O SUV que mudou o jeito do brasileiro gostar do modelo tem poucas novidades na versão 2019

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Existem duas máximas que se encaixam muito bem neste caso: em time que está ganhando não se mexe e quem já foi rei nunca perde a majestade. Parece que os japoneses da Honda pensam desta maneira há alguns anos, um de seus modelos de maior sucesso no Brasil praticamente não muda, na verdade ele é atualizado anualmente desde que foi lançado em 2015.


Seu reinado absoluto foi em 15/16 quando abriu grande vantagem para os concorrentes, já 17/18 ficou na segunda posição em uma disputa pra lá de apertada, agora entra 19 com muita vontade de retomar a ponta. Durante uma semana eu pude avaliar o HR-V EX, versão intermediaria que é na verdade a mais procurada, está mais agradável aos olhos, pois a linha toda recebeu uma chamada Atualização Estética.


A parte mecânica é a mesma desde sempre: motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne com 140 cv e torque de 17,44 kgfm usando gasolina e 139 cv e 17,44 kgfm com etanol, câmbio CVT de 7 velocidades, Paddle Shift e direção elétrica. Nada diferente de todos os modelos que já testei desde 2015, o que mudou foi o combustível, desta vez ele foi abastecido com gasolina e isso impacta no consumo.


Ele continua a mesma delicia de dirigir, o HR-V EX recebeu melhorias na suspensão, isolamento acústico e transmissão que deixaram o modelo mais silencioso e confortável, tanto para quem dirige quanto para os passageiros. O teste na cidade compreendeu encarar um congestionamento monstruoso com muita confusão e caos urbano, era uma semana em que vários eventos do tempo transformaram o que era ruim em algo muito pior.


Deu para notar a diferença na suspensão quando as valetas são inevitáveis, o carro transpõe melhor e não transfere tanto o impacto. As manobras de estacionamento em vagas pouco amistosas são facilitadas pela eletrônica embarcada (câmera de ré, sensores) e a climatização é perfeita quando se usa o tempo todo o ar condicionado digital na função AUTO. Andando por São Paulo em condições pouco amistosas e com três pessoas fazendo companhia, a média de consumo, segundo dados do computador de bordo, ficou em ótimos 10,3 km/l, parece até coisa de carro 1.0.


O que só melhora no HR-V EX é o conforto e a segurança. Ele está mais requintado no interior, novos bancos dianteiros com apoio para a região das costas e pernas, console central em black piano, sistema de áudio com tela de 5”, câmera de ré com três modos de visão, ar-condicionado, freio de estacionamento eletrônico, função brake hold, controle de cruzeiro e vidros elétricos. Na segurança ele conta com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS) e airbags laterais.


Pegar uma estradinha seria apenas para confirmar o que eu já havia constatado na avaliação do ano passado, que você pode conferir AQUI. O destino desta vez é Bragança Paulista, terra da lingüiça e onde existe um espetacular mercado municipal. A rodovia Fernão Dias tem desenho antigo e foi modernizada, mas conserva a característica de “estrada raiz” com curvas menos amistosas e retas curtas. Na ida eu resolvi, por conta de um longo trecho de subida, controlar a velocidade no pé, deixei o uso do Cruise Control para a volta.


Desta vez usando gasolina, o HR-V EX não mostra quase nenhuma diferença no desempenho quando abastecido com etanol, na verdade pouca coisa muda, o silêncio interno está muito melhor nesta versão, eu mal ouvia os automóveis e caminhões que estavam ao lado. Como a rodovia tem curvas muito fechadas, a suspensão funciona o tempo todo em situação extrema, com os controles eletrônicos e a nova calibragem, o SUV não fica jogando e nem dá pinta que vai sair de traseira ou mesmo de frente.


O impacto no consumo pelo uso do combustível fóssil é bem representativo, segundo dados do computador de bordo, a ótima média de 15,5 km/l representa uma autonomia muito grande se levarmos em conta que se trata de um veículo utilitário. No retorno para São Paulo, usei finalmente o Cruise Control que no HR-V EX tem característica de aumentar o consumo, neste caso pelo fato de se querer manter a velocidade a qualquer preço não ficou muito salgado, a média registrada pelo computador de bordo foi de 12,8 km/l, que é excelente para um carro com esse peso e tamanho.


HR-V EX tem preço sugerido de R$ 98.700,00, 7 cores para escolher, Assistência 24 horas, 3 anos de garantia, financiamento Evolution Honda com recompra garantida, já está nas concessionárias da marca para agendar Test Drive, acessórios originais, myHonda e muito mais, típico de quem sabe o que é viver a vida no alto do pódio.


Ficha Técnica