Perez vence pela primeira vez na categoria, foi uma corrida dramática no começo e ele usou os três compostos durante a prova

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Sergio Perez conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 depois de 10 temporadas e no inédito GP de Sakhir, ele fez a primeira parada logo na primeira volta, passando do Red Soft para o Yellow Médio e completou a prova com o White Hard.
  • A Mercedes, que dominava a corrida, se atrapalhou na troca durante um período de safety car, chamou os dois pilotos para o pit e colocou os pneus errados no carro de George Russell, o inglês teve que parar logo depois para concertar o erro. Já Valtteri Bottas fez uma parada demorada e errada, na confusão, a Mercedes colocou de novo os pneus Hard para o stint final. E ainda teve mais Russell teve que voltar aos boxes pela quarta vez faltando nove voltas para o fim devido a um furo no pneu traseiro esquerdo.

  • Um safety car logo após a largada diminuiu o ritmo em um ponto crucial da corrida, o momento em que os tanques ainda estavam cheios de combustível. Isso alongou a janela de pit stop e favoreceu aqueles que estavam usando os pneus Soft. Perez, que se envolveu em um acidente na primeira volta, foi o único piloto a ir para os boxes durante o safety car inicial, já seu companheiro de equipe, Lance Stroll, foi o que mais rodou com os pneus Soft, 42 voltas.
  • A temperatura da pista era de 23º no início da corrida, com rajadas de vento que sopraram areia do deserto circundante para a pista, afetando a aderência.
  • Havia uma grande variedade de estratégias de uma, duas e três paradas. Esteban Ocon e Lance Stroll foram os únicos a parar apenas uma vez.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Uma terceira entrada do safety car na volta 62 colocou a corrida de cabeça, teve muita confusão no pitlane, e quem mais se atrapalhou foi a Mercedes, ela tinha a corrida dominada com primeiro e segundo lugares até aquele momento. As condições frias reduziram a degradação de todos os compostos, especialmente do C4 Soft, resultando em um primeiro stint longo e tornando possível fazer uma parada, principalmente aqueles que largaram com o Médio. No entanto, duas paradas foram muito eficazes para alguns pilotos, principalmente Sergio Perez, ele tinha apenas um conjunto de Médios e Hard novos disponíveis, acabou usando os três compostos e conquistou uma vitória espetacular, partindo do fundo do pelotão logo depois da primeira parada. Com a estratégia fortemente influenciada pelos safety cars, tivemos um fim de corrida espetacular faltando 20 voltas para o final, na pista com a volta mais rápida deste ano".