O novo modelo ganhou mais tecnologia e acabamento refinado, é um Hatch argentino que promete fazer a cabeça do brasileiro

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis

Desde o primeiro veĂ­culo da marca que chegou ao Brasil pelas mĂ£os de Santos Dumont em 1898 e a montadora que voltou de mala e cuia para criar raĂ­zes em 1992, talvez agora seja o momento mais glamoroso da marca por aqui, pelo luxo e tecnologia que ela coloca em seus modelos, com isso aumenta o patamar que a Peugeot tem em todo o line-up.

Eu tive o privilegio de poder avaliar o Peugeot 208 Griffe por uma semana pelas ruas de SĂ£o Paulo, estamos no meio de uma pandemia e nĂ£o me arrisquei a encarar rodovia, fiz um percurso padrĂ£o pelas marginais que rodeiam a cidade, a Pinheiros e a TietĂª tem distancia e velocidade quase suficientes para uma avaliaĂ§Ă£o prĂ³xima de uma estrada. O Peugeot 208 Griffe Ă© um desses carros que vocĂª começa a gostar de dirigir assim que tira da garagem da montadora.

Sim, sempre sĂ£o bonitos, ele estreia a produĂ§Ă£o de hatches na plataforma CMP (Common Modular Platform) e a nova identidade mundial da marca. A dianteira traz uma nova assinatura visual, o “dente de sabre” ressaltado pelos farĂ³is full LED, ampla grade com logotipo e na traseira lanternas de elementos luminosos na forma de trĂªs “garras”. A ideia do leĂ£o estĂ¡ cada vez mais reforçada no Peugeot 208 Griffe, suas linhas arredondadas e bem torneadas chamam a atenĂ§Ă£o por onde desfila, muitas pessoas torcem o pescoço para ver o carro passar, percebi isso durante a avaliaĂ§Ă£o.

A parte mecĂ¢nica Ă© composta pelo motor 1.6 16V Flex com 118 cv de potĂªncia e 151,8 Nm de torque, transmissĂ£o automĂ¡tica sequencial de 6 marchas e modo de direĂ§Ă£o normal, “Eco” e “Sport”. Isso impacta muito no consumo, o Peugeot 208 Griffe que eu avaliei estava abastecido com gasolina e optei por utilizar o modo “Eco”, pelo fato de ficar mais tempo circulando dentro da cidade.

Uma das melhores coisas nos carros da Peugeot Ă© a posiĂ§Ă£o de dirigir, desta vez eles foram muito bem na adoĂ§Ă£o do i-Cockpit 3D® com tecnologia hologrĂ¡fica, tem informações sobre a conduĂ§Ă£o do veĂ­culo de forma dinĂ¢mica e animada e ainda a possibilidade de personalizaĂ§Ă£o, faz parte deste conjunto o volante Sport Drive de dimensões reduzidas e base achatada. É um prazer dirigir, o silencio interior, os bancos que permitem um encaixe perfeito e a Ă³tima conversa do motor com o cambio ajudam nas idas menos frequentes ao posto de gasolina, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 11,1 km/l, com ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo.

Falando em consumo, simulei nas marginais uma viagem de rodovia, jĂ¡ que as mesmas estavam mais vazias e pude andar na velocidade mĂ¡xima da pista expressa, que Ă© de 90 km/h, com isso o consumo, segundo o computador de bordo, ficou em Ă³timos 13,5 km/l, tambĂ©m com duas pessoas e ar-condicionado a todo vapor!

O Peugeot 208 Griffe tem um acabamento excelente, houve uma grande preocupaĂ§Ă£o com os itens de segurança, o Peugeot Driver Assist tem Alerta de colisĂ£o, Frenagem de EmergĂªncia, Alerta e correĂ§Ă£o de mudança de faixa, Alerta de Ultrapassagem de Linha, AuxĂ­lio de farol alto, Reconhecimento de placas de velocidade entre outros. Na parte de conforto ele tem o painel de instrumentos elevado, central multimĂ­dia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay e carregamento de smartphone wireless.

O preço inicial sugerido do Peugeot 208 Griffe Ă© de R$ 89.990, tem 5 cores para escolher, Test Drive para ser agendado, vĂ¡rios opcionais e acessĂ³rios originais, 3 anos de garantia, Banco PSA para financiamento, seguros pela PSA Corretora, Peugeot Total Care, Peugeot Rapide, Peugeot Avantage, Pacotes de Revisões a Preço Fechado, Peugeot Just Drive It (recompra garantida) e claro, aquele prazer de estar dirigindo um dos carros mais bonitos que usam o asfalto brasileiro.

Ficha TĂ©cnica