Verstappen vence Hamilton com duas ótimas paradas

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Max Verstappen venceu uma corrida intensamente tática com uma estratégia de duas paradas. Ele largou na pole e perdeu a liderança para Lewis Hamilton na primeira curva. Verstappen fez seu primeiro pit stop de P Zero Yellow Médio para P Zero White Hard na volta 11 e com um 'undercut' bem-sucedido pulou para a liderança, seu rival parou três voltas depois.
  • Na segunda rodada de pit stops, o holandês parou novamente antes de Hamilton, que deu oito voltas a mais para ter pneus duros mais novos no final. Nas últimas voltas ele fizeram uma disputa que mais parecia um gato correndo atrás de um rato, no fim, o inglês ficou atrás a menos de um segundo.

  • Verstappen e Hamilton adotaram a mesma estratégia, Médio-Hard-Hard, enquanto Sergio Perez, que chegou em terceiro, fez dois stints com o Médio e um com o Hard, isso porque ele tinha apenas um conjunto novo de White disponível.
  • O desgaste e a degradação foram bastante elevados, no mesmo nível dos treinos livres, a exigente pista COTA é notável por seus solavancos, superfícies agressivas e primeiro setor muito rápido.
  • Apesar de uma garoa no início do dia, as condições estavam quentes e secas e com algum vento. A corrida começou com 31º de temperatura ambiente e 39º de temperatura da pista.
  • Quase todos os pilotos largaram com o P Zero Yellow Médio, menos Carlos Sainz e Yuki Tsunoda partiram com o P Zero Red Soft, os mesmos que eles usaram para definir seus melhores tempos no Q2 de sábado.
  • Como esperado, a estratégia de duas paradas foi ideal para todos, apenas dois pilotos pararam três vezes.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "O desgaste dos pneus foi alto como esperávamos neste circuito quente e abrasivo, o que levou quase todos a escolherem o Médio para começar a corrida e depois se concentraram no pneu Hard como principal. Isso atendeu muito bem as demandas, com algumas passagens longas que ajudaram a definir um final emocionante para esta corrida entre os protagonistas do campeonato. Tanto Max Verstappen quanto Lewis Hamilton tinham exatamente a mesma alocação de pneus antes da corrida, mas a usaram de maneiras muito diferentes, com Hamilton aproveitando ao máximo seus pneus mais jovens no final e Verstappen capitalizando na posição da pista conquistada por seus "rebaixamentos". O resultado foi um duelo estratégico fantástico que levou a um final emocionante entre dois pilotos que gerenciaram seus pneus perfeitamente".

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