Verstappen marca a pole, mas é Sainz que larga na frente
Texto e fotos: Pirelli
O caminho para a pole
- Max Verstappen foi o mais rápido na qualificação para o GP da Bélgica, mas ele é um dos pilotos que serão penalizados no grid, então, Carlos Sainz, o segundo mais rápido da sessão, largará na pole position. Todos usaram pneus Red Soft para definir seus tempos.
- As condições foram frias durante toda qualificação que começou atrasada em 25 minutos para reparos em uma barreira de proteção, com 17º ambiente e 22º na pista.
- Uma das performances de destaque hoje foi de Alex Albon que larga amanhã na P6.
- Sergio Perez foi o mais rápido no FP3 com pneu Soft, as condições estavam frias e secas.
- O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue pela lenda do automobilismo belga Jacky Ickx, seis vezes vencedor de Le Mans, venceu oito GPs de Fórmula 1, vice campeão da F1 duas vezes, em 1969 e 1970 e vencedor do Rally Dakar em 1983.
Possíveis estratégias de corrida
- As 44 voltas do GP da Bélgica podem ser enfrentadas com uma ou duas paradas, existem diferentes permutações possíveis em uma parada e uma estratégia mais agressiva com duas.
- Até agora as condições climáticas têm sido variáveis, amanhã deve ser um pouco mais quente, com o quadro tático mais complexo pelo fato de vários carros rápidos largarem na parte de trás do grid devido a penalidades.
- Começar com Yellow Medium é a abordagem mais flexível, oferece a opção de alternar para o White Hard ou Red Soft para quem optar por uma parada, deixando a porta aberta para uma segunda se necessário. Começar com Soft não exclui a parada única, mas requer uma troca antecipada e um maior gerenciamento do Hard ou Medium.
- Uma abordagem diferente e mais agressiva pode ser usar o Soft como parte de duas paradas do Medium em dois stints, isso pode comprometer a posição da pista, mas deve ser uma boa opção para um carro rápido e se houver um Safety Car.
- Tudo isso dependerá das condições climáticas, provavelmente a corrida vai acontecer em condições que nenhuma das equipes experimentou ainda.
0 Comentários