Investimento milionário, tecnologia de ponta, produtos de qualidade superior, integração do homem e máquina colocam a fabricante no século XXI

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Pirelli

Desde sempre eles chegam em momentos chave da nossa vida, do longínquo 1880 quando começaram a desembarcar oficialmente em nossos portos até os dias de hoje, os italianos sempre trouxeram alguma coisa que faltava na nossa cultura, culinária, trabalho e até política. Foram eles os precursores do fim da escravidão que assolava o estado brasileiro, foram eles que trouxeram a tecnologia que pavimentou o caminho forte de nossa economia no campo, foram eles os responsáveis pelos maravilhosos pratos que aguçam nossos paladares e do vinho, que alimenta nosso corpo e nossa alma, são eles que nos aproximam do melhor que está por vir, sempre.


Os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de “oriundi”, herdamos nomes, trejeitos, sotaque, amor, paixão e o gosto pelo trabalho bem feito, uma mistura homogênea, um enorme pedaço da Itália no hemisfério sul. Agora eles começam a chegar novamente, com os ventos do progresso e as novidades que vão fazer parte do futuro tanto da Pirelli quanto das pessoas que trabalham ou usam seus produtos. Eu tive a honra de ser convidado e participar dessa nova etapa, meus queridos bisavós que vieram de Castelfranco Veneto devem estar felizes com as novidades que seus patrícios apresentaram, não em São Paulo onde escolheram viver, mas na Bahia, o local do nosso descobrimento.


Não foi um anúncio frio, por se tratar de italianos isso seria impossível, foi sim uma revelação quente das novas diretrizes da empresa, foram feitas com a luxuosa presença em vídeo conferência de Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo e CEO Mundial, lembrando que as raízes da empresa estão firmes na America Latina, na Argentina há 100 e no Brasil 90 anos e que a partir de agora e nos próximos 3 anos a região vai receber investimentos de R$ 1 bilhão (ou 250 milhões) e vai transformar a fábrica de Feira de Santana em modelo para o grupo.


O começo é a Transformação Digital, seguido do Smart Manufacturing (Fabricação Inteligente) com o uso do Big Data, uma verdadeira revolução em termos industriais e onde os investimentos serão destinados à constante modernização das instalações produtivas locais e para o desenvolvimento do High Value até o final de 2020, a adequação à nova produção local New Premium e o início do projeto de digitalização dos processos produtivos.


Segundo Paul Hembery, vice-presidente sênior da Pirelli para a América Latina, “A Pirelli inaugura uma nova fase na AL, com a introdução de novas tecnologias, processos e maquinário avançados, que permitirão a empresa atender à crescente demanda por produtos de alta tecnologia, que já estão no mercado. Graças à transformação digital das fabricas e foco nos produtos de alto de gama, a Pirelli poderá reforçar, ainda mais, a própria liderança no mercado da América Latina e do Brasil”.


Esse mundo de inovações é chamado pela Pirelli de Bahia 4.0, fazendo uma alusão a Indústria 4.0 que começa a tomar forma no mundo, parece complicado, mas na verdade é muito simples e traz muitos benefícios tanto para o homem quanto para a máquina. É mais ou menos assim, com o uso do banco de dados da produção a previsibilidade e mobilidade online permite que todos estejam conectados desde o fornecedor da matéria prima até o produto final, com as unidades fabris e as máquinas interligadas mundialmente, caso seja necessária a alteração de algum componente na fabricação de um tipo de pneu, essa “ordem” pode ser dada de qualquer lugar do planeta e todos serão atualizados imediatamente, não é louco isso? É um admirável mundo novo que sim, tem lugar para o homem.


Segundo Francesco Sala, vice-presidente sênior da área Industrial, “o mundo está mudando e acelerando, o que antes fazíamos em um dia hoje leva apenas um minuto, com todas as fábricas conectadas e monitoradas em tempo real, o treinamento e especialização dos funcionários é algo que vamos investir e incentivar, as formas de trabalho estão mudando, nós vamos formar pessoas e procurar talentos, afinal de contas, a indústria 4.0 é um percurso que não tem fim”.


Claro que a Pirelli Bahia 4.0 também vai ser um centro de desenvolvimento e tecnologia avançada do grupo, serão desenvolvidos e fabricados pneus Prestigie, New Premium, Specialties e Super Specialties em máquinas e equipamentos que foram desenvolvidos na própria empresa e que já estão em operação na unidade:
  • PTSM - Pirelli Twin Screw Mixing: máquina que permite a mistura dos ingredientes de forma mais eficiente, é o equipamento mais moderno da unidade, tem como base a fabricação de pneus de competições internacionais (Fórmula 1 e SuperBike) e para veículos de alta performance (Ferrari e Lamborghini);
  • Cortadeira: realiza o corte da cintura do pneu, por ser um fio de metal emborrachado demanda tecnologia especial, realiza controle em tempo real das condições de produção e se autorregula;
  • Confeccionadora: coração do processo produtivo, todos componentes são montados dentro desta máquina, compõe-se de sensores e câmeras que medem e regulam as operações da máquina;
  • Cockpit Capitano: inspirado no Pitwall de equipes da Fórmula 1 é uma estação de controle de toda a produção em tempo real, com monitoramento total de todas as fases do processo produtivo formando, um conjunto cuja função principal é gerenciar prioridades e aumentar a velocidade na tomada de decisões.


Acha que acabou? Sei molto in errore! Toda essa revolução tem um objetivo muito bem definido pela Pirelli, o consumidor. Antecipar as necessidades do mercado, gerenciar a complexidade do negócio, melhorar constantemente o nível dos próprios serviços e alcançar o consumidor final de modo eficaz fazem parte do plano que tem quatro programas fundamentais:
  • Programa de forecasting integrado, que usa a Ciência dos Dados para tornar a demanda mais previsível;
  • Programa de Smart Manufacturing e Fábrica Flexível, para responder de modo cada vez mais veloz e flexível aos pedidos dos consumidores, montadoras e redes comerciais;
  • Programa de Supply Chain, que busca aproximar cada vez mais o consumidor da marca também com serviços personalizados;
  • Programa Prestige, focado no consumidor final Prestige, são pneus projetados em parceria com as montadoras do segmento (Ferrari, Lamborghini, Maserati, Bentley, Bugatti, Rolls Royce, Porsche, Aston Martin, McLaren e Pagani).


São eles de novo, aquele povo valente que deixou as raízes para atravessar o oceano e começar a escrever uma nova história, que trouxe na bagagem suas origens e sua cultura para criar um mundo novo, que desbravou, plantou, colheu e ajudou a formar a nossa nação. Agora é a vez da Pirelli, com olhos no futuro e respeito ao passado que começa a transformar o nosso dia de hoje. Grazie per tutto.