HR-V Touring, o teste da semana


A versão topo de linha da montadora japonesa traz tudo que fez do SUV um sucesso e está ainda mais equipada

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

Lá se vão três anos do seu lançamento, que você pode lembrar AQUI, e muita água já passou por baixo desta ponte criada para unir tecnologia e conforto com segurança e economia. Já fazia tempo que não nos encontrávamos, a última vez foi em março do ano passado com a versão ELX (recorde AQUI), mas faltava mesmo uma versão que intimidasse os novos concorrentes que deram as caras recentemente.


Durante uma semana eu pude testar o HR-V Touring, a versão 2017 foi lançada no começo do ano passado com muitas novidades que acompanham também todo o line-up da Honda, é aquela coisa, quando a concorrência aperta é melhor tirar tudo da prateleira e começar a distribuir senão fica para traz. O carro ficou com uma aparência mais bonita, novos faróis são de LED e as lanternas traseiras (também de LED) ganharam novo desenho.


A parte mecânica é aquele sucesso: motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne com 140 cv e torque de 17,44 kgfm usando gasolina e 139 cv e 17,44 kgfm com etanol (era o combustível que abastecia o modelo que testei), transmissão CVT de 7 velocidades, o luxuoso paddle shift atrás do volante, rodas de liga leve de 17” e direção elétrica.


O grande diferencial do HR-V Touring ficou mesmo por conta do acabamento mais refinado e da quantidade de novos auxílios eletrônicos incorporados ao carro, entre eles está o controle de tração e estabilidade VSA e o espetacular sistema de direção MA-EPS, que analisa o comportamento do carro em saída de trajetória em uma curva amolecendo ou enrijecendo o esterço da direção e o sempre ótimo assistente de partida em rampa HSA que evita aquela “ré” indesejada em ladeiras.


Como sempre faço, utilizo o carro em condições de usuário final, cumprindo compromissos, encarando trânsito e congestionamentos inevitáveis na cidade de São Paulo. Se existe um sentimento ao dirigir o HR-V Touring é de prazer aliado ao conforto, sua altura generosa permite encarar valetas e buracos sem muita reclamação e com toda segurança, tem freio de estacionamento eletrônico (EPB) e o sistema Brake Hold, ambos de série e que facilitam muito a vida do condutor. É um automóvel fácil de conduzir e principalmente manobrar, seu tamanho espanta, mas os sensores, espelhos grandes e a indispensável câmera de ré facilitam a vida de quem vive estacionando em vagas apertadas.


O motor trabalha em regime de rotações baixas por conta do perfeito ajuste com o câmbio e isso impacta diretamente no consumo, com dados do computador de bordo, a média ficou em 8,4 km/l, rodando em ruas e avenidas com máximas de velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. É muito bom, se contarmos o peso do carro, ar condicionado ligado e sempre três passageiros.


Na estrada a conversa fica mais séria, com a adição dos apêndices eletrônicos o HR-V Touring está mais firme em velocidades mais altas. O teste em rodovia foi na Castelo Branco, em direção a cidade de Sorocaba, para provar a melhor chuleta bovina preparada na brasa de lenha, acompanhada de batatas caseiras e salada de alface crespa, tomates italianos e pupunha. Como também se tornou hábito em minhas avaliações, faço a primeira parte da viagem controlando a velocidade no pedal e a segunda usando o Cruise Control.


Lá fui eu, a estrada tem muitas variações de velocidade por atravessar trechos urbanos, mas a sua máxima é de 120 km/h, o HR-V Touring rapidamente atinge o limite que eu coloquei e segue firme sem reclamar nem ficar trocando desnecessariamente as marchas. A estrada calma não causa muitos sobressaltos de motoristas menos experientes e daqueles mais ousados, em menos de 40 minutos já estava na entrada da cidade. Foram poucas as reduções, mesmo assim só descia uma marcha em algum trecho de aclive mais acentuado, a tocada tranqüila e o conforto para os passageiros é muito semelhante ao de sedãs grandes. Com dados do computador de bordo, a média de consumo ficou em 12,5 km/l, até eu me espantei com um valor tão alto, mas é compreensível, grande parte da viagem fiz com o indicador de economia na cor verde.


Na volta a conversa foi outra muito diferente, desta vez o Cruise Control ficou acionado o tempo todo, por um lado isso requer mais atenção, por outro menos esforço e deu para aproveitar mais os itens de conforto que o carro oferece. O interior lembra muito um cockpit, os instrumentos são de fácil leitura, usa materiais macios ao toque nas portas e painel, ar-condicionado digital, sistema multimídia com monitor multi touchscreen de 7”, navegador integrado ao painel, conexão Wi-Fi, Bluetooth e HFT (Hands Free Telephone) com comandos no volante.


Mas, e sempre existe um mas, paga-se um preço pelo menor esforço em acelerar, ele gasta mais! A rodovia estava nas mesmas condições de tráfego e a topografia não difere muito da ida, mesmo assim o HR-V Touring não poupou esforços nem combustível, com dados do computador de bordo, a média ficou em 9,8 km/l, muito abaixo daquela conseguida com a sensibilidade do pé. Isso acontece porque ele quer sempre manter a velocidade programada (no caso 110 km/h) e faz muitas trocas de marcha, houve momentos que ele chegou a usar até a 4ª e o marcador de economia raramente ficava verde, isso impacta fortemente na autonomia que cai muito. O conselho é: se for usar o Cruise Control opte por fazê-lo em trechos de reta ou em viagens mais longas (acima dos 300 km) em casos de tiros curtos como foi esta, melhor controlar no pé.


O HR-V Touring já está nas autorizadas, tem preço sugerido de R$ 107.900,00 com frete incluso, IPVA grátis ou supervalorização do seu usado nas Concessionárias Honda até 31/03/2018, 6 cores para escolher, Assistência 24 horas, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e a certeza que, ninguém é sucesso por acaso.


Ficha Técnica

Motor 1.8L 16V SOHC i-VTEC FlexOne
Potência de 140/6500 (cv/rpm) – Gasolina
Potência de 139/6300 (cv/rpm) – Etanol
Torque de 17,3/4800 (kgf.m/rpm) – Gasolina
Torque de 17,4/5000 (kgf.m/rpm) – Etanol
Tração dianteira
Transmissão automática do tipo CVT (7 velocidades) com Paddle Shift
Pneus 215/55 R17
Rodas em liga leve aro 17" (pol)
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira com barra de torção
Distância entre eixos de 2610 mm
Comprimento de 4294 mm
Altura de 1586 mm
Largura de 1772 mm
Massa em ordem de marcha de 1279 kg
Peso bruto total de 1.740 kg
Capacidade do tanque de gasolina de 51 litros
Volume do porta-malas de 437 litros
Novos Faróis (com DRL) e lanternas em LED
Sensor de chuva
Sensor Crepuscular
Novo Sensor de estacionamento traseiro
Aerofólio traseiro
Antena na parte traseira do teto
Brake light
Câmera de marcha à ré multivisão
Farol de neblina
Lanternas traseiras em LED
Maçanetas externas cromadas
Pára-brisa dégradé
Retrovisores elétricos na cor do veículo com indicador de direção
Rebatimento elétrico dos retrovisores em função Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro
Rack de teto
Acendimento Automático de faróis
Design com detalhe metalizado nos alto-falantes e maçanetas internas
Volante com acabamento em couro*
Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento
Acabamento Soft-touch na moldura do painel
Acabamento em couro* no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas
Transmissão com acabamento em couro*
Bluetooh para ligações (HFT - Hands Free Telephone) e reprodução de músicas com ajustes no volante com "Voice Tag"
Apoio para os pés
Ar-condicionado com digital touchscreen
EPB - Eletric Parking Brake (freio de estacionamento eletrônico)
Sistema Brake Hold
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro reclináveis, bipartidos (60/40)
Bancos com sistema de rebatimento ULT
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Console central elevado com porta copos
Descansa-braço dianteiro com compartimento
Desembaçador do vidro traseiro
Detalhes das portas e maçanetas internas cromados
Display multimídia com tela de 7'' multi touchscreen com navegador GPS
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
Iluminação interna dianteira individual
Limpador de pára-brisa com função intermitente + variável
Painel com computador de bordo multifunções
Pára-sóis com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminação
Piloto automático (cruise control)
Porta-malas** com iluminação interna
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-revistas atrás dos bancos dianteiros do motorista/passageiro
Revestimento dos bancos em couro*
Sistema de áudio AM/FM com CD player CD/MP#/WMA com 4 alto-falantes + 2 tweeters
Tomada 12 volts x 2
Volante com ajustes do sistema de som
Rebatimento elétrico dos retrovisores e função Tilt Down
Retrovisor com luz repetidora de direção em LED
Retrovisor fotocrômico (antiofuscamento)
Airbags frontais, laterais e de cortinas para motorista e passageiro (6 airbags)
Alarme
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
Barras de proteção lateral
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. Altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos
Disco de freio nas 4 rodas
Sistema Immobilizer
Freio com Sistema ABS e ABD (Anti-lock Brake System/Eletronic Brake Distribution)
Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)
Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de tração e estabilidade)
Sistema de fixação de cadeirinha de bebê na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior para os dois lados
ESS (Emergency Stop Signal)***
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
Trava de segurança nas portas traseiras
Travas elétricas com travamento automático acima de 15 km/h
Vidros elétricos com função 1 toque para abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento
ISOFIX - Sistema de fixação de cadeirinha de bebê na base do assento traseiro para os dois lados
Estrutura de deformação progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)

*Alguns itens são revestidos de couro natural e/ou ecológico (couro sintético)
**Porta-malas de 437 litros (431 litros acima da tampa do assoalho, mais 6 litros de espaço útil abaixo da tampa do assoalho)
***O pisca alerta é acionado 3 vezes ao pisar fortemente no pedal de freio

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