O SUV de verdade, agora na versĂ£o
hĂbrida, começa a incomodar os concorrentes sem opĂ§Ă£o elĂ©trica
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Muito jĂ¡ se falou sobre o uso de
carros elĂ©tricos no Brasil, eles chegam, marcam territĂ³rio e atĂ© levam os mais
desavisados a criar leis esdrĂºxulas que tentam obrigar os consumidores a usar algo que precisa
mais estudo e infraestrutura, pautar apenas pela vontade Ă© no mĂnimo burrice. A America Latina Ă© um lugar onde
os carros hĂbridos farĂ£o mais sucesso que os elĂ©tricos, atĂ© porque nĂ£o temos
tanta energia e tomadas para carregar as baterias.
Com olhos sempre atentos ao mercado, a Toyota resolveu transformar seu SUV de maior sucesso no mundo no hĂbrido que jĂ¡ balança a concorrĂªncia. Durante uma semana eu pude desfrutar de toda a comodidade e tecnologia que o RAV4 SX Hybrid oferece para quem resolve encarar o futuro dos automĂ³veis de frente.
Houve uma mudança radical no desenho na 5ª geraĂ§Ă£o, seu design Ă© chamado "Cross Octagon", porque representa dois octĂ³gonos cruzados em 90 graus. O novo RAV4 SX Hybrid Ă© mais baixo, mais Ă¡gil e mais estĂ¡vel, a largura do carro e a distĂ¢ncia entre-eixos foram aumentadas, isso melhora o conforto a bordo, as rodas de liga leve de18 polegadas e o teto
solar panorĂ¢mico aumentam o padrĂ£o de beleza e acabamento.
Produzido nas fĂ¡bricas de Takaoka e Nagakusa no JapĂ£o, o RAV4 SX Hybrid traz um sistema mecĂ¢nico totalmente novo, combina baixo consumo de combustĂvel e excelente potĂªncia de acordo com o estilo de conduĂ§Ă£o. O sistema Ă© composto por quatro motores (um a gasolina + trĂªs elĂ©tricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potĂªncia total de 222 cv, o propulsor Ă© um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V e no sistema elĂ©trico os motores sĂ£o alimentados por uma bateria de nĂquel-hidreto metĂ¡lico II, com isso, a autonomia pode chegar a1.000 km
com um Ăºnico tanque de gasolina de 55 litros .
Ainda na parte mecĂ¢nica, o RAV4 SX Hybrid tem um novo tipo de transmissĂ£o automĂ¡tica HEV Transaxle de 7 velocidades, quatro modos de conduĂ§Ă£o (Normal, ECO, EV (100% elĂ©trico) e Sport), trocas de marcha no volante, e o novo sistema inteligente de traĂ§Ă£o 4X4 AWD, as rodas traseiras sĂ£o acionadas por um dos motores elĂ©tricos que estĂ¡ localizado no eixo traseiro, tambĂ©m incorpora a funĂ§Ă£o AUTO LSD, tem direĂ§Ă£o eletricamente assistida (EPS), freios a disco e suspensĂ£o independente.
Andando pela cidade, onde ele Ă© muito mais eficiente, o RAV4 SX Hybrid impõe respeito nas ruas e avenidas pelo tamanho e desempenho. Grande parte do percurso que eu utilizei em meus compromissos diĂ¡rios e sem medo de ser multado (em SĂ£o Paulo os carros hĂbridos estĂ£o livres do rodĂzio municipal), percorri usando os motores elĂ©tricos, o Ă combustĂ£o ligava apenas em algumas situações (subidas mais Ăngremes) ou quando a bateria precisava ser carregada. O consumo realmente espanta, por se tratar de um carro com dimensões generosas, pesado e ainda levando mais dois passageiros, fiz a mĂ©dia de 16,7 km/l, segundo dados do computador de bordo.
Com toda essa tecnologia de mobilidade, o RAV4 SX Hybrid nĂ£o deixou barato tambĂ©m o conforto e a segurança. O interior foi completamente renovado com modernos equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade, no painel a tela Ă© colorida de TFT7 polegadas e permite
ao motorista escolher um aspecto analĂ³gico ou digital, o volante possui comandos
de Ă¡udio, telefone, alerta de mudança de faixa e controle de velocidade cruzeiro adaptativo, controle de estabilidade (VSC), controle de traĂ§Ă£o (TRC), ABS
com EBD, frenagem de emergĂªncia (BA), arranque em subida (HAC), freio de
estacionamento elĂ©trico com funĂ§Ă£o de auto-hold e farĂ³is de neblina dianteiros
e traseiros.
Ele tem ar-condicionado integrado digital Dual Zone com sistema S-Flow, Sistema Smart Entry, Push Start Button, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas de580 litros
com sensor de movimento, sistema multimĂdia com tela de 7” , espelhamento Mirror Link e
DVD Player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rĂ¡dio AM/FM, Bluetooth e seis
alto-falantes, cĂ¢mera de rĂ©, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,
sistema de carregamento sem fio para smartphones, bancos ventilados, o do
motorista com regulagem elĂ©trica e memĂ³ria.
Na estrada o RAV4 SX Hybrid Ă© uma delĂcia, um automĂ³vel totalmente nas mĂ£os do condutor, seguro nas curvas e eficiente nas retas, tem um Cruise Control que economiza combustĂvel e fornece respostas muito rĂ¡pidas em situações de ultrapassagem. Com uma climatizaĂ§Ă£o perfeita e todo o barulho do mundo lĂ¡ fora, comprovei na rodovia Regis Bittencourt o desempenho surpreendente, na viagem atĂ© Miracatu, o consumo mĂ©dio, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 14,2 km/l.
O RAV4 SX Hybrid tem preço sugerido de R$ 195.990, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem sete cores para escolher, 3 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, vĂ¡rios acessĂ³rios originais e a certeza que vocĂª estĂ¡ comprando um SUV que tem o luxo de um sedĂ£, o consumo de carro popular e a agilidade de um fora de estrada, sem precisar ficar procurando uma tomada por aĂ.
Com olhos sempre atentos ao mercado, a Toyota resolveu transformar seu SUV de maior sucesso no mundo no hĂbrido que jĂ¡ balança a concorrĂªncia. Durante uma semana eu pude desfrutar de toda a comodidade e tecnologia que o RAV4 SX Hybrid oferece para quem resolve encarar o futuro dos automĂ³veis de frente.
Houve uma mudança radical no desenho na 5ª geraĂ§Ă£o, seu design Ă© chamado "Cross Octagon", porque representa dois octĂ³gonos cruzados em 90 graus. O novo RAV4 SX Hybrid Ă© mais baixo, mais Ă¡gil e mais estĂ¡vel, a largura do carro e a distĂ¢ncia entre-eixos foram aumentadas, isso melhora o conforto a bordo, as rodas de liga leve de
Produzido nas fĂ¡bricas de Takaoka e Nagakusa no JapĂ£o, o RAV4 SX Hybrid traz um sistema mecĂ¢nico totalmente novo, combina baixo consumo de combustĂvel e excelente potĂªncia de acordo com o estilo de conduĂ§Ă£o. O sistema Ă© composto por quatro motores (um a gasolina + trĂªs elĂ©tricos) que funcionam juntos, fornecendo uma potĂªncia total de 222 cv, o propulsor Ă© um 2.5L DOHC de 4 cilindros e 16V e no sistema elĂ©trico os motores sĂ£o alimentados por uma bateria de nĂquel-hidreto metĂ¡lico II, com isso, a autonomia pode chegar a
Ainda na parte mecĂ¢nica, o RAV4 SX Hybrid tem um novo tipo de transmissĂ£o automĂ¡tica HEV Transaxle de 7 velocidades, quatro modos de conduĂ§Ă£o (Normal, ECO, EV (100% elĂ©trico) e Sport), trocas de marcha no volante, e o novo sistema inteligente de traĂ§Ă£o 4X4 AWD, as rodas traseiras sĂ£o acionadas por um dos motores elĂ©tricos que estĂ¡ localizado no eixo traseiro, tambĂ©m incorpora a funĂ§Ă£o AUTO LSD, tem direĂ§Ă£o eletricamente assistida (EPS), freios a disco e suspensĂ£o independente.
Andando pela cidade, onde ele Ă© muito mais eficiente, o RAV4 SX Hybrid impõe respeito nas ruas e avenidas pelo tamanho e desempenho. Grande parte do percurso que eu utilizei em meus compromissos diĂ¡rios e sem medo de ser multado (em SĂ£o Paulo os carros hĂbridos estĂ£o livres do rodĂzio municipal), percorri usando os motores elĂ©tricos, o Ă combustĂ£o ligava apenas em algumas situações (subidas mais Ăngremes) ou quando a bateria precisava ser carregada. O consumo realmente espanta, por se tratar de um carro com dimensões generosas, pesado e ainda levando mais dois passageiros, fiz a mĂ©dia de 16,7 km/l, segundo dados do computador de bordo.
Com toda essa tecnologia de mobilidade, o RAV4 SX Hybrid nĂ£o deixou barato tambĂ©m o conforto e a segurança. O interior foi completamente renovado com modernos equipamentos de conforto, tecnologia e conectividade, no painel a tela Ă© colorida de TFT
Ele tem ar-condicionado integrado digital Dual Zone com sistema S-Flow, Sistema Smart Entry, Push Start Button, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas de
Na estrada o RAV4 SX Hybrid Ă© uma delĂcia, um automĂ³vel totalmente nas mĂ£os do condutor, seguro nas curvas e eficiente nas retas, tem um Cruise Control que economiza combustĂvel e fornece respostas muito rĂ¡pidas em situações de ultrapassagem. Com uma climatizaĂ§Ă£o perfeita e todo o barulho do mundo lĂ¡ fora, comprovei na rodovia Regis Bittencourt o desempenho surpreendente, na viagem atĂ© Miracatu, o consumo mĂ©dio, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 14,2 km/l.
O RAV4 SX Hybrid tem preço sugerido de R$ 195.990, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem sete cores para escolher, 3 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, vĂ¡rios acessĂ³rios originais e a certeza que vocĂª estĂ¡ comprando um SUV que tem o luxo de um sedĂ£, o consumo de carro popular e a agilidade de um fora de estrada, sem precisar ficar procurando uma tomada por aĂ.
Ficha TĂ©cnica
MotorizaĂ§Ă£o
|
Versões SX
Hybrid e S Hybrid
|
||
Motor
|
2.5L DOHC 4 Cilindros
, 16V (VVT-iE VVT-i)
|
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CombustĂvel
|
Gasolina
|
||
Motor
a
|
PotĂªncia (cv/rpm)
|
178CV @ 5700 rpm
|
|
Torque (kgf.m/rpm)
|
22.5 / 3.600
|
||
CombustĂ£o
|
|||
Cilindrada (cm3)
|
2487
|
||
DiĂ¢metro x curso do
pistĂ£o (mm)
|
87,5
X 103,4
|
||
Taxa de compressĂ£o
|
14,0 +- 0,3
|
||
Motor
|
THS II (Com 3 motores
elétricos)
|
||
Motor Elétrico
|
PotĂªncia (cv/rpm)
|
120
CV
|
|
Torque (kgf.m/rpm)
|
20,6
|
||
PotĂªncia
Combinada
|
222
CV
|
||
TransmissĂ£o
|
|||
Tipo/especificaĂ§Ă£o
|
HEV Transaxle (Com
TransmissĂ£o variĂ¡vel contĂnua)
|
||
SuspensĂ£o
|
|||
Dianteira
|
McPherson, com barras
estabilizadoras
|
||
(Com controle de
torque dinĂ¢mico- sistema AWD)
|
|||
Traseira
|
Wishbone, com barras
estabilizadoras
|
||
(Com controle de
torque dinĂ¢mico- sistema AWD)
|
|||
TraĂ§Ă£o
|
|||
Tipo
|
AWD com seletor de
terreno LSD
|
||
DireĂ§Ă£o
|
|||
Tipo
|
Eletroassistida
Progressiva (EPS)
|
||
Freios
|
|||
Dianteiros
|
Discos
ventilados com ABS, EBD e BAS
|
||
Traseiros
|
Discos
sĂ³lidos com ABS, EBD, BAS
|
||
Pneus e
Rodas
|
|||
Pneus
|
225 / 60 R18
|
||
Rodas
|
Liga Leve 18"
|
||
(estepe tipo
TemporĂ¡rio reforçado 165/80)
|
|||
Dimensões
e Capacidades
|
|||
Comprimento (mm)
|
4.600
|
||
Largura (sem os espelhos retrovisores
externos) (mm)
|
1.855
|
||
Altura (mm)
|
1.685
|
||
Entre-eixos (mm)
|
2.690
|
||
VĂ£o livre do solo (mm)
|
180
|
||
Capacidade do porta-
|
malas
(L)
|
580
|
|
Capacidade do tanque
|
(L)
|
55
|
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