Verstappen domina o fim de semana belga e dispara no campeonato
Texto e fotos: Pirelli
Melhores Momentos do pneu na corrida
Devido a penalidade, Verstappen começou a corrida em 14º, optando pelo Red Soft para escalar rapidamente o pelotão nos estágios iniciais. Na volta 12, ele assumiu a liderança e manteve até a primeira parada na volta 16 quando trocou para os Yellow Medium, retomou a ponta duas voltas depois e fez seu último pit stop a 14 voltas do final, colocando de novo os Medium e sem perder a vantagem. É a segunda vitória que ele consegue largando no fim do grid.
Havia uma grande variedade de estratégias hoje, foram três diferentes entre os três primeiros. Sergio Perez terminou em segundo e não usou o pneu macio, começou com o Medium, voltou para o mesmo composto e depois optou pelo White Hard na última passagem. Carlos Sainz usou o pneu macio na largada e manteve a ponta até sua primeira parada na volta 12, ele usou os três compostos para terminar no pódio. No total, 16 carros pararam duas vezes e dois pararam três vezes.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Spa é uma pista única, é ótimo saber que permanecerá no calendário da Fórmula 1 no próximo ano. Este ano foi um grande sucesso em condições climáticas variáveis durante todo o fim-de-semana, com 360.000 espectadores a presenciar um excelente espetáculo repleto de ultrapassagens, em que os nossos pneus desempenharam um papel fundamental. Vimos uma grande corrida, com o Hard sendo usado pela maioria dos pilotos. Vamos analisar todos os dados à nossa disposição, mas ouvir no rádio que foi dois décimos de segundo mais rápido do que o esperado foi uma conquista fantástica para nós. Apesar de sabermos que as condições de hoje seriam mais quentes que da sexta e do sábado, foi interessante ver a variedade de estratégias utilizadas, tendo o clima, a evolução da pista e um grau de degradação maior do que o esperado. Não houve problemas de granulação e a degradação foi essencialmente térmica. Também não tivemos problemas com as últimas modificações da pista, graças à nossa experiência nas recentes 24 Horas de Spa, com a Pirelli trazendo 17.000 pneus. Parabéns à Red Bull por uma dobradinha hoje com um ritmo de corrida verdadeiramente impressionante".
0 Comentários