Bottas dita o ritmo com o Soft na pista quente e ondulada de Austin

Texto e fotos: Pirelli

Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira

  • Valtteri Bottas foi o mais rápido com o tempo de 1m34.874s estabelecido na sessão da manhã usando o P Zero Red Soft. Sergio Perez foi um pouco mais lento nas condições mais quentes da tarde para estabelecer o melhor tempo da sessão FP2, também com pneus Soft. Isto se deve aos níveis baixos de evolução da pista e porque a maioria dos pilotos concentrou o trabalho nos pneus Médios.
  • Cerca de 40% da pista foi recapeada desde a última corrida da F1 em 2019. No entanto, isso não traz uma diferença significativa na forma como os pneus se comportam com os níveis de abrasão relativamente altos. Vários bumps ainda estão presentes, apesar da 'fresagem' da superfície, um processo utilizado para alisar o asfalto.
  • A sessão da tarde foi disputada em condições comparáveis ​as da corrida, teve temperatura ambiente de 31º e da pista de 39º, cerca de 20 graus mais elevada que há dois anos. Explorar as capacidades dos pneus Soft no calor fora de temporada foi um dos principais trabalhos para as equipes durante o FP2, com os pilotos começando a sessão com o C3 Médio e terminando longos stints com o mesmo composto. O pneu P Zero White Hard rodou menos hoje, talvez os pilotos queiram economizar a alocação limitada deste composto para uso só no domingo.
  • As lacunas de desempenho são bastante difíceis de calcular entre o Hard e o Médio, deve ser em torno de 0,5 segundo com base nos dados até agora e cerca de 0,6 a 0,7 segundos entre o Médio e o Soft, que é ligeiramente maior que o esperado.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Apesar do circuito ter sido recapeado em cerca de 40% do seu comprimento total, não há uma grande diferença em termos de abrasão em relação a nossa última visita em 2019 e também está mais ondulado. A maior diferença tem sido o clima, com temperaturas de pista e ambiente consideravelmente mais quentes que as condições frias experimentadas alguns anos atrás. Como esperado nas altas temperaturas de hoje, houve um pouco de superaquecimento no pneu traseiro composto C4 Soft, que está bastante estressado dadas as severas demandas de tração deste circuito especialmente no setor final. Gerenciar o pneu Soft parece ser a chave, e isso é algo que as equipes examinarão com mais detalhes amanhã, com algumas chances de tentarem passar pelo Q2 com o Médio para começar a corrida no domingo com uma gama mais ampla de possibilidades estratégicas".