A maior fabricante de pneus de
competição inaugura no Brasil um novo módulo para pneus de corrida
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Pirelli
Já está na hora dos carros voltarem
para a pista, a Fórmula 1 já fez sua
pré-temporada e as categorias brasileiras começam a se preparar para um ano de
desafios e muita briga nos autódromos tupiniquins. Desta vez, quem usa os pneus
de competição da Pirelli ganhou um
presente muito especial: os compostos usados serão fabricados aqui mesmo.
Eu fui gentilmente convidado para conhecer o “Módulo Competições”, uma nova área de Motorsport na fábrica da Pirelli em Campinas, interior de São Paulo. A fabricante italiana gastou 1 milhão de Dólares para criar a nova área de produção de pneus de competição, ela vai atender toda a America Latina.
A Pirelli ganha rapidez no desenvolvimento de componentes específicos para as pistas da região, eles são testados e aprovados no único centro de pesquisa da AL, a fabricante também ganha agilidade na produção dos compostos para as medidas especificas de cada categoria, a unidade é a única a manufaturar pneus de competição no Brasil.
Perguntei para Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul se “o novo Módulo Competições está ligado de alguma forma com a unidade da Turquia onde são produzidos os pneus da Fórmula 1?”.
Segundo Alarcon “sim, não só com a Pirelli da Turquia como também com a Pirelli da Romênia, que também fabrica pneus de competição. Campinas será a terceira unidade no mundo com capacidade de produzir esses compostos, por isso existe troca de informações e tecnologia entre as três fábricas, isso só foi possível agora graças a implantação da Indústria 4.0 em nossas unidades fabris”.
O Módulo Competições da Pirelli emprega 13 funcionários especializados com formação específica que se revezam durante os três turnos de trabalho, a unidade tem capacidade de produção de 50 mil pneus por ano.
A linha de produtos Racing vai produzir pneus que vão do on-road ao off-road, slick e de chuva, pertencentes às famílias P Zero, Cinturato e Scorpion Rally. As categorias que utilizam os pneus produzidos no Módulo são: Rally dos Sertões, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil, Super TC 2000, Formula Renault 2.0 e Fiat Competizione na Argentina e CTCC e Toyota Yaris Cup na Costa Rica.
Nos seus 148 anos de idade e 91 de Brasil, a Pirelli acredita no país, continua investindo na região o R$ 1 bilhão (ou € 250 milhões) anunciados em 2018 que você pode lembrar AQUI e presenteia os brasileiros com o status de fabricante de pneus de competição, coisa de primeiro mundo.
Eu fui gentilmente convidado para conhecer o “Módulo Competições”, uma nova área de Motorsport na fábrica da Pirelli em Campinas, interior de São Paulo. A fabricante italiana gastou 1 milhão de Dólares para criar a nova área de produção de pneus de competição, ela vai atender toda a America Latina.
A Pirelli ganha rapidez no desenvolvimento de componentes específicos para as pistas da região, eles são testados e aprovados no único centro de pesquisa da AL, a fabricante também ganha agilidade na produção dos compostos para as medidas especificas de cada categoria, a unidade é a única a manufaturar pneus de competição no Brasil.
Perguntei para Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli para a América do Sul se “o novo Módulo Competições está ligado de alguma forma com a unidade da Turquia onde são produzidos os pneus da Fórmula 1?”.
Segundo Alarcon “sim, não só com a Pirelli da Turquia como também com a Pirelli da Romênia, que também fabrica pneus de competição. Campinas será a terceira unidade no mundo com capacidade de produzir esses compostos, por isso existe troca de informações e tecnologia entre as três fábricas, isso só foi possível agora graças a implantação da Indústria 4.0 em nossas unidades fabris”.
O Módulo Competições da Pirelli emprega 13 funcionários especializados com formação específica que se revezam durante os três turnos de trabalho, a unidade tem capacidade de produção de 50 mil pneus por ano.
A linha de produtos Racing vai produzir pneus que vão do on-road ao off-road, slick e de chuva, pertencentes às famílias P Zero, Cinturato e Scorpion Rally. As categorias que utilizam os pneus produzidos no Módulo são: Rally dos Sertões, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil, Super TC 2000, Formula Renault 2.0 e Fiat Competizione na Argentina e CTCC e Toyota Yaris Cup na Costa Rica.
Nos seus 148 anos de idade e 91 de Brasil, a Pirelli acredita no país, continua investindo na região o R$ 1 bilhão (ou € 250 milhões) anunciados em 2018 que você pode lembrar AQUI e presenteia os brasileiros com o status de fabricante de pneus de competição, coisa de primeiro mundo.
0 Comentários