P Zero Red Soft C4, o composto da quarta pole de Verstappen na carreira
Texto e fotos: Pirelli
Possíveis estratégias de corrida
- O GP do Bahrein de 57 voltas já provou ser uma das etapas estrategicamente mais interessantes do ano, é o que provável vai acontecer amanhã. No ano passado foi uma corrida cheia de ocorrências, com safety cars e bandeiras vermelhas, isso significa que existem poucos dados de estratégia significativos e que as equipes estão efetivamente começando do zero. A superfície abrasiva da pista com alta degradação torna o cenário mais provável para duas paradas, as trocas dependerão da disponibilidade de pneus de cada piloto para amanhã.
- Existem muitas estratégias de duas paradas que são semelhantes em termos de tempo geral, mas a mais rápida em teoria é a de dois stints com o pneu P Zero Yellow Médio por 18 voltas cada e um stint com o P Zero White Hard por 21 voltas entre eles, essa opção de estratégia é para aqueles que estabeleceram seus melhores tempos no Q2 com este pneu.
- A segunda mais rápida de duas paradas usa os três compostos, sendo o Soft por 14 voltas, o Hard 24 voltas e o Médio para as 19 voltas finais.
- A estratégia Soft-Médio-Médio é mais lenta, seria Soft por 15 voltas e os Médios 21 voltas cada.
- Outra opção é usar o Soft por dois stints de 16 voltas e um stint com o Hard por 25 voltas entre as duas trocas, esta última estratégia pode ser favorável em condições mais frias, o tempo gasto é semelhante a anterior.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Mais uma vez houve uma grande diferença entre as sessões diurnas e noturnas, o que complica a estratégia e os cálculos de set-up. Existem várias opções de estratégias de corrida, depende dos pneus que cada piloto tem disponível. No entanto, várias equipes sentiram que o pneu Médio é a melhor opção para começar a corrida, quatro do top ten vão largar com o composto C3 Yellow Médio, incluindo os três primeiros, isso lhes dará mais opções. No entanto, as temperaturas mais amenas esperadas para amanhã podem confundir ainda mais as estratégias".
0 Comentários