o FP2. Isso permitiu que dados relevantes fossem coletados sobre os compostos mais duros de 2023 durante todo o teste, realizado em condições ideais em uma pista como Austin, que apresenta cargas laterais, tração e frenagem.
  • O teste fez com que a rotina usual de coleta de dados do FP2 fosse diferente do normal. Como resultado, o trabalho no FP3 será vital para estabelecer as diferenças de desempenho entre os três compostos. As condições climáticas no FP1 foram semelhantes às do FP2, Carlos Sainz foi o mais rápido com 1m36,857s na primeira sessão usando o Red Soft.

Simone Berra - Engenheiro Chefe: "Finalmente conseguimos concluir a primeira parte do programa de testes de 2023 depois da chuva que cancelou a sessão planejada no Japão. O trabalho que fizemos no FP2 aqui nos permitirá analisar dados valiosos coletados sobre os compostos mais duros, assim como a sessão de FP2 do próximo fim de semana na Cidade do México nos dará algumas informações úteis sobre os compostos mais macios. Foi um dia importante, onde um estilo diferente de treinos dará ênfase ao FP3 para ajudar a criar a melhor estratégia para a corrida. As condições de vento e a superfície irregular também mostraram como o Circuito das Américas continua sendo um dos mais interessantes para pilotos e engenheiros".