Compostos médios da gama para o circuito de rua mais rápido já visto na Fórmula 1

Texto e fotos: Pirelli

Porque escolhemos os pneus

  • Para a primeira visita ao novo e espetacular circuito de rua de Jeddah, na Arábia Saudita, o 34º país a sediar um GP de Fórmula 1, a Pirelli traz os três compostos no meio da gama: o C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o meio P Zero Amarelo e o C4 como o P Zero Vermelho macio: a indicação mais comum neste ano.
  • Jeddah é o segundo novo circuito consecutivo este ano depois do Catar, há duas semanas, embora as duas pistas sejam completamente diferentes em termos de pressão nos pneus - sendo o Catar um dos circuitos mais exigentes do calendário para as forças laterais. Jeddah é ainda mais uma experiência nova, pois a pista acaba de ser concluída, com poucos dados para se basear.
  • Os dados e simulações existentes das equipes sugeriram que os três compostos do meio da gama são a melhor opção para Jeddah e devem ser adequados às demandas desta corrida de rua muito rápida e fluida, com mais de 50 voltas.

Características da pista

  • A pista foi projetada pelo conhecido arquiteto de circuitos Hermann Tilke e está localizada na área de Corniche de Jeddah. Este é o primeiro circuito de rua desde Baku, em junho.
  • Esta pista de 6,174 km - que passa ao longo da costa - é o circuito de rua mais longo do calendário (o segundo mais longo de todo o ano, depois de Spa) e deve ser um dos mais rápidos, com uma velocidade média de mais de 250 km/h prevista em simulações. Fica logo atrás de Monza, conhecido como o “Templo da Velocidade”.
  • Uma das mais exigentes das 27 curvas é a Curva 13: uma curva para a esquerda com inclinação de 12 graus que deve aplicar altas forças g nos pneus. Jeddah tem mais curvas do que qualquer outra pista do calendário, o que vai manter os pneus trabalhando muito.
  • Muitas partes do circuito são bastante estreitas e implacáveis, com os muros próximos à lateral da pista. Isso poderia levar a uma probabilidade razoavelmente alta de entrada do safety car, afetando a estratégia.
  • Jeddah é uma corrida noturna, como todas as três últimas corridas da temporada, com o GP começando às 20h30 locais. Isso significa que o padrão de temperatura da pista é diferente de uma corrida normal, com temperaturas caindo ao longo de cada sessão. O TL1 e o TL3 são realizados pouco antes do pôr do sol, com apenas o TL2 na sexta-feira e a classificação no sábado (ambos começando às 20h00) sendo, provavelmente, representativos da corrida.
  • As condições devem ser quentes, mas úmidas, com a pista localizada ao longo da costa norte em Jeddah. Como nunca foi usada antes, os pilotos podem esperar uma pista escorregadia e “verde” no início do fim de semana. A Fórmula 2 e uma competição da Porsche serão eventos de apoio, o que ajudará a acompanhar a evolução da pista.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Jeddah é provavelmente a maior incógnita que enfrentaremos durante todo o ano, já que a pista foi concluída muito perto da corrida. Como resultado, só podemos contar com simulações da F1 e das equipes, junto com outras informações que coletamos, para chegar à nossa indicação. Este circuito de rua parece ser bem diferente de qualquer outra coisa, e as altas velocidades com curvas rápidas obviamente terão um papel importante na maneira como os pneus se comportam. Jeddah tem mais curvas do que qualquer outra pista do calendário e uma delas - a Curva 13 - também tem inclinação de 12 graus, portanto, há muitos elementos diferentes que manterão os pneus trabalhando duro”.