Na Paraíba, o peixe se tornou mais popular depois que o chef Aurélio, com o apoio do Sebrae, passou a ensinar pratos variados para as comunidades locais
Texto e fotos: Semana do Pescado
A tilápia é um dos peixes mais populares do país, mesmo não sendo de origem brasileira. Se formos medi-la em números, podemos falar que sua produção ultrapassou as 400 mil toneladas no ano passado, representando mais da metade do volume total de peixes cultivados. A produção brasileira de tilápia cresceu 84% entre 2013 e 2018, resultando em um crescimento anual médio de 14%. Os dados são da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na sua divisão "Pesca e Aquicultura".
O fato é que toda essa produção e cuidados na criação da tilápia têm um propósito muito claro: servir de refeição aos brasileiros, nos lares, restaurantes, hotéis e onde mais se possa saborear essa iguaria de água doce. Mas se tem alguém no Brasil que se tornou exímio especialista no preparo culinário de tilápias em todas as suas formas, essa pessoa se chama Josimar da Silva Aurélio, o chef Aurélio. Chef Aurélio é consultor do Sebrae da Paraíba e certamente será uma das estrelas da 18ª edição da Semana do Pescado, que vai acontecer de 1º e 15 de setembro de 2021. Aurélio vai brilhar não apenas por conhecer como ninguém as propriedades nutricionais da tilápia, mas porque, em sua experiência de chef de cozinha, é capaz de elaborar tanto um jantar sofisticadíssimo quanto um simples prato de merenda, usando o mesmo peixe. E o detalhe é que ambas as refeições ficam igualmente deliciosas.
Com o apoio do Sebrae, Aurélio promove o desenvolvimento local em diversas comunidades da Paraíba. Em termos práticos, o chef ajuda a proporcionar uma alimentação diversificada para os moradores utilizando os produtos naturais da própria localidade. Foi assim em uma comunidade quilombola produtora de macaxeira (mandioca) cuja variedade do cardápio tradicional podia ser contada apenas nos dedos de uma mão. "Então eu ensinei a fazer bolinho salgado, caldo verde, massa de pizza, nhoque, até sorvete de macaxeira", conta Aurélio. Claro que foi sucesso instantâneo. Da mesma maneira que sua criação culinária com produtos locais como queijo de cabra, batata-baroa (mandioquinha), carne de sol, rapadura, camarão, polvo e o que mais tiver, foi conquistando o paladar e o interesse das pessoas que aprendiam a cozinhar com muito mais variedade. Até que Aurélio chegou ao "Caminhos do Frio - Rota Cultural", projeto concebido para incentivar o desenvolvimento na microrregião do Brejo Paraibano (no nordeste do estado), procurando difundir a cultura regional selecionando um conjunto de elementos artísticos, culturais e naturais do local. "Hoje é a principal região produtora de tilápia da Paraíba", explica. A partir desse projeto, o chef usou e abusou da criatividade. "Eu já era fascinado pela tilápia, mas tive de me empenhar e desenvolver muitas ideias. É interessante chegar nos lugares e mostrar às pessoas a riqueza que elas têm, mas sem a tradição de usar o que produzem", conta. "Hoje em dia, a tilápia está presente em qualquer estabelecimento de gastronomia daquela região".
E esses voos criativos do chef Aurélio fizeram-no chegar até a tapioca, um dos petiscos mais populares e tradicionais do Nordeste. Ele conta que um dia, um "tapioqueiro" discípulo seu se queixou da falta de ideias para preparar uma tapioca diferente, pois já havia experimentado quase tudo para acompanhá-la, desde rapadura até carne de sol. "Quando parecia que tudo já havia sido feito, eu parei e pensei: o óbvio está na minha frente, vamos fazer uma tapioca de filé de tilápia. Aí eu fiz um picles de pepino com cebola roxa para acompanhar, que é muito simples e, olha, foi um sucesso essa tapioca!" A propósito, como toda iguaria que o chef Aurélio põe a mão.
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