O piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, venceu o GP da Austrália com uma estratégia que estava alinhada com a nossa previsão: do pneu macio para o médio na volta 23
Texto e fotos: Pirelli
Essa mesma estratégia foi usada pelos quatro primeiros, o timing dos pit stops variou com Lewis Hamilton (Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari) parando muito mais cedo que seus companheiros de equipe.
Pontos chave
- O Vettel parou primeiro, isso levou a Mercedes a fazer a troca de Hamilton uma volta depois.
- Enquanto isso, Bottas ficou mais tempo na pista e foi aumentando a diferença para o seu companheiro de equipe.
- O último dos quatro primeiros a fazer a parada foi Max Verstappen na 26ª volta, uma estratégia que garantiu a terceira colocação no pódio.
- O primeiro piloto a conquistar um ponto extra pela a volta mais rápida foi Valtteri Bottas com o composto Médio na penúltima volta.
- Todos os pilotos fizeram apenas uma parada menos as Williams de George Russell (duas) e Robert Kubica (três).
Como cada composto se comportou
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Todos os três compostos suportaram bem as exigências específicas de Albert Park e foram usados extensivamente. Vimos uma interessante variação na estratégia, com os pilotos usando diferentes pneus para diferentes stints e, para os que estão mais abaixo no grid, estratégias alternativas para melhorar suas posições. Nosso objetivo este ano foi fornecer compostos que permitissem aos pilotos ir nas janelas de trocas. O fato de Bottas ter estabelecido a volta mais rápida da corrida de Albert Park quase no final do GP, em uma luta acirrada pelo ponto extra com Verstappen, destaca que esse objetivo foi alcançado”.
Stints por piloto
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