Compostos mais macios da gama para a renovada pista de Yas Marina

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • A mais longa temporada da Fórmula 1 termina com a 22ª corrida, o GP de Abu Dhabi. Depois de duas novas pistas, no Catar e na Arábia Saudita, o circuito de Yas Marina é um desafio mais familiar, embora a pista tenha sofrido modificações significativas. Com base na simulação e outros dados, os mesmos compostos de 2020 foram nomeados: C3 como o P Zero White Hard, C4 como o P Zero Yellow Médio e C5 como o P Zero Red Soft.
  • As mudanças na pista, que foram projetadas para fornecer mais oportunidades de ultrapassagem, aumentarão as velocidades e cargas em algumas curvas. No entanto, o asfalto continua liso, com nível médio de desgaste dos pneus. É por isso que os três compostos mais macios na gama P Zero continuam a ser a escolha mais apropriada.

Características da pista

  • Várias mudanças foram introduzidas no layout do circuito, que estava inalterado desde sua estreia, em 2009. No início da volta, a chicane que formava as Curvas 5 e 6 será contornada com uma reta. O grampo seguinte foi antecipado e alargado, aumentando a velocidade carregada para a reta subsequente. Uma curva longa e ligeiramente inclinada foi criada para substituir o complexo técnico de curvas que existia anteriormente. Perto do final da volta, as quatro curvas apertadas que circundam o hotel Yas Marina foram todas abertas e feitas mais rapidamente.
  • Essas mudanças encurtaram o circuito em 273 metros, isso significa que a corrida foi aumentada de 55 para 58 voltas e os tempos cairão cerca de 14 segundos.
  • Como de costume, a corrida vai começar um pouco antes do pôr do sol e correr para a escuridão, com a temperatura da pista caindo rapidamente, afetando o comportamento dos pneus. O FP2 e a classificação são as duas únicas sessões relevantes, os outros dois treinos livres são no calor do dia.
  • A estratégia vencedora do ano passado, com a mesma nomeação de pneus, foi de Médio a Hard e a mesma tática foi usada pelos três primeiros. Apenas três pilotos pararam mais de uma vez e foi a sexta vez consecutiva que o GP de Abu Dhabi foi vencido pelo pole.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: O circuito de Yas Marina é um local familiar para a última corrida do ano, mas as modificações na pista irão proporcionar uma nova reviravolta e promete nos dar uma conclusão empolgante para o que tem sido uma temporada emocionante. Esta será a primeira vez que enfrentaremos essa nova configuração, incluindo algumas áreas com asfalto novo, mas pudemos contar com simulações e outras informações com antecedência para nos prepararmos. Em geral, com a criação de algumas curvas mais rápidas, a pista fica mais veloz e com mais oportunidades de ultrapassagem. O resultado dessas mudanças são cargas verticais maiores, especialmente nos pneus dianteiros. Mas não esperamos que a severidade geral aos pneus mude significativamente, e é por isso que nomeamos os mais macios da gama. Após a corrida, as equipes terão a chance de testar a especificação final de pneus de 18 polegadas para 2022 usando carros mula. A primeira vez que veremos o pacote definitivo de novos pneus com 2022 carros em ação será durante os testes de pré-temporada do próximo ano, no final de fevereiro.