O Pole Hamilton começa com pneus Médios, assim como outros quatro pilotos do top 10
Texto e fotos: Pirelli
Lewis Hamilton, conquistou a pole position com o pneu Soft Red em Abu Dhabi, quebrando o próprio recorde da sessão de classificação do ano passado. Hamilton terminou o Q2 com o pneu Médio Yellow, isso significa que este é o composto que ele vai começar a corrida amanhã.
Seu companheiro de equipe Valtteri Bottas, juntamente com os carros da Red Bull e a Ferrari de Charles Leclerc, também escolheram o Médio para definir seus melhores tempos no Q2. Hamilton recebeu o Pirelli Pole Position Award de uma pioneira na Arábia Saudita, Aseel Al-Hamad foi a primeira mulher de seu país a dirigir um carro de Fórmula 1 e ela também é membro da FIA Women in Motorsport Commission.
Possíveis estratégias de corrida
A estratégia ideal para o GP de Abu Dhabi de 55 voltas é a de uma parada, mas existem variações muito interessantes sobre o tema, já que a janela de pit stop é bastante ampla. Duas estratégias one-stop funcionam de maneira quase igual: Soft por 7 a 14 voltas, trocando para o Hard por 41 a 48 voltas. A alternativa é usar o Médio por 10 a 18 voltas e depois o Hard por 37 a 45 voltas.
Mais lenta é uma parada usando o Soft por 18 a 22 voltas, trocando para o Médio por 33 a 37 voltas. Essa opção exige um gerenciamento de ritmo muito maior para manter o Soft "vivo" e ter que ser rápido o tempo todo. Duas paradas é na teoria rápida, mas não será a tática preferida devido ao problema do tráfego em uma pista onde é difícil ultrapassar. Mas se alguém quiser tentar, a melhor maneira seria usar duas vezes o Soft por 7 a 10 voltas cada e trocar para o Hard para 35 a 41 voltas. Duas paradas usando qualquer combinação dos pneus disponíveis teoricamente resultaria em um tempo de corrida bastante semelhante, isso se as paradas forem feitas no momento certo.
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Com uma ampla janela de pit stop, amanhã será uma corrida tática e a estratégia já começou com a Ferrari de Sebastian Vettel adotando uma abordagem diferente dos outros optando pelo pneu Soft no Q2. Os pilotos com Médio devem ser capazes de fazer um primeiro stint mais longo, já aqueles com pneus Soft, que são maioria entre os 10 primeiros do grid, devem ser mais rápidos no início, em condições de corrida, a diferença de desempenho entre Médio e Soft é algo em torno de meio segundo por volta. Isso faz uma mistura de táticas interessante e a estratégia vai fazer a diferença”.
Jogos de pneus disponíveis para a corrida
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