A Incrível dobradinha da McLaren teve só uma parada e tática Médio-Hard

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Daniel Ricciardo venceu com tranquilidade o GP da Itália, ele chegou na frente de seu companheiro de equipe Lando Norris, foi uma corrida marcada pela colisão entre os candidatos ao título, Max Verstappen e Lewis Hamilton, na volta 26 e que provocou um Safety Car demorado. Verstappen foi considerado culpado e vai perder três posições no grid na próxima etapa.
  • Ambos os McLarens usaram a mesma estratégia, P Zero Yellow Médio C3 e P Zero White Hard C2, parando apenas uma vez, essa foi também a escolha mais popular durante a corrida.

  • O piloto melhor colocado usando uma estratégia alternativa foi Valtteri Bottas, ele largou no fim do pelotão após a troca de componentes do motor, fez o stint de abertura com o pneu Hard antes de mudar para o Médio. Como era o único piloto entre os 10 primeiros a usar o Médio nos momentos finais da corrida, conseguiu fazer valer a vantagem e terminou em terceiro. Hamilton seguia uma estratégia semelhante antes de abandonar.
  • O formato de Classificação Sprint na Itália significou que todos os pilotos tinham liberdade de escolher os pneus para o início da corrida. A maioria optou pelo C3 médio, exceto as Mercedes, Robert Kubica e Pierre Gasly, que decidiram partir com o C2 Hard.
  • O tempo esteve quente durante as 53 voltas do GP da Itália, com temperatura ambiente em torno de 30º e na pista superiores a 40º praticamente toda a corrida.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Os pilotos da McLaren usaram a mesma estratégia, Médio para Hard e que foi adotada pela maioria do grid, mas Valtteri Bottas e a Mercedes mostraram que era possível o inverso. O desempenho do pneu Hard foi sublinhado pelo fato de Daniel Ricciardo ter feito a volta mais rápida na última passagem, tendo gerido a corrida perfeitamente desde o reinício. O clima quente hoje certamente favoreceu os compostos duros e médios, que apresentaram degradação mínima, enquanto que estava um pouco quente para os moles mostrarem sua vantagem de velocidade".

Campeonato