Um coupé muito nervoso e
divertido de dirigir, pena que não temos estradas para ele
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Tem carros que são assim, fazem
você se sentir como se fosse um maestro comandando uma sinfônica das mais
conceituadas do mundo, todos os músicos e todos os tons estão na mesma
sincronia, no mesmo patamar de qualidade e de entrega, tudo funciona
perfeitamente e traz aquela sensação de se estar no comando de algo muito
poderoso, os carros coupé têm essa mágica que nos transforma em algo além.
Eu já havia testado o modelo na
época do seu lançamento só que na pista, relembre aqui
em texto e aqui
em vídeo como foi o contato com a fera na Fazenda
Capuava, mas andar, ou melhor, desfilar com ele pelas ruas, avenidas e
rodovias brasileiras eu não havia conseguido. Agora sim, no tempo certo ele
chegou para ficar uma semana sendo testado em várias situações, incluindo uma
curta viagem à Atibaia, interior de São Paulo.
Vale lembrar que ele tem um
monstro debaixo do capô, o motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC atinge a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de
23,9 kgf.m a 4.400 rpm, suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira
Multi-Link, pneus 225/40R18 e câmbio manual de seis velocidades, diferencial
com deslizamento limitado e controle da estabilidade. O Honda Civic Si é uma obra prima da engenharia japonesa quando se
fala em performance dentro e fora das pistas, um carro de rua dos mais bravos
fabricados atualmente.
Utilizando o modelo na cidade
pude notar que, além de chamar muito a atenção por onde passa, não dá pistas do
que é capaz. Claro que seu desenho mais esportivo coloca uma dúvida na cabeça
de quem vê e uma certeza para quem dirige: quando acordar a cavalaria, a coisa
vai ficar complicada. Em condições normais de uso é um carro muito confortável
apesar de ter bancos esportivos e o interior em formato de cockpit, não tem
aquela coisa de cansar o motorista no trânsito pesado, mesmo como o câmbio
manual, a elasticidade do motor permite poucas trocas de marcha mesmo em
velocidades baixas.
A traseira alta poderia ser um
problema na hora das manobras, mas o auxilio que os espelhos, sensores e câmera
de ré proporcionam viram quase uma brincadeira quando se quer estacionar. Mesmo
em vagas apertadas, a manobra é sempre perfeita mesmo para os menos experientes
motoristas. Outra coisa que chama muito a atenção é o consumo de combustível,
apesar de ser apenas abastecido com gasolina, o carro é muito econômico para o
tamanho do motor, cheguei a fazer na cidade, com ar condicionado ligado e em
velocidades baixas no meio de engarrafamentos, 9,4 km/l, segundo dados do
computador de bordo, uma marca excelente para tanta potência.
Na estrada a idéia não é mostrar
o quanto o carro anda, isso eu testei na pista, sua eficiência e economia eram
o ponto principal de avaliação do Honda
Civic Si. Procurei andar no modo mais econômico e sempre monitorando o
mostrador verde do velocímetro. Quem procura um modelo como esse geralmente não
se preocupa muito com o consumo e mais com o desempenho, mas, e sempre existe
um mas, não vivemos em um país que tem rodovias com velocidades ilimitadas nem
mesmo uma pavimentação adequada para carros desse nível, portanto, ser
eficiente é tão ou mais importante que ser rápido.
Ele impressiona na elasticidade
do motor, poucas vezes eu tive que fazer uma redução para a 5ª marcha mesmo em
trechos de subidas ou ultrapassagens, ele não reclama em andar a 80 km/h ou ter que subir
para 120 km/h
na mesma tocada, vai sem susto e sem medo de ser feliz. Nas curvas das estradas
mais modernas ele praticamente não sente nada, já nas mais antigas, com ângulos
projetados inicialmente para carroças, dá para sentir toda a estabilidade e o
acionamento dos vários sistemas de correção de rota que o carro tem.
É um carro espetacular, em
qualquer condição de direção ou mesmo quando se tem um pouco mais de pressa em
chegar ao destino, a eficiência que eu procurei em trechos de rodovia foi
gratificante, ele fez a ótima marca de 13,5 km/l nas mais variadas velocidades
encontradas na rodovia Fernão Dias e deixou aquela amarga sensação de ter que
devolver o Honda Civic Si depois do
teste, esse certamente foi o problema que encontrei no modelo.
Com preço sugerido de R$ 132.000,
3 anos de garantia sem limite de quilometragem, assistência 24 horas, 4 cores
externas, o Honda Civic Si está
disponível em algumas concessionárias da marca para fazer um test drive com a
mensagem “procura-se piloto”,
portanto leve seu macacão, capacete e alguns amigos para tirá-lo do carro
depois.
Ficha Técnica
Honda
Civic Si - SPECS
|
Cupê
|
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FICHA TÉCNICA
|
Motor
(2.354 cm³)
|
2.4l DOHC i-VTEC
|
Potência
- gasolina/(cv x rpm)
|
206
x 7.000
|
|
Torque
- gasolina/(kgf.m x rpm)
|
23.9/4.400
|
|
Tração
|
Dianteira
|
|
Transmissão
|
manual de 6 velocidades
|
|
Pneus
|
225/40
R18
|
|
Estepe
temporário
|
T135/80
D16
|
|
Rodas
liga leve diamantadas (pol)
|
aro
18'
|
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Direção
com assistência elétrica progressiva (MA-EPS)
|
o
|
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Suspensão
dianteira
|
McPherson
|
|
Suspensão
traseira
|
Multi-link
|
|
DIMENSÕES
|
Distância
entre eixos (mm)
|
2.620
|
Comprimento
(mm)
|
4.550
|
|
Altura
(mm)
|
1.415
|
|
Largura
(mm)
|
1.755
|
|
Massa
em ordem de marcha (kg) MT
|
1359
|
|
Peso
Bruto Total (kg) MT
|
1780
|
|
Capacidade
do tanque de gasolina (l)
|
50
|
|
Volume
do porta-malas (l)
|
330
|
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EXTERIOR
|
Abertura
do bocal de abastecimento com alavanca interna
|
o
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Brake
light
|
o
|
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Câmera
de ré
|
Multivisão
3 ângulos
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Farol
de neblina
|
o
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Grade
frontal
|
preta
brilhante
|
|
Maçanetas
externas
|
na cor do veículo
|
|
Retrovisores
elétricos na cor do veículo
|
o
|
|
Teto
Solar
|
o
|
|
INTERIOR
|
Acabamento
do volante e transmissão em couro*
|
o
|
Alto-falante
|
4
alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
|
|
Ar-condicionado
|
digital
|
|
Áudio
com visor LCD de 7 polegadas (CD/AM-FM/USB/bluetooth com comando HFT no
volante)
|
o
|
|
Banco
do motorista com regulagem de altura
|
o
|
|
Bancos
traseiros reclináveis, bipartidos (60/40)
|
o
|
|
Chave
com controle de abertura/fechamento das portas, porta-malas e alarme
|
o
|
|
Coluna
de direção ajustável em altura e profundidade
|
o
|
|
Console
central com porta-copos
|
o
|
|
Descansa-braço
dianteiro com compartimento
|
o
|
|
Desembaçador
do vidro traseiro
|
o
|
|
Detalhes
nas portas e maçanetas internas
|
prata
fosco
|
|
Encosto
de cabeça para todos os ocupantes
|
o
|
|
Iluminação
interna dianteira individual
|
o
|
|
Limpador
de pára-brisa com intermitente e variável
|
o
|
|
Painel
com computador de bordo multifunções
|
o
|
|
Para-sóis
com espelho de vaidade para motorista e passageiro
|
o
|
|
Piloto
automático (cruise control)
|
o
|
|
Porta-malas
com iluminação interna
|
o
|
|
Porta-objetos
nas portas dianteiras
|
o
|
|
Porta-revistas
atrás do banco dianteiro do passageiro
|
o
|
|
Revestimento
dos bancos
|
tecido
exclusivo Si
|
|
Tomada
12 volts
|
o
|
|
Vidro
do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
|
o
|
|
Vidros
elétricos
|
o
|
|
Volante
com ajustes do sistema de som
|
O
|
|
SEGURANÇA
|
Alarme
|
o
|
Airbag
frontal para motorista e passageiro
|
o
|
|
Airbag
lateral para motorista e passageiro
|
o
|
|
Airbag
lateral de cortina para motorista e passageiro
|
o
|
|
Aviso
sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
|
o
|
|
Barras
de proteção lateral
|
o
|
|
Chave
com controle de travas das portas
|
o
|
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Cintos
de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura
|
o
|
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Cintos
de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
|
o
|
|
Freios
a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake
Distribution)
|
o
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Limit
Slip Differential (melhor tração em curvas em alta velocidade)
|
o
|
|
Sistema
Immobilizer
|
o
|
|
Travas
elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
|
o
|
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CORES
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Orange Fire Pearl, Rallye Red, Crystal Black
Pearl, Taffeta White
|
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Legenda:
o (série); - (não disponível)
|
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