A versĂ£o topo de linha da
montadora japonesa traz tudo que fez do SUV um sucesso e estĂ¡ ainda mais equipada
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda
LĂ¡ se vĂ£o trĂªs anos do seu
lançamento, que vocĂª pode lembrar AQUI,
e muita Ă¡gua jĂ¡ passou por baixo desta ponte criada para unir tecnologia e
conforto com segurança e economia. JĂ¡ fazia tempo que nĂ£o nos encontrĂ¡vamos, a
Ăºltima vez foi em março do ano passado com a versĂ£o ELX (recorde AQUI),
mas faltava mesmo uma versĂ£o que intimidasse os novos concorrentes que deram as
caras recentemente.
Durante uma semana eu pude testar
o HR-V Touring, a versĂ£o 2017 foi lançada
no começo do ano passado com muitas novidades que acompanham também todo o
line-up da Honda, Ă© aquela coisa,
quando a concorrĂªncia aperta Ă© melhor tirar tudo da prateleira e começar a
distribuir senĂ£o fica para traz. O carro ficou com uma aparĂªncia mais bonita, novos
farĂ³is sĂ£o de LED e as lanternas traseiras (tambĂ©m de LED) ganharam novo
desenho.
A parte mecĂ¢nica Ă© aquele sucesso: motor i-VTEC 1.8 SOHC
FlexOne com 140 cv e torque de 17,44 kgfm usando gasolina e 139 cv e 17,44
kgfm com etanol (era o combustĂvel que abastecia o modelo que testei), transmissĂ£o
CVT de 7 velocidades, o luxuoso paddle shift atrĂ¡s do volante, rodas de liga
leve de 17”
e direĂ§Ă£o elĂ©trica.
O grande diferencial do HR-V Touring ficou mesmo por conta do
acabamento mais refinado e da quantidade de novos auxĂlios eletrĂ´nicos
incorporados ao carro, entre eles estĂ¡ o controle de traĂ§Ă£o e estabilidade VSA e o espetacular sistema de direĂ§Ă£o MA-EPS, que analisa o comportamento do
carro em saĂda de trajetĂ³ria em uma curva amolecendo ou enrijecendo o esterço
da direĂ§Ă£o e o sempre Ă³timo assistente de partida em rampa HSA que evita aquela “rĂ©” indesejada em ladeiras.
Como sempre faço, utilizo o carro
em condições de usuĂ¡rio final, cumprindo compromissos, encarando trĂ¢nsito e
congestionamentos inevitĂ¡veis na cidade de SĂ£o Paulo. Se existe um sentimento
ao dirigir o HR-V Touring Ă© de
prazer aliado ao conforto, sua altura generosa permite encarar valetas e buracos
sem muita reclamaĂ§Ă£o e com toda segurança, tem freio de estacionamento
eletrônico (EPB) e o sistema Brake Hold, ambos de série e que facilitam muito a
vida do condutor. É um automĂ³vel fĂ¡cil de conduzir e principalmente manobrar,
seu tamanho espanta, mas os sensores, espelhos grandes e a indispensĂ¡vel cĂ¢mera
de ré facilitam a vida de quem vive estacionando em vagas apertadas.
O motor trabalha em regime de
rotações baixas por conta do perfeito ajuste com o cĂ¢mbio e isso impacta
diretamente no consumo, com dados do computador de bordo, a média ficou em 8,4
km/l, rodando em ruas e avenidas com mĂ¡ximas de velocidade entre 40 km/h e 60 km/h . É muito bom, se
contarmos o peso do carro, ar condicionado ligado e sempre trĂªs passageiros.
Na estrada a conversa fica mais
sĂ©ria, com a adiĂ§Ă£o dos apĂªndices eletrĂ´nicos o HR-V Touring estĂ¡ mais firme em velocidades mais altas. O teste em
rodovia foi na Castelo Branco, em direĂ§Ă£o a cidade de Sorocaba, para provar a
melhor chuleta bovina preparada na brasa de lenha, acompanhada de batatas
caseiras e salada de alface crespa, tomates italianos e pupunha. Como também se
tornou hĂ¡bito em minhas avaliações, faço a primeira parte da viagem controlando
a velocidade no pedal e a segunda usando o Cruise Control.
LĂ¡ fui eu, a estrada tem muitas
variações de velocidade por atravessar trechos urbanos, mas a sua mĂ¡xima Ă© de 120 km/h , o HR-V Touring rapidamente atinge o
limite que eu coloquei e segue firme sem reclamar nem ficar trocando
desnecessariamente as marchas. A estrada calma nĂ£o causa muitos sobressaltos de
motoristas menos experientes e daqueles mais ousados, em menos de 40 minutos jĂ¡
estava na entrada da cidade. Foram poucas as reduções, mesmo assim sĂ³ descia
uma marcha em algum trecho de aclive mais acentuado, a tocada tranqĂ¼ila e o
conforto para os passageiros Ă© muito semelhante ao de sedĂ£s grandes. Com dados
do computador de bordo, a média de consumo ficou em 12,5 km/l, até eu me
espantei com um valor tĂ£o alto, mas Ă© compreensĂvel, grande parte da viagem fiz
com o indicador de economia na cor verde.
Na volta a conversa foi outra
muito diferente, desta vez o Cruise Control ficou acionado o tempo todo, por um
lado isso requer mais atenĂ§Ă£o, por outro menos esforço e deu para aproveitar
mais os itens de conforto que o carro oferece. O interior lembra muito um
cockpit, os instrumentos sĂ£o de fĂ¡cil leitura, usa materiais macios ao toque nas
portas e painel, ar-condicionado digital, sistema multimĂdia com monitor
multi touchscreen de 7” , navegador
integrado ao painel, conexĂ£o Wi-Fi, Bluetooth e HFT (Hands Free Telephone) com
comandos no volante.
Mas, e sempre existe um mas,
paga-se um preço pelo menor esforço em acelerar, ele gasta mais! A rodovia
estava nas mesmas condições de trĂ¡fego e a topografia nĂ£o difere muito da ida, mesmo
assim o HR-V Touring nĂ£o poupou
esforços nem combustĂvel, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em
9,8 km/l, muito abaixo daquela conseguida com a sensibilidade do pé. Isso
acontece porque ele quer sempre manter a velocidade programada (no caso 110 km/h ) e faz muitas
trocas de marcha, houve momentos que ele chegou a usar atĂ© a 4ª e o marcador de
economia raramente ficava verde, isso impacta fortemente na autonomia que cai muito. O conselho Ă©: se for usar o Cruise Control opte por fazĂª-lo em trechos
de reta ou em viagens mais longas (acima dos 300 km ) em casos de tiros
curtos como foi esta, melhor controlar no pé.
O HR-V Touring jĂ¡ estĂ¡ nas autorizadas, tem preço sugerido de R$
107.900,00 com frete incluso, IPVA grĂ¡tis ou supervalorizaĂ§Ă£o do seu usado
nas ConcessionĂ¡rias Honda atĂ© 31/03/2018, 6 cores para escolher, AssistĂªncia 24
horas, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e a certeza que, ninguém
Ă© sucesso por acaso.
Ficha TĂ©cnica
Motor 1.8L 16V SOHC i-VTEC
FlexOne
PotĂªncia de 140/6500 (cv/rpm)
– Gasolina
PotĂªncia de 139/6300 (cv/rpm)
– Etanol
Torque de 17,3/4800
(kgf.m/rpm) – Gasolina
Torque de 17,4/5000
(kgf.m/rpm) – Etanol
TraĂ§Ă£o dianteira
TransmissĂ£o automĂ¡tica do
tipo CVT (7 velocidades) com Paddle Shift
Pneus 215/55 R17
Rodas em liga leve aro
17" (pol)
DireĂ§Ă£o com assistĂªncia
elétrica progressiva (EPS)
SuspensĂ£o dianteira McPherson
SuspensĂ£o traseira com barra
de torĂ§Ă£o
DistĂ¢ncia entre eixos de 2610 mm
Comprimento de 4294 mm
Altura de 1586 mm
Largura de 1772 mm
Massa em ordem de marcha de 1279 kg
Peso bruto total de 1.740 kg
Capacidade do tanque de
gasolina de 51 litros
Volume do porta-malas de 437 litros
Novos FarĂ³is (com DRL) e
lanternas em LED
Sensor de chuva
Sensor Crepuscular
Novo Sensor de estacionamento
traseiro
AerofĂ³lio traseiro
Antena na parte traseira do
teto
Brake light
CĂ¢mera de marcha Ă rĂ©
multivisĂ£o
Farol de neblina
Lanternas traseiras em LED
Maçanetas externas cromadas
PĂ¡ra-brisa dĂ©gradĂ©
Retrovisores elétricos na cor
do veĂculo com indicador de direĂ§Ă£o
Rebatimento elétrico dos
retrovisores em funĂ§Ă£o Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro
Rack de teto
Acendimento AutomĂ¡tico de
farĂ³is
Design com detalhe metalizado
nos alto-falantes e maçanetas internas
Volante com acabamento em
couro*
Alavanca interna de abertura
do bocal de abastecimento
Acabamento Soft-touch na
moldura do painel
Acabamento em couro* no
console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas
TransmissĂ£o com acabamento em
couro*
Bluetooh para ligações (HFT -
Hands Free Telephone) e reproduĂ§Ă£o de mĂºsicas com ajustes no volante com
"Voice Tag"
Apoio para os pés
Ar-condicionado com digital
touchscreen
EPB - Eletric Parking Brake
(freio de estacionamento eletrĂ´nico)
Sistema Brake Hold
Banco do motorista com
regulagem de altura
Banco traseiro reclinĂ¡veis,
bipartidos (60/40)
Bancos com sistema de
rebatimento ULT
Coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel
em altura e profundidade
Console central elevado com
porta copos
Descansa-braço dianteiro com
compartimento
Desembaçador do vidro
traseiro
Detalhes das portas e
maçanetas internas cromados
Display multimĂdia com tela
de 7'' multi touchscreen com navegador GPS
Encosto de cabeça para todos
os ocupantes
Entrada HDMI e 2 conexões USB
para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
IluminaĂ§Ă£o interna dianteira
individual
Limpador de pĂ¡ra-brisa com
funĂ§Ă£o intermitente + variĂ¡vel
Painel com computador de
bordo multifunções
PĂ¡ra-sĂ³is com espelho de
vaidade com motorista e passageiro com iluminaĂ§Ă£o
Piloto automĂ¡tico (cruise
control)
Porta-malas** com iluminaĂ§Ă£o
interna
Porta-objetos nas portas
dianteiras
Porta-revistas atrĂ¡s dos
bancos dianteiros do motorista/passageiro
Revestimento dos bancos em
couro*
Sistema de Ă¡udio AM/FM com CD
player CD/MP#/WMA com 4 alto-falantes + 2 tweeters
Tomada 12 volts x 2
Volante com ajustes do
sistema de som
Rebatimento elétrico dos
retrovisores e funĂ§Ă£o Tilt Down
Retrovisor com luz repetidora
de direĂ§Ă£o em LED
Retrovisor fotocrĂ´mico
(antiofuscamento)
Airbags frontais, laterais e
de cortinas para motorista e passageiro (6 airbags)
Alarme
Aviso sonoro do cinto de
segurança para motorista e passageiro
Barras de proteĂ§Ă£o lateral
Cintos de seg. dianteiros de
3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. Altura
Cintos de segurança traseiros
de 3 pontos para todos os ocupantes
Chave do tipo canivete com
controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos
Disco de freio nas 4 rodas
Sistema Immobilizer
Freio com Sistema ABS e ABD
(Anti-lock Brake System/Eletronic Brake Distribution)
Sistema HSA (Hill Start
Assist - Assistente de partidas em aclive)
Sistema VSA (Vehicle
Stability Assist - Assistente de traĂ§Ă£o e estabilidade)
Sistema de fixaĂ§Ă£o de
cadeirinha de bebĂª na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior
para os dois lados
ESS (Emergency Stop
Signal)***
Trava de segurança central
dos vidros dos passageiros
Trava de segurança nas portas
traseiras
Travas elétricas com
travamento automĂ¡tico acima de 15
km/h
Vidros elĂ©tricos com funĂ§Ă£o 1
toque para abertura/fechamento automĂ¡tico e sistema antiesmagamento
ISOFIX - Sistema de fixaĂ§Ă£o
de cadeirinha de bebĂª na base do assento traseiro para os dois lados
Estrutura de deformaĂ§Ă£o
progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)
*Alguns itens sĂ£o revestidos
de couro natural e/ou ecolĂ³gico (couro sintĂ©tico)
**Porta-malas de 437 litros (431 litros acima da
tampa do assoalho, mais 6
litros de espaço Ăºtil abaixo da tampa do assoalho)
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