Os pneus mais macios para a etapa final da temporada
Texto e fotos: Pirelli
Porque escolhemos os pneus
- Depois de uma temporada interrompida, cheia de novos locais e desafios inesperados, o ano termina em um cenário familiar, o GP de Abu Dhabi, onde o C3 será o composto P Zero White Hard, o C4 o P Zero Yellow Médio e o C5 o P Zero Red Soft, é a mesma nomeação do ano passado para a corrida noturna, que acontece algumas semanas depois do período de 2019.
- A superfície da pista é muito lisa e quase média em termos de severidade, isso torna os três pneus mais macios da gama P Zero adequados para o circuito de Yas Marina.
- Assim como aconteceu no GP do Bahrein, as equipes poderão testar alguns pneus de 2021 durante os treinos livres na sexta-feira. No entanto, ao contrário do Bahrein, estes serão apenas um jogo por carro do composto C4 (Bahrein teve dois conjuntos de C3) e devem ser usados apenas no FP2, para uma avaliação mínima de oito voltas cronometradas. Esses jogos estão além da alocação habitual do fim de semana (dois conjuntos de duros, três médios e oito macios).
- Haverá um teste pós-temporada de um dia na terça-feira após o GP de Abu Dhabi e será dedicado aos pilotos que começaram menos de dois GPs, mas com algumas exceções notáveis. Este teste usará os pneus atuais de 2020.
Características da pista
- A pista de Yas Marina contém uma grande variedade de curvas diferentes, tornando-se um bom teste de carros e pneus. Com dados extensivos sobre esta pista provenientes de corridas e testes, as equipes já têm uma ideia muito clara sobre a configuração ideal.
- Como a corrida começa às 17:00 locais, em meados de dezembro as temperaturas da pista cairão muito rapidamente ao longo do GP à medida que a escuridão se instala, o que afetará o comportamento dos pneus. O FP1 e o FP3 serão feitos, por outro lado, à luz do dia.
- Há um ano, os dois primeiros colocados em Abu Dhabi, Lewis Hamilton e Max Verstappen, completaram a corrida com apenas uma parada trocando os pneus Médios por Hard, enquanto Charles Leclerc adicionou uma parada extra indo para o pneu Soft e terminar em terceiro. A maioria dos pilotos parou apenas uma vez, seis deles fizeram duas trocas.
- Não haverá corridas de suporte na programação em Abu Dhabi este ano, apenas a Fórmula 1, o que afetará a quantidade de borracha no traçado ao longo do fim de semana e, consequentemente, a evolução da pista.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "As equipes estão muito familiarizadas com o circuito de Yas Marina, o que deve permitir que eles extraiam o máximo de desempenho para decidir as posições finais do campeonato. A volta mais rápida da história da Fórmula 1 dos últimos dez anos foi definida no ano passado no treino classificatório, por isso será interessante ver se essa marca será reduzida ainda mais neste fim de semana. Haverá, também, uma ênfase nos testes, com os pneus de 2021 no FP2, que as equipes testaram na sexta-feira no Bahrein há quase duas semanas, quanto no teste pós-temporada, que acontecerá na terça-feira após o GP de Abu Dhabi. O teste de pneus de 2021 deve fornecer dados muito úteis e o pós-temporada deve permitir que os pilotos se familiarizem com os carros para 2021 que, esperamos, seja mais normal".
0 Comentários