Max Verstappen é o mais rápido nos treinos livres
Texto e fotos: Pirelli
O que aprendemos
- Em um dia frio e nublado em Spa, em que as temperaturas da pista atingiram apenas 23 graus, Max Verstappen foi o mais rápido no FP2 com o Red Soft, mas não estará na disputa da pole, sua equipe confirmou que ele será penalizado no grid junto com outros pilotos. Carlos Sainz foi o mais rápido no FP1.
- Houve garoa intermitente ao longo do dia, o que resultou, em alguns momentos, no uso do Intermediate bem como os três compostos slicks. A maior parte do dia aconteceu com os pneus slicks, com os Soft marcando o tempo mais rápido em ambas as sessões.
- Com novo asfalto, caixas de brita remodeladas e um alto grau de evolução da pista, havia muito para os pilotos se acostumarem. A evolução de hoje torna as lacunas de desempenho difíceis de calcular, mas há uma diferença estimada de cerca de 0s9 entre Hard e Medium e 0s6 entre Medium e Soft. Mesmo que a diferença entre duro e médio pareça bastante alta, isso deve ser visto no contexto da volta mais longa do calendário.
Simone Berra - Engenheiro Chefe: "Foi difícil tirar muitas conclusões hoje, com muita evolução da pista e o clima tornando a superfície 'verde' e escorregadia. O novo asfalto é bastante liso e não oferece tanta aderência como quando o medimos logo após as 24 Horas de Spa há algumas semanas. No entanto, é provável que isso mude ao longo do fim de semana à medida que mais borracha for acumulada. As condições frias hoje favoreceram o uso do pneu macio, que se comportou bem, apesar das baixas temperaturas. Não estamos esperando tempo quente para o GP, o que também pode significar que os compostos mais macios desempenhem um papel importante na corrida, dependendo das taxas de degradação".
0 Comentários