Conhecemos o Cinturato P7, Scorpion, Scorpion
HT e a tecnologia Seal Inside no Circuito Panamericano
Texto e Fotos: Eduardo Abbas / Pirelli
Desta vez o slogan é bem propicio para o atual momento que vivemos: Acelere Para o Futuro, e é o que mais queremos depois de ficar mais de um ano longe de tudo e todos. Só quem tem compromisso com a evolução não parou de trabalhar e chegou o momento de saber o que esses italianos espertinhos faziam enquanto ficávamos em casa, até porque essa empresa que tem 150 anos continua uma jovem vibrante que os olhos apontados para o futuro.
Eu fui gentilmente convidado para conhecer as novidades quase pós-pandemia que devem equipar os principais carros e SUVs nas estradas da América do Sul e Central. Os novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT estarão disponíveis em medidas específicas e contando com a tecnologia Seal Inside da Pirelli, ela permite que se continue dirigindo mesmo em caso de perfuração por um objeto de até quatro milímetros.
Esses produtos, que são fabricados na planta de Feira de Santana, foram apresentados aos jornalistas brasileiros no Circuito Panamericano, complexo multipistas localizado em Elias Fausto, interior de São Paulo. O local é como um laboratório a céu aberto para desenvolvimento de produtos Pirelli, lá pudemos conhecer separadamente cada novidade e claro, testar a maioria.
Segurança é a principal característica do novo Pirelli Cinturato P7. Além de melhorar a dirigibilidade em piso seco com relação ao seu antecessor, o novo pneu da Pirelli para carros Premium também melhora muito a dirigibilidade em piso molhado, aquaplanagem e frenagem, em particular. A resistência ao rolamento diminui em relação à versão anterior melhorando o consumo de combustível em 4% (testagem WLTP), bem como as emissões de CO₂.
Durante o teste que realizei, deu para constatar a melhora significativa no piso molhado, atuando em conjunto com os sistemas do carro, mesmo em velocidade generosa, o controle é total, durante o slalom o carro se manteve nas “mãos”. As arestas da banda de rodagem foram suavizadas, resultando em um design inovador que cria uma área de contato mais homogênea com o solo, com o objetivo de reduzir a distância de frenagem, as ranhuras otimizadas reduzem os riscos de aquaplanagem, melhorando o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades.
Andando na parte seca do circuito, com curvas e retas exigentes, o pneu mostrou que em situações estremas não altera seu agarre nem dá sustos ao motorista, o asfalto estava muito quente no dia do teste. A estrutura do Scorpion é adequada para melhorar o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades, suportando o maior peso de um SUV em relação a um carro de passeio, garantindo assim segurança e performance.
Em meio a todo o conforto que um SUV pode oferecer, para quem vive nas grandes cidades, a poluição sonora pode ser um problema. Com isso em mente, a sequência otimizada dos blocos é outro fator que contribui para o maior conforto na cabine.
Para isso, o Scorpion HT apresenta um design projetado com inspirações em produtos do segmento Off-Road, visando garantir a versatilidade do condutor no dia a dia, podendo alternar entre o uso em asfalto e terrenos acidentados. Uma nova banda de rodagem, que gera menor resistência ao rolamento, permite ao condutor que viaje por estradas, sejam de asfalto ou não, reduzindo o consumo de combustível, contribuindo para gerar menos poluição ao meio ambiente. Independentemente do piso garante que a segurança, a eficiência, a performance e o conforto permaneçam os mesmos, se tornando uma ótima opção para quem gosta de se aventurar por caminhos sinuosos continente afora.
Durante a avaliação feita na pista de terra batida e solta, brita, cascalho e mato, pude confirmar que ele entrega tudo que promete. Mesmo simulando uma situação de frenagem brusca em uma trilha de terra, a parada é rápida e segura, mesmo estando em velocidade generosa para o piso. A banda de rodagem é feita para manter a tração no Off-Road. Os blocos da banda de rodagem favorecem a autolimpeza, deixando os sulcos sempre limpos, o que garante a tração. A carcaça está preparada para absorver impactos oriundos de buracos na rua ou obstáculos nas estradas Off-Road.
A tecnologia Seal Inside permite que o veículo continue rodando e evita a perda de pressão de ar dos pneus em caso de perfuração por objeto de até 4mm de diâmetro na banda de rodagem. Quando o pneu é perfurado, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração. A tecnologia Seal Inside não necessita de aro exclusivo, sendo o TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) aconselhável, porém não é obrigatório. Ela pode ser usada em qualquer tipo de veículo, a depender de sua medida. Esses dados foram obtidos em testes particulares realizados pela Pirelli nos quais os pneus foram submetidos a situações de estresse por perfuração.
O Seal Inside é uma tecnologia que propicia mobilidade estendida ao condutor, permitindo assim uma maior segurança tanto na cidade como na estrada. Serão 20 medidas disponíveis, representando aproximadamente 70% de cobertura do segmento-alvo, com seis homologações em andamento para 2022 e 2023. Agora, essa tecnologia será fabricada diretamente no Brasil, para uma ampla gama que vai de Hatchs, a SUV’s e CUV’s de aro 16” a 19”.
Quem comprar um pneu com a tecnologia Seal Inside ainda terá de bônus o serviço de proteção de pneus TyreLife, programa que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita. Com um problema identificado no pneu, que não seja possível de ser reparado após análise técnica, a troca por um produto novo será feita de forma gratuita, ficando ao cliente apenas o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a instalação.
A evolução da indústria automotiva também obriga as empresas fornecedoras a seguir o mesmo caminho juntos, quem fica para trás acaba perdendo o trem da historia, e a Pirelli pretende desenhar o futuro zerando carbono até 2030. “Lançar esses novos produtos na América do Sul e Central acentua ainda mais a importância da região no cenário mundial como mercado líder e importante para a Pirelli. Esses pneus são resultados de evoluções constantes que nossos times de Pesquisa e Desenvolvimento vêm fazendo, tornando nossos pneus ainda mais tecnológicos, eficientes, com maior desempenho e que entregam ainda mais segurança e sustentabilidade para o consumidor, indo de encontro a todos os parâmetros estipulados globalmente pela companhia para próximos anos”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina.
0 Comentários