Hamilton conquista a 100ª pole position da carreira usando o composto C3 P Zero Red Soft

Texto e fotos: Pirelli

Possíveis estratégias de corrida

  • O GP da Espanha de 66 voltas provavelmente será de duas paradas, especialmente se estiver quente como foi o caso na classificação de hoje. Isso se deve aos níveis relativamente altos de desgaste e degradação dos pneus vistos no circuito de Barcelona, com seu asfalto abrasivo e curvas de alta.
  • Outro motivo é o fato de não se perder tanto tempo nos boxes, o que torna a parada dupla muito mais viável, além do fato do pneu Hard ser mais lento aqui.
  • Ultrapassar pode ser complicado em Barcelona, uma das razões pelas quais a classificação é tão importante, então, a estratégia de corrida deve priorizar a posição na pista acima de tudo.
  • Como de costume, a estratégia exata também será influenciada pelas temperaturas da pista na hora da corrida, que provavelmente serão semelhantes as de hoje.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Parabéns a Lewis Hamilton por sua 100ª pole position, uma conquista marcante. Ao contrário de Portugal, não vimos o uso generalizado dos pneus Médios no Q2, o que significa que os 10 primeiros vão largar com pneus Soft amanhã e que ele será uma parte fundamental do plano de corrida, com muitos pilotos configurados para executar uma estratégia de 'sprint' que pode levar a dois stints nesse composto. Isso não quer dizer que uma parada única seja impossível com o gerenciamento correto de pneus. Apenas alguns pilotos têm dois conjuntos de Médios disponíveis, novos ou usados. Se os outros pilotos, sem dois conjuntos de Médios, quiserem focar em uma estratégia de duas paradas, eles terão que usar um conjunto de Médio e dois conjuntos de Soft. Alternativamente, eles podem fazer uma única parada e usar o Hard".