A Água Mineral Serra do Atlântico lança uma nova embalagem em lata, com 310 ml

Texto e fotos: Serra do Atlântico

Já disponível no mercado, ela marca mais um passo da fabricante paranaense na busca por sustentabilidade. Desde fevereiro, 90% da energia necessária para manter a linha de produção, instalada aos pés da Serra da Mar, em Morretes, vem da energia solar. “A Serra do Atlântico mantém uma procura constante por modelos mais sustentáveis de produção e de embalagens. Agora estamos avançando nesse sentido, aderindo à guerra contra o plástico”, conta um dos diretores, Christiano Loureiro. “O alumínio é 100% e infinitamente reciclável. Atualmente o Brasil é o líder mundial na reciclagem deste material”

As novas latas são produzidas pela Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, que já tem a expertise de fornecer latas para água tanto no Brasil quanto em outros mercados, como Estados Unidos e Europa. Além de ser a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, com uma taxa de reciclagem de cerca de 97,6%, a latinha possui diversas vantagens. Ela é inviolável, oferecendo maior segurança ao consumidor e permitindo a certeza da procedência da bebida, além de gelar mais rápido. Outro destaque é que, devido ao seu design, ela se destaca nas gôndolas dos supermercados. Por enquanto, a Serra do Atlântico continua com as outras embalagens de plástico de sua linha, mas a intenção é realizar uma alteração gradativa por alternativas totalmente recicláveis.
Dentro desta filosofia de trabalho sustentável, a empresa adotou ainda a energia solar para abastecer toda sua estrutura. Esta iniciativa também resultou numa maior economia nos custos fixos: a conta de luz teve uma queda de 70%. Em cinco anos, o investimento, na faixa de R$ 500 mil, já terá sido pago. A Serra do Atlântico é bem leve, com baixo teor de minerais, com propriedades levemente alcalinas. Estas características conquistaram a crítica internacional e também um público em expansão no Brasil. “Procuramos transportar a experiência de tomar uma água da fonte para onde o consumidor estiver”, conta Loureiro. “Acreditamos que as novas latinhas vão ser uma nova ferramenta para ampliar esta experiência”.