A versĂ£o topo de linha da montadora japonesa traz tudo que fez do SUV um sucesso e estĂ¡ ainda mais equipada

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Honda

LĂ¡ se vĂ£o trĂªs anos do seu lançamento, que vocĂª pode lembrar AQUI, e muita Ă¡gua jĂ¡ passou por baixo desta ponte criada para unir tecnologia e conforto com segurança e economia. JĂ¡ fazia tempo que nĂ£o nos encontrĂ¡vamos, a Ăºltima vez foi em março do ano passado com a versĂ£o ELX (recorde AQUI), mas faltava mesmo uma versĂ£o que intimidasse os novos concorrentes que deram as caras recentemente.


Durante uma semana eu pude testar o HR-V Touring, a versĂ£o 2017 foi lançada no começo do ano passado com muitas novidades que acompanham tambĂ©m todo o line-up da Honda, Ă© aquela coisa, quando a concorrĂªncia aperta Ă© melhor tirar tudo da prateleira e começar a distribuir senĂ£o fica para traz. O carro ficou com uma aparĂªncia mais bonita, novos farĂ³is sĂ£o de LED e as lanternas traseiras (tambĂ©m de LED) ganharam novo desenho.


A parte mecĂ¢nica Ă© aquele sucesso: motor i-VTEC 1.8 SOHC FlexOne com 140 cv e torque de 17,44 kgfm usando gasolina e 139 cv e 17,44 kgfm com etanol (era o combustĂ­vel que abastecia o modelo que testei), transmissĂ£o CVT de 7 velocidades, o luxuoso paddle shift atrĂ¡s do volante, rodas de liga leve de 17” e direĂ§Ă£o elĂ©trica.


O grande diferencial do HR-V Touring ficou mesmo por conta do acabamento mais refinado e da quantidade de novos auxĂ­lios eletrĂ´nicos incorporados ao carro, entre eles estĂ¡ o controle de traĂ§Ă£o e estabilidade VSA e o espetacular sistema de direĂ§Ă£o MA-EPS, que analisa o comportamento do carro em saĂ­da de trajetĂ³ria em uma curva amolecendo ou enrijecendo o esterço da direĂ§Ă£o e o sempre Ă³timo assistente de partida em rampa HSA que evita aquela “rĂ©” indesejada em ladeiras.


Como sempre faço, utilizo o carro em condições de usuĂ¡rio final, cumprindo compromissos, encarando trĂ¢nsito e congestionamentos inevitĂ¡veis na cidade de SĂ£o Paulo. Se existe um sentimento ao dirigir o HR-V Touring Ă© de prazer aliado ao conforto, sua altura generosa permite encarar valetas e buracos sem muita reclamaĂ§Ă£o e com toda segurança, tem freio de estacionamento eletrĂ´nico (EPB) e o sistema Brake Hold, ambos de sĂ©rie e que facilitam muito a vida do condutor. É um automĂ³vel fĂ¡cil de conduzir e principalmente manobrar, seu tamanho espanta, mas os sensores, espelhos grandes e a indispensĂ¡vel cĂ¢mera de rĂ© facilitam a vida de quem vive estacionando em vagas apertadas.


O motor trabalha em regime de rotações baixas por conta do perfeito ajuste com o cĂ¢mbio e isso impacta diretamente no consumo, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 8,4 km/l, rodando em ruas e avenidas com mĂ¡ximas de velocidade entre 40 km/h e 60 km/h. É muito bom, se contarmos o peso do carro, ar condicionado ligado e sempre trĂªs passageiros.


Na estrada a conversa fica mais sĂ©ria, com a adiĂ§Ă£o dos apĂªndices eletrĂ´nicos o HR-V Touring estĂ¡ mais firme em velocidades mais altas. O teste em rodovia foi na Castelo Branco, em direĂ§Ă£o a cidade de Sorocaba, para provar a melhor chuleta bovina preparada na brasa de lenha, acompanhada de batatas caseiras e salada de alface crespa, tomates italianos e pupunha. Como tambĂ©m se tornou hĂ¡bito em minhas avaliações, faço a primeira parte da viagem controlando a velocidade no pedal e a segunda usando o Cruise Control.


LĂ¡ fui eu, a estrada tem muitas variações de velocidade por atravessar trechos urbanos, mas a sua mĂ¡xima Ă© de 120 km/h, o HR-V Touring rapidamente atinge o limite que eu coloquei e segue firme sem reclamar nem ficar trocando desnecessariamente as marchas. A estrada calma nĂ£o causa muitos sobressaltos de motoristas menos experientes e daqueles mais ousados, em menos de 40 minutos jĂ¡ estava na entrada da cidade. Foram poucas as reduções, mesmo assim sĂ³ descia uma marcha em algum trecho de aclive mais acentuado, a tocada tranqĂ¼ila e o conforto para os passageiros Ă© muito semelhante ao de sedĂ£s grandes. Com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo ficou em 12,5 km/l, atĂ© eu me espantei com um valor tĂ£o alto, mas Ă© compreensĂ­vel, grande parte da viagem fiz com o indicador de economia na cor verde.


Na volta a conversa foi outra muito diferente, desta vez o Cruise Control ficou acionado o tempo todo, por um lado isso requer mais atenĂ§Ă£o, por outro menos esforço e deu para aproveitar mais os itens de conforto que o carro oferece. O interior lembra muito um cockpit, os instrumentos sĂ£o de fĂ¡cil leitura, usa materiais macios ao toque nas portas e painel, ar-condicionado digital, sistema multimĂ­dia com monitor multi touchscreen de 7”, navegador integrado ao painel, conexĂ£o Wi-Fi, Bluetooth e HFT (Hands Free Telephone) com comandos no volante.


Mas, e sempre existe um mas, paga-se um preço pelo menor esforço em acelerar, ele gasta mais! A rodovia estava nas mesmas condições de trĂ¡fego e a topografia nĂ£o difere muito da ida, mesmo assim o HR-V Touring nĂ£o poupou esforços nem combustĂ­vel, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 9,8 km/l, muito abaixo daquela conseguida com a sensibilidade do pĂ©. Isso acontece porque ele quer sempre manter a velocidade programada (no caso 110 km/h) e faz muitas trocas de marcha, houve momentos que ele chegou a usar atĂ© a 4ª e o marcador de economia raramente ficava verde, isso impacta fortemente na autonomia que cai muito. O conselho Ă©: se for usar o Cruise Control opte por fazĂª-lo em trechos de reta ou em viagens mais longas (acima dos 300 km) em casos de tiros curtos como foi esta, melhor controlar no pĂ©.


O HR-V Touring jĂ¡ estĂ¡ nas autorizadas, tem preço sugerido de R$ 107.900,00 com frete incluso, IPVA grĂ¡tis ou supervalorizaĂ§Ă£o do seu usado nas ConcessionĂ¡rias Honda atĂ© 31/03/2018, 6 cores para escolher, AssistĂªncia 24 horas, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e a certeza que, ninguĂ©m Ă© sucesso por acaso.


Ficha TĂ©cnica

Motor 1.8L 16V SOHC i-VTEC FlexOne
PotĂªncia de 140/6500 (cv/rpm) – Gasolina
PotĂªncia de 139/6300 (cv/rpm) – Etanol
Torque de 17,3/4800 (kgf.m/rpm) – Gasolina
Torque de 17,4/5000 (kgf.m/rpm) – Etanol
TraĂ§Ă£o dianteira
TransmissĂ£o automĂ¡tica do tipo CVT (7 velocidades) com Paddle Shift
Pneus 215/55 R17
Rodas em liga leve aro 17" (pol)
DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica progressiva (EPS)
SuspensĂ£o dianteira McPherson
SuspensĂ£o traseira com barra de torĂ§Ă£o
DistĂ¢ncia entre eixos de 2610 mm
Comprimento de 4294 mm
Altura de 1586 mm
Largura de 1772 mm
Massa em ordem de marcha de 1279 kg
Peso bruto total de 1.740 kg
Capacidade do tanque de gasolina de 51 litros
Volume do porta-malas de 437 litros
Novos FarĂ³is (com DRL) e lanternas em LED
Sensor de chuva
Sensor Crepuscular
Novo Sensor de estacionamento traseiro
AerofĂ³lio traseiro
Antena na parte traseira do teto
Brake light
CĂ¢mera de marcha Ă  rĂ© multivisĂ£o
Farol de neblina
Lanternas traseiras em LED
Maçanetas externas cromadas
PĂ¡ra-brisa dĂ©gradĂ©
Retrovisores elĂ©tricos na cor do veĂ­culo com indicador de direĂ§Ă£o
Rebatimento elĂ©trico dos retrovisores em funĂ§Ă£o Tilt Down no retrovisor do lado do passageiro
Rack de teto
Acendimento AutomĂ¡tico de farĂ³is
Design com detalhe metalizado nos alto-falantes e maçanetas internas
Volante com acabamento em couro*
Alavanca interna de abertura do bocal de abastecimento
Acabamento Soft-touch na moldura do painel
Acabamento em couro* no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço das portas
TransmissĂ£o com acabamento em couro*
Bluetooh para ligações (HFT - Hands Free Telephone) e reproduĂ§Ă£o de mĂºsicas com ajustes no volante com "Voice Tag"
Apoio para os pés
Ar-condicionado com digital touchscreen
EPB - Eletric Parking Brake (freio de estacionamento eletrĂ´nico)
Sistema Brake Hold
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro reclinĂ¡veis, bipartidos (60/40)
Bancos com sistema de rebatimento ULT
Coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel em altura e profundidade
Console central elevado com porta copos
Descansa-braço dianteiro com compartimento
Desembaçador do vidro traseiro
Detalhes das portas e maçanetas internas cromados
Display multimĂ­dia com tela de 7'' multi touchscreen com navegador GPS
Encosto de cabeça para todos os ocupantes
Entrada HDMI e 2 conexões USB para MP3 players, pen drive e iPod/iPhone/iPad
IluminaĂ§Ă£o interna dianteira individual
Limpador de pĂ¡ra-brisa com funĂ§Ă£o intermitente + variĂ¡vel
Painel com computador de bordo multifunções
PĂ¡ra-sĂ³is com espelho de vaidade com motorista e passageiro com iluminaĂ§Ă£o
Piloto automĂ¡tico (cruise control)
Porta-malas** com iluminaĂ§Ă£o interna
Porta-objetos nas portas dianteiras
Porta-revistas atrĂ¡s dos bancos dianteiros do motorista/passageiro
Revestimento dos bancos em couro*
Sistema de Ă¡udio AM/FM com CD player CD/MP#/WMA com 4 alto-falantes + 2 tweeters
Tomada 12 volts x 2
Volante com ajustes do sistema de som
Rebatimento elĂ©trico dos retrovisores e funĂ§Ă£o Tilt Down
Retrovisor com luz repetidora de direĂ§Ă£o em LED
Retrovisor fotocrĂ´mico (antiofuscamento)
Airbags frontais, laterais e de cortinas para motorista e passageiro (6 airbags)
Alarme
Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro
Barras de proteĂ§Ă£o lateral
Cintos de seg. dianteiros de 3 pontos c/ pré-tensionador/ lim. força e reg. Altura
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos para todos os ocupantes
Chave do tipo canivete com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos
Disco de freio nas 4 rodas
Sistema Immobilizer
Freio com Sistema ABS e ABD (Anti-lock Brake System/Eletronic Brake Distribution)
Sistema HSA (Hill Start Assist - Assistente de partidas em aclive)
Sistema VSA (Vehicle Stability Assist - Assistente de traĂ§Ă£o e estabilidade)
Sistema de fixaĂ§Ă£o de cadeirinha de bebĂª na base do assento traseiro com ancoragem na parte superior para os dois lados
ESS (Emergency Stop Signal)***
Trava de segurança central dos vidros dos passageiros
Trava de segurança nas portas traseiras
Travas elĂ©tricas com travamento automĂ¡tico acima de 15 km/h
Vidros elĂ©tricos com funĂ§Ă£o 1 toque para abertura/fechamento automĂ¡tico e sistema antiesmagamento
ISOFIX - Sistema de fixaĂ§Ă£o de cadeirinha de bebĂª na base do assento traseiro para os dois lados
Estrutura de deformaĂ§Ă£o progressiva ACE™ (Advanced Compatibility Engineering)

*Alguns itens sĂ£o revestidos de couro natural e/ou ecolĂ³gico (couro sintĂ©tico)
**Porta-malas de 437 litros (431 litros acima da tampa do assoalho, mais 6 litros de espaço Ăºtil abaixo da tampa do assoalho)
***O pisca alerta Ă© acionado 3 vezes ao pisar fortemente no pedal de freio