O coupĂ© importado agora tem motor turbo e apimenta a brincadeira com a concorrĂªncia, atĂ© o preço ajuda

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

LĂ¡ se vĂ£o quase trĂªs anos da avaliaĂ§Ă£o que fiz com o irmĂ£o aspirado desse que Ă© um dos mais nervosos carros que a Honda fabrica, vocĂª pode lembrar AQUI como foi essa aventura nas ruas e teve tambĂ©m vĂ­deo na pista da Fazenda Capuava, clique AQUI para rever.


Desta vez, ele chegou com a cara diferente e o coraĂ§Ă£o mais valente, ficou mais brava e o motor mais nervoso, sĂ­mbolo da evoluĂ§Ă£o dos tempos, o turbo compressor agora Ă© um item de economia, conforto e aumenta a esportividade de quem jĂ¡ nasceu para ter uma vida mais agitada que seus irmĂ£os de line-UP.


Ele ficou mais bonitĂ£o, o Civic Si Turbo tem uma nova dianteira mais agressiva, isso por causa da grade frontal preta e das largas tomadas de ar, farĂ³is full LED (exclusividade do modelo vendido aqui), rodas de liga leve de 18 polegadas, pneus de 235 mm mais largos e de perfil baixo e a traseira com aerofĂ³lio e barra de LED horizontal, essas mudanças o deixaram em outro patamar, sĂ£o carros que seduzem pela beleza e assustam pelo desempenho.


A parte mecĂ¢nica do Civic Si Turbo apresenta o motor 1.5 turbo de alta performance e torque, com injeĂ§Ă£o direta, duplo comando de vĂ¡lvulas variĂ¡veis no cabeçote, ele tem potĂªncia de 208 cv e torque de 26,5 kgf.m e Ă© abastecido somente com gasolina, faz dueto com a transmissĂ£o manual de seis velocidades, complementam a orquestra direĂ§Ă£o elĂ©trica adaptativa, suspensĂ£o com acerto esportivo, amortecedores adaptativos, diferencial com deslizamento limitado e barras estabilizadoras mais rĂ­gidas.


Houve um aprimoramento na conduĂ§Ă£o com dois ajustes: No modo Conforto, os amortecedores operam de forma mais suave, a assistĂªncia da direĂ§Ă£o Ă© aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma conduĂ§Ă£o mais suave, jĂ¡ no modo Sport, os amortecedores trabalham com mais carga, o acelerador fica mais direto e a direĂ§Ă£o tem assistĂªncia reduzida.


O Civic Si Turbo nĂ£o Ă© um carro urbano, mesmo assim sua eficiĂªncia e seu comportamento nas ruas e avenidas da cidade Ă© muito bom, nĂ£o deixa nada a desejar, nem mesmo na economia de combustĂ­vel. Fiz meu roteiro semanal encarando engarrafamentos e velocidades muito baixas por SĂ£o Paulo, ele Ă© Ă¡gil e muito rĂ¡pido nas trocas de faixas, praticamente nĂ£o se troca de marcha, ele roda entre 30 km/l e 60 km/l (faixa da cidade) praticamente em 4ª marcha, foram raras Ă s vezes em que fiz uma reduĂ§Ă£o. Segundo dados do computador de bordo, o consumo ficou em Ă³timos 11,0 km/l, com duas pessoas a bordo e ar condicionado ligado.


O interior do Civic Si Turbo Ă© de muito bom gosto e praticidade, os bancos dianteiros esportivos vestem perfeitamente o motorista e passageiro, ele tem confortos como o freio de estacionamento eletrĂ´nico, ar condicionado digital de duas zonas, sensor de chuva e crepuscular, sistema multimĂ­dia de sete polegadas sensĂ­vel ao toque integrado ao Apple CarPlay e Android Auto e sistema de Ă¡udio de 450 watts, com 10 auto-falantes.


Um carro deste tipo Ă© ideal para se pegar uma estrada, daquelas mais modernas, que tenha generosas retas e velocidade mĂ¡xima de 120 km/h, aĂ­ sim, dĂ¡ pra deixar muita gente para traz e rodar com mais segurança. A opĂ§Ă£o foi almoçar em Indaiatuba no restaurante Kostela do JaponĂªs, que fica perto do CETH - Centro Educacional de TrĂ¢nsito Honda, o mais importante e completo da America Latina.


A rodovia dos Bandeirantes Ă© a mais bem conservada e modernizada estrada que SĂ£o Paulo tem, seus pedĂ¡gios sĂ£o salgados, porĂ©m ela oferece serviços da melhor qualidade. Chegar atĂ© a 6ª marcha e lĂ¡ ficar durante toda a viagem nĂ£o foi nada difĂ­cil, na verdade sĂ³ troquei de marcha quando estava nas cabines de pedĂ¡gio, o range do conjunto mecĂ¢nico Ă© muito largo e nĂ£o Ă© necessĂ¡rio, nem em caso de ultrapassagem e subida, mexer na alavanca do cĂ¢mbio.


O Civic Si Turbo se comporta maravilhosamente bem, nada abala esse coupĂ© na estrada, mesmo quando ultrapassado por grandes caminhões, o jeito como o carro estĂ¡ “colado” no chĂ£o proporciona grande segurança mesmo com o deslocamento de ar provocado pela passagem dos pesados. A resposta do motor Ă© impressionante em qualquer velocidade, Ă© sĂ³ apertar o acelerador e toda a cavalaria parece acordar e querer sair correndo enlouquecidamente.


Claro que nĂ£o Ă© a dele ser um carro econĂ´mico, mas a eficiĂªncia energĂ©tica, o custo/benefĂ­cio, o vale quanto pesa Ă© muito bom, fiz a viagem atĂ© Indaiatuba rodando na maior parte do tempo em rodovia, o consumo com quatro pessoas a bordo, ar condicionado ligado e alguma bagagem foi, segundo dados do computador de bordo, de 13,6 km/l, tĂ¡ bom?


O Civic Si Turbo tem preço sugerido de R$ 164.900,00, Ă© oferecido no Brasil em versĂ£o Ăºnica, as opções de cores sĂ£o White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red, trĂªs anos de garantia sem limite de quilometragem, estĂ¡ disponĂ­vel para Test Drive nas concessionĂ¡rias da Honda e sim, desperta em vocĂª o desejo de um carro esportivo com roupa de gala, isso faz toda a diferença.


Ficha TĂ©cnica
MOTOR

1.5L DOHC Turbo

CombustĂ­vel

Gasolina

Cilindrada (cm³)

1.498

DiĂ¢metro dos cilindros x curso dos pistões (mm)

73 x 89,5

Nº de cilindros / disposiĂ§Ă£o / vĂ¡lvulas por cilindro

4 / EM LINHA / 4

PosiĂ§Ă£o

TRANSVERSAL

PotĂªncia mĂ¡xima - cv / rpm

208/5700

Torque mĂ¡ximo - kgfm / rpm

26.5/2100 ~ 5000

Taxa de compressĂ£o

10,3 : 1

FormaĂ§Ă£o de mistura

InjeĂ§Ă£o direta

TRANSMISSĂƒO



CĂ¢mbio

MANUAL 6 MARCHAS - COM LSD

Embreagem

DISCO SECO

Rodas motrizes

DIANTEIRA

Relações de marchas
1ª
3,642


2ª
2,08


3ª
1,361


4ª
1,023


5ª
0,829


6ª
0,686


RĂ©
3,673


Dif
4,105





SUSPENSĂƒO



Dianteira

Independente tipo MacPherson com amortecedores adaptativos

Traseira

Independente do tipo multibraços com amortecedores adaptativos

DIREĂ‡ĂƒO



Tipo

ElĂ©trica com pinhĂ£o duplo e relaĂ§Ă£o variĂ¡vel

DiĂ¢metro de giro do veĂ­culo (m)

5,5

Voltas no volante (batente a batente)

2,2

FREIOS



Dianteiros

Disco ventilado 312 mm

Traseiros

Disco sĂ³lido 282 mm

RODAS E PNEUS





Liga leve 18 x 8



Pneus 235/40 R18

DIMENSĂ•ES EXTERNAS (mm)



Comprimento

4.522

Largura

1.799

Altura (teto)

1.421

DistĂ¢ncia entre eixos

2.700

Bitola dianteira/traseiro

1533 / 1547

DIMENSĂ•ES INTERNAS (mm)



NĂºmero ocupantes

5

Head Room (frente / tras.)

928/876

Leg Room (frente / tras.)

1074/912

Shoulder Room (frente / tras.)

1446/1336

CAPACIDADES (litros)



Porta malas (litros)

334

Tanque de combustĂ­vel (litros)

46,9

PESOS (kg)



Em ordem de marcha

1.321

Peso mĂ¡ximo permitido

1.740

MANUTENĂ‡ĂƒO



Revisões, km/tempo

Indicador de qualidade do Ă³leo / 12 meses

Troca de Ă³leo do motor, km/tempo






trĂªs anos sem limite de quilometragem

Garantia