Um coupé muito nervoso e divertido de dirigir, pena que não temos estradas para ele

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Tem carros que são assim, fazem você se sentir como se fosse um maestro comandando uma sinfônica das mais conceituadas do mundo, todos os músicos e todos os tons estão na mesma sincronia, no mesmo patamar de qualidade e de entrega, tudo funciona perfeitamente e traz aquela sensação de se estar no comando de algo muito poderoso, os carros coupé têm essa mágica que nos transforma em algo além.


Eu já havia testado o modelo na época do seu lançamento só que na pista, relembre aqui em texto e aqui em vídeo como foi o contato com a fera na Fazenda Capuava, mas andar, ou melhor, desfilar com ele pelas ruas, avenidas e rodovias brasileiras eu não havia conseguido. Agora sim, no tempo certo ele chegou para ficar uma semana sendo testado em várias situações, incluindo uma curta viagem à Atibaia, interior de São Paulo.


Vale lembrar que ele tem um monstro debaixo do capô, o motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC atinge a potência de 206 cv a 7.000 rpm e o torque de 23,9 kgf.m a 4.400 rpm, suspensão dianteira do tipo MacPherson e a traseira Multi-Link, pneus 225/40R18 e câmbio manual de seis velocidades, diferencial com deslizamento limitado e controle da estabilidade. O Honda Civic Si é uma obra prima da engenharia japonesa quando se fala em performance dentro e fora das pistas, um carro de rua dos mais bravos fabricados atualmente.
Utilizando o modelo na cidade pude notar que, além de chamar muito a atenção por onde passa, não dá pistas do que é capaz. Claro que seu desenho mais esportivo coloca uma dúvida na cabeça de quem vê e uma certeza para quem dirige: quando acordar a cavalaria, a coisa vai ficar complicada. Em condições normais de uso é um carro muito confortável apesar de ter bancos esportivos e o interior em formato de cockpit, não tem aquela coisa de cansar o motorista no trânsito pesado, mesmo como o câmbio manual, a elasticidade do motor permite poucas trocas de marcha mesmo em velocidades baixas.


A traseira alta poderia ser um problema na hora das manobras, mas o auxilio que os espelhos, sensores e câmera de ré proporcionam viram quase uma brincadeira quando se quer estacionar. Mesmo em vagas apertadas, a manobra é sempre perfeita mesmo para os menos experientes motoristas. Outra coisa que chama muito a atenção é o consumo de combustível, apesar de ser apenas abastecido com gasolina, o carro é muito econômico para o tamanho do motor, cheguei a fazer na cidade, com ar condicionado ligado e em velocidades baixas no meio de engarrafamentos, 9,4 km/l, segundo dados do computador de bordo, uma marca excelente para tanta potência.


Na estrada a idéia não é mostrar o quanto o carro anda, isso eu testei na pista, sua eficiência e economia eram o ponto principal de avaliação do Honda Civic Si. Procurei andar no modo mais econômico e sempre monitorando o mostrador verde do velocímetro. Quem procura um modelo como esse geralmente não se preocupa muito com o consumo e mais com o desempenho, mas, e sempre existe um mas, não vivemos em um país que tem rodovias com velocidades ilimitadas nem mesmo uma pavimentação adequada para carros desse nível, portanto, ser eficiente é tão ou mais importante que ser rápido.
Ele impressiona na elasticidade do motor, poucas vezes eu tive que fazer uma redução para a 5ª marcha mesmo em trechos de subidas ou ultrapassagens, ele não reclama em andar a 80 km/h ou ter que subir para 120 km/h na mesma tocada, vai sem susto e sem medo de ser feliz. Nas curvas das estradas mais modernas ele praticamente não sente nada, já nas mais antigas, com ângulos projetados inicialmente para carroças, dá para sentir toda a estabilidade e o acionamento dos vários sistemas de correção de rota que o carro tem.


É um carro espetacular, em qualquer condição de direção ou mesmo quando se tem um pouco mais de pressa em chegar ao destino, a eficiência que eu procurei em trechos de rodovia foi gratificante, ele fez a ótima marca de 13,5 km/l nas mais variadas velocidades encontradas na rodovia Fernão Dias e deixou aquela amarga sensação de ter que devolver o Honda Civic Si depois do teste, esse certamente foi o problema que encontrei no modelo.
Com preço sugerido de R$ 132.000, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, assistência 24 horas, 4 cores externas, o Honda Civic Si está disponível em algumas concessionárias da marca para fazer um test drive com a mensagem “procura-se piloto”, portanto leve seu macacão, capacete e alguns amigos para tirá-lo do carro depois.



Ficha Técnica

Honda Civic Si - SPECS
Cupê
FICHA TÉCNICA
Motor (2.354 cm³)
2.4l  DOHC i-VTEC
Potência - gasolina/(cv x rpm)
206 x 7.000
Torque - gasolina/(kgf.m x rpm)
23.9/4.400
Tração
Dianteira
Transmissão
 manual de 6 velocidades
Pneus
225/40 R18
Estepe temporário
T135/80 D16
Rodas liga leve diamantadas (pol)
aro 18'
Direção com assistência elétrica progressiva (MA-EPS)
o
Suspensão dianteira
McPherson
Suspensão traseira
Multi-link
DIMENSÕES
Distância entre eixos (mm)
2.620
Comprimento (mm)
4.550
Altura (mm)
1.415
Largura (mm)
1.755
Massa em ordem de marcha (kg) MT
1359
Peso Bruto Total (kg) MT
1780
Capacidade do tanque de gasolina (l)
50
Volume do porta-malas (l)
330
EXTERIOR
Abertura do bocal de abastecimento com alavanca interna
o
Brake light
o
Câmera de ré
Multivisão 3 ângulos
Farol de neblina
o
Grade frontal
preta brilhante
Maçanetas externas
 na cor do veículo
Retrovisores elétricos na cor do veículo
o
Teto Solar
o
INTERIOR
Acabamento do volante e transmissão em couro*
o
Alto-falante
4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
Ar-condicionado
digital
Áudio com visor LCD de 7 polegadas (CD/AM-FM/USB/bluetooth com comando HFT no volante)
o
Banco do motorista com regulagem de altura
o
Bancos traseiros reclináveis, bipartidos (60/40)
o
Chave com controle de abertura/fechamento das portas, porta-malas e alarme
o
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
o
Console central com porta-copos
o
Descansa-braço dianteiro com compartimento
o
Desembaçador do vidro traseiro
o
Detalhes nas portas e maçanetas internas
prata fosco
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
o
Iluminação interna dianteira individual
o
Limpador de pára-brisa com intermitente e variável
o
Painel com computador de bordo multifunções
o
Para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro
o
Piloto automático (cruise control)
o
Porta-malas com iluminação interna
o
Porta-objetos nas portas dianteiras
o
Porta-revistas atrás do banco dianteiro do passageiro
o
Revestimento dos bancos
tecido exclusivo Si
Tomada 12 volts
o
Vidro do motorista com função 1 toque (subida e descida) e anti-esmagamento
o
Vidros elétricos
o
Volante com ajustes do sistema de som
O



SEGURANÇA
Alarme
o
Airbag frontal para motorista e passageiro
o
Airbag lateral para motorista e passageiro
o
Airbag lateral de cortina para motorista e passageiro
o
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
o
Barras de proteção lateral
o
Chave com controle de travas das portas
o
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. altura
o
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
o
Freios a disco com Sistema ABS e EBD (Antilock Brake System/Electronic Brake Distribution)
o
Limit Slip Differential (melhor tração em curvas em alta velocidade)
o
Sistema Immobilizer
o
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
o
CORES
 Orange Fire Pearl, Rallye Red, Crystal Black Pearl, Taffeta White
Legenda: o (série); - (não disponível)