DryCooler 4.0 economiza 100% do consumo de água usada no resfriamento das máquinas

Texto e fotos: Mecalor

No momento em que sustentabilidade é o assunto que mais se discute na sociedade, e o papel da indústria de plástico no consumo consciente, a Mecalor contribui para a solução de parte desse problema com o desenvolvimento de um produto que permite ao setor industrial economizar praticamente 100% do gasto de água utilizada nos processos de fabricação.


O equipamento substitui as torres de resfriamentos das fábricas, utilizadas para represar a água empregada na refrigeração das máquinas que produzem plástico. Esse processo tradicional desperdiça grande quantidade de água, em contrapartida, o DryCooler 4.0 apresenta uma tecnologia diferenciada que traz mais eficiente e economia, tanto na água consumida quanto na energia, reduzindo muito os custos industriais. A versão 4.0 do Drycooler, que será mostrada na Plástico Brasil, possui ainda conectividade e inteligência artificial embutidos.

Indústria 4.0
Equipamentos interconectados que conversam e trocam comandos entre si, armazenam dados na nuvem, identificam defeito e fazem correções sem precisar de ajuda. Essas são as principais características dos chillers 4.0, equipamentos a Mecalor vai apresentar na Plástico Brasil 2019, feira internacional de plástico e borracha. A união do conceito de conectividade, internet, automação industrial e inteligência artificial é a base do desenvolvimento da nova geração e chillers desenvolvida pela Mecalor, em conformidade com os avanços tecnológicos impostos pela indústria 4.0. “Nossos produtos estão preparados para a indústria 4.0. Eles contam com total conectividade e conversam com quem quiser pela internet. A ideia principal da indústria 4.0 é que tudo que está na linha de produção se comunica entre si pela internet. Os nossos chillers permitem acesso total a todo tipo de informação e à distância pode-se mexer em tudo, caso aconteça algum problema”, explica Janos Szego, CEO da Mecalor.
Os chillers 4.0 também contam com tecnologia de inteligência artificial embutida. Por meio de um programa específico, os engenheiros da empresa incorporaram aos equipamentos todo o banco de dados formado por anos de experiência da assistência técnica no atendimento ao cliente. “A ideia foi dotar nossos produtos de uma inteligência artificial que permita o auto aprendizado. Assim, o próprio equipamento consegue avaliar, identificar e consertar problemas básicos e avisar os mais críticos. Por meio da internet, nossos técnicos podem checar essas situações nos demais equipamentos, evitando possíveis paradas”, completa o executivo. Há 60 anos no mercado, a Mecalor fornece soluções de engenharia térmica para a indústria no Brasil e em outros países da América Latina. A empresa atua em diversos setores, sendo os principais: plástico, hospitalar, alimentício, farmacêutico, ar condicionado e automotivo. Neste último, destaca-se pela fabricação de câmaras climáticas para teste em automóveis.