Estratégia de uma e duas paradas no pódio de Abu Dhabi

Texto e fotos: Pirelli

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton venceu a corrida final da temporada com uma estratégia de Médio-Hard, a mesma usada por Max Verstappen, da Red Bull, que chegou em segundo. A Ferrari com Charles Leclerc, terceiro colocado, adotou uma estratégia diferente, parando duas vezes e colocando o composto Soft no final para aumentar a velocidade nas últimas voltas do GP, o plano de corrida teve Médio-Hard.


Pontos chave
  • Hamilton venceu de ponta a ponta, não perdeu a liderança nem no pit e não foi incomodado em nenhuma das 55 voltas, no entanto, houve uma briga apertada pelos dois outros lugares no pódio. O inglês completou um impressionante grand slam: pole, vitória e volta mais rápida.
  • A Ferrari optou por duas paradas nos dois carros, eles estavam com estratégias diferentes um do outro. Nos dois pits, os carros ficaram em fila no pit lane, ambos usaram os três compostos disponíveis - Hard, Médio e Soft - em ordem diferente.
  • O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, terminou em quarto lugar depois de começar em último devido a uma penalidade, ele fez uma primeira parte longa com o Médio antes de trocar para o Hard na parte final, quase deu certo, ele ficou a menos de um segundo do pódio.
  • O stint mais longo foi de Pierre Gasly, da Toro Rosso, que trocou o pneu Médio pelo Hard logo após um contato na primeira volta e fez a corrida toda com esse composto, foram 52 voltas, ele chegou duas voltas atrás do líder.
  • Um total de cinco estratégias diferentes de pit stop foram usadas no top 10.
  • O recorde de volta mais rápida da corrida finalmente foi quebrado, cortesia de Hamilton, que estabeleceu a volta mais rápida da prova com apenas duas voltas, o tempo anterior era de 2009.
Como cada composto se comportou

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Do ponto de vista dos pneus, com os três compostos mais macios da nossa gama, estamos satisfeitos com o desempenho geral. Vimos algumas passagens longas e baixa degradação, mas também muita variação tática e velocidade bruta, com o recorde da volta mais rápida que já durava dez anos sendo finalmente quebrada. Isso sublinha o constante aumento de desempenho que vimos na Fórmula 1 este ano, agora nosso foco se volta para os testes para 2020 aqui em Yas Marina. Na terça e na quarta-feira, todas as equipes experimentarão uma gama de pneus 2020, com a oportunidade de compará-los com os atuais pneus de 2019, também testaremos o pneu de 18 polegadas para 2021 no último de nossos testes particulares deste ano. Parabéns Hamilton e Mercedes, não apenas por esta vitória na corrida, mas também pela conquista dos dois campeonatos, de piloto e equipe”.

Stint por piloto