O coupé importado agora tem motor
turbo e apimenta a brincadeira com a concorrĂªncia, atĂ© o preço ajuda
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
LĂ¡ se vĂ£o quase trĂªs anos da
avaliaĂ§Ă£o que fiz com o irmĂ£o aspirado desse que Ă© um dos mais nervosos carros
que a Honda fabrica, vocĂª pode
lembrar AQUI
como foi essa aventura nas ruas e teve tambĂ©m vĂdeo na pista da Fazenda
Capuava, clique AQUI para rever.
Desta vez, ele chegou com a cara diferente e o coraĂ§Ă£o mais valente, ficou mais brava e o motor mais nervoso, sĂmbolo da evoluĂ§Ă£o dos tempos, o turbo compressor agora Ă© um item de economia, conforto e aumenta a esportividade de quem jĂ¡ nasceu para ter uma vida mais agitada que seus irmĂ£os de line-UP.
Ele ficou mais bonitĂ£o, o Civic Si Turbo tem uma nova dianteira mais agressiva, isso por causa da grade frontal preta e das largas tomadas de ar, farĂ³is full LED (exclusividade do modelo vendido aqui), rodas de liga leve de18 polegadas , pneus de
235 mm
mais largos e de perfil baixo e a traseira com aerofĂ³lio e barra de LED horizontal,
essas mudanças o deixaram em outro patamar, sĂ£o carros que seduzem pela
beleza e assustam pelo desempenho.
A parte mecĂ¢nica do Civic Si Turbo apresenta o motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeĂ§Ă£o direta, duplo comando de vĂ¡lvulas variĂ¡veis no cabeçote, ele tem potĂªncia de 208 cv e torque de 26,5 kgf.m e Ă© abastecido somente com gasolina, faz dueto com a transmissĂ£o manual de seis velocidades, complementam a orquestra direĂ§Ă£o elĂ©trica adaptativa, suspensĂ£o com acerto esportivo, amortecedores adaptativos, diferencial com deslizamento limitado e barras estabilizadoras mais rĂgidas.
Houve um aprimoramento na conduĂ§Ă£o com dois ajustes: No modo Conforto, os amortecedores operam de forma mais suave, a assistĂªncia da direĂ§Ă£o Ă© aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma conduĂ§Ă£o mais suave, jĂ¡ no modo Sport, os amortecedores trabalham com mais carga, o acelerador fica mais direto e a direĂ§Ă£o tem assistĂªncia reduzida.
O Civic Si Turbo nĂ£o Ă© um carro urbano, mesmo assim sua eficiĂªncia e seu comportamento nas ruas e avenidas da cidade Ă© muito bom, nĂ£o deixa nada a desejar, nem mesmo na economia de combustĂvel. Fiz meu roteiro semanal encarando engarrafamentos e velocidades muito baixas por SĂ£o Paulo, ele Ă© Ă¡gil e muito rĂ¡pido nas trocas de faixas, praticamente nĂ£o se troca de marcha, ele roda entre 30 km/l e 60 km/l (faixa da cidade) praticamente em 4ª marcha, foram raras Ă s vezes em que fiz uma reduĂ§Ă£o. Segundo dados do computador de bordo, o consumo ficou em Ă³timos 11,0 km/l, com duas pessoas a bordo e ar condicionado ligado.
O interior do Civic Si Turbo Ă© de muito bom gosto e praticidade, os bancos dianteiros esportivos vestem perfeitamente o motorista e passageiro, ele tem confortos como o freio de estacionamento eletrĂ´nico, ar condicionado digital de duas zonas, sensor de chuva e crepuscular, sistema multimĂdia de sete polegadas sensĂvel ao toque integrado ao Apple CarPlay e Android Auto e sistema de Ă¡udio de 450 watts, com 10 auto-falantes.
Um carro deste tipo Ă© ideal para se pegar uma estrada, daquelas mais modernas, que tenha generosas retas e velocidade mĂ¡xima de120
km/h , aĂ sim, dĂ¡ pra deixar muita gente para traz e
rodar com mais segurança. A opĂ§Ă£o foi almoçar em Indaiatuba no restaurante Kostela do JaponĂªs, que fica perto do CETH - Centro Educacional de TrĂ¢nsito Honda,
o mais importante e completo da America Latina.
A rodovia dos Bandeirantes Ă© a mais bem conservada e modernizada estrada que SĂ£o Paulo tem, seus pedĂ¡gios sĂ£o salgados, porĂ©m ela oferece serviços da melhor qualidade. Chegar atĂ© a 6ª marcha e lĂ¡ ficar durante toda a viagem nĂ£o foi nada difĂcil, na verdade sĂ³ troquei de marcha quando estava nas cabines de pedĂ¡gio, o range do conjunto mecĂ¢nico Ă© muito largo e nĂ£o Ă© necessĂ¡rio, nem em caso de ultrapassagem e subida, mexer na alavanca do cĂ¢mbio.
O Civic Si Turbo se comporta maravilhosamente bem, nada abala esse coupĂ© na estrada, mesmo quando ultrapassado por grandes caminhões, o jeito como o carro estĂ¡ “colado” no chĂ£o proporciona grande segurança mesmo com o deslocamento de ar provocado pela passagem dos pesados. A resposta do motor Ă© impressionante em qualquer velocidade, Ă© sĂ³ apertar o acelerador e toda a cavalaria parece acordar e querer sair correndo enlouquecidamente.
Claro que nĂ£o Ă© a dele ser um carro econĂ´mico, mas a eficiĂªncia energĂ©tica, o custo/benefĂcio, o vale quanto pesa Ă© muito bom, fiz a viagem atĂ© Indaiatuba rodando na maior parte do tempo em rodovia, o consumo com quatro pessoas a bordo, ar condicionado ligado e alguma bagagem foi, segundo dados do computador de bordo, de 13,6 km/l, tĂ¡ bom?
O Civic Si Turbo tem preço sugerido de R$ 164.900,00, Ă© oferecido no Brasil em versĂ£o Ăºnica, as opções de cores sĂ£o White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red, trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem, estĂ¡ disponĂvel para Test Drive nas concessionĂ¡rias da Honda e sim, desperta em vocĂª o desejo de um carro esportivo com roupa de gala, isso faz toda a diferença.
Desta vez, ele chegou com a cara diferente e o coraĂ§Ă£o mais valente, ficou mais brava e o motor mais nervoso, sĂmbolo da evoluĂ§Ă£o dos tempos, o turbo compressor agora Ă© um item de economia, conforto e aumenta a esportividade de quem jĂ¡ nasceu para ter uma vida mais agitada que seus irmĂ£os de line-UP.
Ele ficou mais bonitĂ£o, o Civic Si Turbo tem uma nova dianteira mais agressiva, isso por causa da grade frontal preta e das largas tomadas de ar, farĂ³is full LED (exclusividade do modelo vendido aqui), rodas de liga leve de
A parte mecĂ¢nica do Civic Si Turbo apresenta o motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeĂ§Ă£o direta, duplo comando de vĂ¡lvulas variĂ¡veis no cabeçote, ele tem potĂªncia de 208 cv e torque de 26,5 kgf.m e Ă© abastecido somente com gasolina, faz dueto com a transmissĂ£o manual de seis velocidades, complementam a orquestra direĂ§Ă£o elĂ©trica adaptativa, suspensĂ£o com acerto esportivo, amortecedores adaptativos, diferencial com deslizamento limitado e barras estabilizadoras mais rĂgidas.
Houve um aprimoramento na conduĂ§Ă£o com dois ajustes: No modo Conforto, os amortecedores operam de forma mais suave, a assistĂªncia da direĂ§Ă£o Ă© aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma conduĂ§Ă£o mais suave, jĂ¡ no modo Sport, os amortecedores trabalham com mais carga, o acelerador fica mais direto e a direĂ§Ă£o tem assistĂªncia reduzida.
O Civic Si Turbo nĂ£o Ă© um carro urbano, mesmo assim sua eficiĂªncia e seu comportamento nas ruas e avenidas da cidade Ă© muito bom, nĂ£o deixa nada a desejar, nem mesmo na economia de combustĂvel. Fiz meu roteiro semanal encarando engarrafamentos e velocidades muito baixas por SĂ£o Paulo, ele Ă© Ă¡gil e muito rĂ¡pido nas trocas de faixas, praticamente nĂ£o se troca de marcha, ele roda entre 30 km/l e 60 km/l (faixa da cidade) praticamente em 4ª marcha, foram raras Ă s vezes em que fiz uma reduĂ§Ă£o. Segundo dados do computador de bordo, o consumo ficou em Ă³timos 11,0 km/l, com duas pessoas a bordo e ar condicionado ligado.
O interior do Civic Si Turbo Ă© de muito bom gosto e praticidade, os bancos dianteiros esportivos vestem perfeitamente o motorista e passageiro, ele tem confortos como o freio de estacionamento eletrĂ´nico, ar condicionado digital de duas zonas, sensor de chuva e crepuscular, sistema multimĂdia de sete polegadas sensĂvel ao toque integrado ao Apple CarPlay e Android Auto e sistema de Ă¡udio de 450 watts, com 10 auto-falantes.
Um carro deste tipo Ă© ideal para se pegar uma estrada, daquelas mais modernas, que tenha generosas retas e velocidade mĂ¡xima de
A rodovia dos Bandeirantes Ă© a mais bem conservada e modernizada estrada que SĂ£o Paulo tem, seus pedĂ¡gios sĂ£o salgados, porĂ©m ela oferece serviços da melhor qualidade. Chegar atĂ© a 6ª marcha e lĂ¡ ficar durante toda a viagem nĂ£o foi nada difĂcil, na verdade sĂ³ troquei de marcha quando estava nas cabines de pedĂ¡gio, o range do conjunto mecĂ¢nico Ă© muito largo e nĂ£o Ă© necessĂ¡rio, nem em caso de ultrapassagem e subida, mexer na alavanca do cĂ¢mbio.
O Civic Si Turbo se comporta maravilhosamente bem, nada abala esse coupĂ© na estrada, mesmo quando ultrapassado por grandes caminhões, o jeito como o carro estĂ¡ “colado” no chĂ£o proporciona grande segurança mesmo com o deslocamento de ar provocado pela passagem dos pesados. A resposta do motor Ă© impressionante em qualquer velocidade, Ă© sĂ³ apertar o acelerador e toda a cavalaria parece acordar e querer sair correndo enlouquecidamente.
Claro que nĂ£o Ă© a dele ser um carro econĂ´mico, mas a eficiĂªncia energĂ©tica, o custo/benefĂcio, o vale quanto pesa Ă© muito bom, fiz a viagem atĂ© Indaiatuba rodando na maior parte do tempo em rodovia, o consumo com quatro pessoas a bordo, ar condicionado ligado e alguma bagagem foi, segundo dados do computador de bordo, de 13,6 km/l, tĂ¡ bom?
O Civic Si Turbo tem preço sugerido de R$ 164.900,00, Ă© oferecido no Brasil em versĂ£o Ăºnica, as opções de cores sĂ£o White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red, trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem, estĂ¡ disponĂvel para Test Drive nas concessionĂ¡rias da Honda e sim, desperta em vocĂª o desejo de um carro esportivo com roupa de gala, isso faz toda a diferença.
Ficha TĂ©cnica
MOTOR
|
1.5L
DOHC Turbo
|
||
CombustĂvel
|
Gasolina
|
||
Cilindrada (cm³)
|
1.498
|
||
DiĂ¢metro dos cilindros x curso dos pistões (mm)
|
73 x 89,5
|
||
Nº de cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por
cilindro
|
4 / EM LINHA / 4
|
||
PosiĂ§Ă£o
|
TRANSVERSAL
|
||
PotĂªncia mĂ¡xima - cv / rpm
|
208/5700
|
||
Torque mĂ¡ximo - kgfm / rpm
|
26.5/2100 ~ 5000
|
||
Taxa de compressĂ£o
|
10,3 : 1
|
||
FormaĂ§Ă£o de mistura
|
InjeĂ§Ă£o direta
|
||
TRANSMISSĂƒO
|
|||
CĂ¢mbio
|
MANUAL 6 MARCHAS
- COM LSD
|
||
Embreagem
|
DISCO SECO
|
||
Rodas motrizes
|
DIANTEIRA
|
||
Relações de marchas
|
1ª
|
3,642
|
|
2ª
|
2,08
|
||
3ª
|
1,361
|
||
4ª
|
1,023
|
||
5ª
|
0,829
|
||
6ª
|
0,686
|
||
RĂ©
|
3,673
|
||
Dif
|
4,105
|
||
SUSPENSĂƒO
|
|||
Dianteira
|
Independente tipo MacPherson com
amortecedores adaptativos
|
||
Traseira
|
Independente do tipo multibraços
com amortecedores adaptativos
|
||
DIREĂ‡ĂƒO
|
|||
Tipo
|
ElĂ©trica com pinhĂ£o duplo e
relaĂ§Ă£o variĂ¡vel
|
||
DiĂ¢metro de giro do veĂculo (m)
|
5,5
|
||
Voltas no volante (batente a batente)
|
2,2
|
||
FREIOS
|
|||
Dianteiros
|
Disco ventilado
|
||
Traseiros
|
Disco sĂ³lido
|
||
RODAS E PNEUS
|
|||
Liga leve 18 x 8
|
|||
Pneus 235/40 R18
|
|||
DIMENSĂ•ES EXTERNAS
(mm)
|
|||
Comprimento
|
4.522
|
||
Largura
|
1.799
|
||
Altura (teto)
|
1.421
|
||
DistĂ¢ncia entre eixos
|
2.700
|
||
Bitola dianteira/traseiro
|
1533 / 1547
|
||
DIMENSĂ•ES INTERNAS
(mm)
|
|||
NĂºmero ocupantes
|
5
|
||
Head Room (frente / tras.)
|
928/876
|
||
Leg Room (frente / tras.)
|
1074/912
|
||
Shoulder Room (frente / tras.)
|
1446/1336
|
||
CAPACIDADES (litros)
|
|||
Porta malas (litros)
|
334
|
||
Tanque de combustĂvel (litros)
|
46,9
|
||
PESOS (kg)
|
|||
Em ordem de marcha
|
1.321
|
||
Peso mĂ¡ximo permitido
|
1.740
|
||
MANUTENĂ‡ĂƒO
|
|||
Revisões, km/tempo
|
Indicador de
qualidade do Ă³leo / 12 meses
|
||
Troca de Ă³leo do motor, km/tempo
|
|||
trĂªs
anos sem limite de quilometragem
|
|||
Garantia
|
|||
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