O SUV que mudou o jeito do
brasileiro gostar do modelo tem poucas novidades na versĂ£o 2019
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
Existem duas mĂ¡ximas que se
encaixam muito bem neste caso: em time
que estĂ¡ ganhando nĂ£o se mexe e quem
jĂ¡ foi rei nunca perde a majestade. Parece que os japoneses da Honda pensam desta maneira hĂ¡ alguns
anos, um de seus modelos de maior sucesso no Brasil praticamente nĂ£o muda, na
verdade ele é atualizado anualmente desde que foi lançado em 2015.
Seu reinado absoluto foi em 15/16 quando abriu grande vantagem para os concorrentes, jĂ¡ 17/18 ficou na segunda posiĂ§Ă£o em uma disputa pra lĂ¡ de apertada, agora entra 19 com muita vontade de retomar a ponta. Durante uma semana eu pude avaliar o HR-V EX, versĂ£o intermediaria que Ă© na verdade a mais procurada, estĂ¡ mais agradĂ¡vel aos olhos, pois a linha toda recebeu uma chamada AtualizaĂ§Ă£o EstĂ©tica.
A parte mecĂ¢nica Ă© a mesma desde sempre: motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne com 140 cv e torque de 17,44 kgfm usando gasolina e 139 cv e 17,44 kgfm com etanol, cĂ¢mbio CVT de 7 velocidades, Paddle Shift e direĂ§Ă£o elĂ©trica. Nada diferente de todos os modelos que jĂ¡ testei desde 2015, o que mudou foi o combustĂvel, desta vez ele foi abastecido com gasolina e isso impacta no consumo.
Ele continua a mesma delicia de dirigir, o HR-V EX recebeu melhorias na suspensĂ£o, isolamento acĂºstico e transmissĂ£o que deixaram o modelo mais silencioso e confortĂ¡vel, tanto para quem dirige quanto para os passageiros. O teste na cidade compreendeu encarar um congestionamento monstruoso com muita confusĂ£o e caos urbano, era uma semana em que vĂ¡rios eventos do tempo transformaram o que era ruim em algo muito pior.
Deu para notar a diferença na suspensĂ£o quando as valetas sĂ£o inevitĂ¡veis, o carro transpõe melhor e nĂ£o transfere tanto o impacto. As manobras de estacionamento em vagas pouco amistosas sĂ£o facilitadas pela eletrĂ´nica embarcada (cĂ¢mera de rĂ©, sensores) e a climatizaĂ§Ă£o Ă© perfeita quando se usa o tempo todo o ar condicionado digital na funĂ§Ă£o AUTO. Andando por SĂ£o Paulo em condições pouco amistosas e com trĂªs pessoas fazendo companhia, a mĂ©dia de consumo, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 10,3 km/l, parece atĂ© coisa de carro 1.0.
O que sĂ³ melhora no HR-V EX Ă© o conforto e a segurança. Ele estĂ¡ mais requintado no interior, novos bancos dianteiros com apoio para a regiĂ£o das costas e pernas, console central em black piano, sistema de Ă¡udio com tela de5” ,
cĂ¢mera de rĂ© com trĂªs modos de visĂ£o, ar-condicionado, freio de estacionamento
eletrĂ´nico, funĂ§Ă£o brake hold, controle de cruzeiro e vidros elĂ©tricos. Na
segurança ele conta com controle de traĂ§Ă£o e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergĂªncia (ESS) e airbags laterais.
Pegar uma estradinha seria apenas para confirmar o que eu jĂ¡ havia constatado na avaliaĂ§Ă£o do ano passado, que vocĂª pode conferir AQUI. O destino desta vez Ă© Bragança Paulista, terra da lingĂ¼iça e onde existe um espetacular mercado municipal. A rodovia FernĂ£o Dias tem desenho antigo e foi modernizada, mas conserva a caracterĂstica de “estrada raiz” com curvas menos amistosas e retas curtas. Na ida eu resolvi, por conta de um longo trecho de subida, controlar a velocidade no pĂ©, deixei o uso do Cruise Control para a volta.
Desta vez usando gasolina, o HR-V EX nĂ£o mostra quase nenhuma diferença no desempenho quando abastecido com etanol, na verdade pouca coisa muda, o silĂªncio interno estĂ¡ muito melhor nesta versĂ£o, eu mal ouvia os automĂ³veis e caminhões que estavam ao lado. Como a rodovia tem curvas muito fechadas, a suspensĂ£o funciona o tempo todo em situaĂ§Ă£o extrema, com os controles eletrĂ´nicos e a nova calibragem, o SUV nĂ£o fica jogando e nem dĂ¡ pinta que vai sair de traseira ou mesmo de frente.
O impacto no consumo pelo uso do combustĂvel fĂ³ssil Ă© bem representativo, segundo dados do computador de bordo, a Ă³tima mĂ©dia de 15,5 km/l representa uma autonomia muito grande se levarmos em conta que se trata de um veĂculo utilitĂ¡rio. No retorno para SĂ£o Paulo, usei finalmente o Cruise Control que no HR-V EX tem caracterĂstica de aumentar o consumo, neste caso pelo fato de se querer manter a velocidade a qualquer preço nĂ£o ficou muito salgado, a mĂ©dia registrada pelo computador de bordo foi de 12,8 km/l, que Ă© excelente para um carro com esse peso e tamanho.
O HR-V EX tem preço sugerido de R$ 98.700,00, 7 cores para escolher, AssistĂªncia 24 horas, 3 anos de garantia, financiamento Evolution Honda com recompra garantida, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias da marca para agendar Test Drive, acessĂ³rios originais, myHonda e muito mais, tĂpico de quem sabe o que Ă© viver a vida no alto do pĂ³dio.
Seu reinado absoluto foi em 15/16 quando abriu grande vantagem para os concorrentes, jĂ¡ 17/18 ficou na segunda posiĂ§Ă£o em uma disputa pra lĂ¡ de apertada, agora entra 19 com muita vontade de retomar a ponta. Durante uma semana eu pude avaliar o HR-V EX, versĂ£o intermediaria que Ă© na verdade a mais procurada, estĂ¡ mais agradĂ¡vel aos olhos, pois a linha toda recebeu uma chamada AtualizaĂ§Ă£o EstĂ©tica.
A parte mecĂ¢nica Ă© a mesma desde sempre: motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne com 140 cv e torque de 17,44 kgfm usando gasolina e 139 cv e 17,44 kgfm com etanol, cĂ¢mbio CVT de 7 velocidades, Paddle Shift e direĂ§Ă£o elĂ©trica. Nada diferente de todos os modelos que jĂ¡ testei desde 2015, o que mudou foi o combustĂvel, desta vez ele foi abastecido com gasolina e isso impacta no consumo.
Ele continua a mesma delicia de dirigir, o HR-V EX recebeu melhorias na suspensĂ£o, isolamento acĂºstico e transmissĂ£o que deixaram o modelo mais silencioso e confortĂ¡vel, tanto para quem dirige quanto para os passageiros. O teste na cidade compreendeu encarar um congestionamento monstruoso com muita confusĂ£o e caos urbano, era uma semana em que vĂ¡rios eventos do tempo transformaram o que era ruim em algo muito pior.
Deu para notar a diferença na suspensĂ£o quando as valetas sĂ£o inevitĂ¡veis, o carro transpõe melhor e nĂ£o transfere tanto o impacto. As manobras de estacionamento em vagas pouco amistosas sĂ£o facilitadas pela eletrĂ´nica embarcada (cĂ¢mera de rĂ©, sensores) e a climatizaĂ§Ă£o Ă© perfeita quando se usa o tempo todo o ar condicionado digital na funĂ§Ă£o AUTO. Andando por SĂ£o Paulo em condições pouco amistosas e com trĂªs pessoas fazendo companhia, a mĂ©dia de consumo, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 10,3 km/l, parece atĂ© coisa de carro 1.0.
O que sĂ³ melhora no HR-V EX Ă© o conforto e a segurança. Ele estĂ¡ mais requintado no interior, novos bancos dianteiros com apoio para a regiĂ£o das costas e pernas, console central em black piano, sistema de Ă¡udio com tela de
Pegar uma estradinha seria apenas para confirmar o que eu jĂ¡ havia constatado na avaliaĂ§Ă£o do ano passado, que vocĂª pode conferir AQUI. O destino desta vez Ă© Bragança Paulista, terra da lingĂ¼iça e onde existe um espetacular mercado municipal. A rodovia FernĂ£o Dias tem desenho antigo e foi modernizada, mas conserva a caracterĂstica de “estrada raiz” com curvas menos amistosas e retas curtas. Na ida eu resolvi, por conta de um longo trecho de subida, controlar a velocidade no pĂ©, deixei o uso do Cruise Control para a volta.
Desta vez usando gasolina, o HR-V EX nĂ£o mostra quase nenhuma diferença no desempenho quando abastecido com etanol, na verdade pouca coisa muda, o silĂªncio interno estĂ¡ muito melhor nesta versĂ£o, eu mal ouvia os automĂ³veis e caminhões que estavam ao lado. Como a rodovia tem curvas muito fechadas, a suspensĂ£o funciona o tempo todo em situaĂ§Ă£o extrema, com os controles eletrĂ´nicos e a nova calibragem, o SUV nĂ£o fica jogando e nem dĂ¡ pinta que vai sair de traseira ou mesmo de frente.
O impacto no consumo pelo uso do combustĂvel fĂ³ssil Ă© bem representativo, segundo dados do computador de bordo, a Ă³tima mĂ©dia de 15,5 km/l representa uma autonomia muito grande se levarmos em conta que se trata de um veĂculo utilitĂ¡rio. No retorno para SĂ£o Paulo, usei finalmente o Cruise Control que no HR-V EX tem caracterĂstica de aumentar o consumo, neste caso pelo fato de se querer manter a velocidade a qualquer preço nĂ£o ficou muito salgado, a mĂ©dia registrada pelo computador de bordo foi de 12,8 km/l, que Ă© excelente para um carro com esse peso e tamanho.
O HR-V EX tem preço sugerido de R$ 98.700,00, 7 cores para escolher, AssistĂªncia 24 horas, 3 anos de garantia, financiamento Evolution Honda com recompra garantida, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias da marca para agendar Test Drive, acessĂ³rios originais, myHonda e muito mais, tĂpico de quem sabe o que Ă© viver a vida no alto do pĂ³dio.
Ficha TĂ©cnica
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