O evento promovido pela montadora
foi o momento certo de conhecer a F-150 e o EcoSport Storm
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
Nessa nossa passagem por este
plano, sĂ³ existem duas coisas que podemos dizer que carregamos pela vida toda e
que realmente sĂ£o nossas: o amor que vocĂª dĂ¡ e recebe e as experiĂªncias que
tivemos na vida. JĂ¡ vivi momentos de intensa paixĂ£o, amores arrebatadores e
estive presente em muitos fatos, alguns deles fazem parte da histĂ³ria contemporĂ¢nea,
mas como sou um eterno apaixonado por mĂ¡quinas e suas variações, posso afirmar
que, atualmente, me sinto no auge por dirigir automĂ³veis tĂ£o
especiais.
Claro que nada Ă© por acaso, foram necessĂ¡rios alguns anos de distĂ¢ncia para que ambos os lados se encontrassem na hora certa da mudança, ganhamos os dois. Fui gentilmente convidado pela Ford para participar de um evento Ăºnico e muito bem organizado em sua pista de testes em TatuĂ, interior de SĂ£o Paulo. O Ford Drive Experience Ă© uma daquelas boas idĂ©ias que surgem de tempos em tempos, mas essa superou as maiores expectativas.
Foi daqui que tirei material para completar minha avaliaĂ§Ă£o do Mustang, que vocĂª pode lembrar AQUI, relembrar outros modelos avaliados e conhecer dois novos em condições de pista e Off Road, com ambos fiquei impressionado.
Vou começar com a gigantesca F-150 Raptor, um carro que nĂ£o serĂ¡ comercializado pela montadora no Brasil, mas pode ser encomendado com importadores independentes. DĂ¡ para notar que o tamanho Ă© pra lĂ¡ de generoso, Ă© aquele tipo de pick-up que os Norte Americanos puxam casa, barco, trailer e ainda colocam na caçamba um quadriciclo alĂ©m da casinha do cachorro, isso para um fim de semana prolongado ou feriado nacional.
Sua parte mecĂ¢nica Ă© muito generosa, o motor Ă© o 3.5 V6 EcoBoost, 450 cv de potĂªncia, torque de 692 Nm, traĂ§Ă£o 4X4 com transferĂªncia de torque sob demanda, sistema de gerenciamento de terreno com 6 modos de conduĂ§Ă£o, Trail Control, SuspensĂ£o dianteira independente, amortecedores Fox Racing Shox™, Start/Stop e rodas de alumĂnio forjado com pneus All-Terrain de17” ,
a F-150 Raptor Ă© na verdade a melhor
pick-up de alta performance do mercado americano.
Claro que tive o prazer de dirigir essa maravilha da engenharia no circuito feito na terra no complexo da pista de TatuĂ, antes, para conhecer a garota, uma volta rĂ¡pida em estrada de terra com os pilotos de teste, depois vim para o percurso que era curto e desafiador em terra fofa e vermelha, aquela que vive soltando quando vocĂª passa.
A F-150 Raptor jĂ¡ Ă© espantosa quando se entra e dĂ¡ de cara com aquele painel muitĂssimo bem desenhado e com todos os controles muito prĂ³ximos das mĂ£os. As imensas janelas e os espelhos generosos permitem que quase todos os pontos do veĂculo sejam enxergados, em um ajuste perfeito dos bancos e do volante, seus sistemas eletrĂ´nicos controlam e corrigem eventuais falhas quando se estĂ¡ dirigindo, dĂ¡ atĂ© pra abusar um pouco nas curvas mais fechadas.
O formato da pista lembra muito um violĂ£o, tem uma reta mais longa com uma pequena chicane que Ă© sonoramente desconsiderada, uma generosa parabĂ³lica que deve ser feita de pĂ© no fundo, depois inicia uma descida com mais uma chicane ignorada e algumas curvas de baixa que levam de volta para a reta. Para quem dirige a F-150 Raptor Ă© como se estivesse em uma pista plana, lisa e sem nenhum tipo de “pegadinha” tamanha facilidade com que esse percurso Ă© feito, na maior parte do tempo de pĂ© embaixo!
É um sonho possĂvel de realizar, basta vocĂª encontrar um importador que nĂ£o queira sua alma nem seu couro para trazer esse espetacular representante da indĂºstria automotiva Norte Americana, vocĂª ler a ficha tĂ©cnica da F-150 Raptor no fim da reportagem.
A segunda surpresa ficou por conta do novo EcoSport Storm, um utilitĂ¡rio esportivo com traĂ§Ă£o 4WD inteligente e transmissĂ£o automĂ¡tica que chegou para ser referencia no segmento que ele disputa, aliĂ¡s, Ă© um dos mais concorridos atualmente, esse novo SUV tem alguns elementos que sĂ£o importados do design da F-150 Raptor.
JĂ¡ fazia tempo que nĂ£o nos encontrĂ¡vamos, a Ăºltima vez foi em 2016 e vocĂª pode lembrar AQUI, de lĂ¡ pra cĂ¡ deu para notar que muita coisa mudou nesse modelo que ainda faz muito sucesso no Brasil.
O EcoSport Storm Ă© um carro exclusivo, ele foi criado com grande capacidade de rodagem e conforto tanto em trilhas quanto na cidade, Ă© um SUV desenvolvido exclusivamente para o Brasil e equipado com o que tem de melhor.
A parte mecĂ¢nica tem o motor 2.0 Direct Flex com injeĂ§Ă£o direta de combustĂvel, gera 176/170 cv com etanol/gasolina e torque de 221/202 Nm, faz0 a 100 km/h em 10,7 segundos e
atinge a velocidade mĂ¡xima de 180
km , transmissĂ£o automĂ¡tica de seis velocidades, suspensĂ£o
traseira independente Multilink e sistema
de traĂ§Ă£o inteligente 4WD (4 Wheel
Drive) que funciona sob demanda, sem a necessidade intervenĂ§Ă£o do motorista, controle
inteligente de torque (ITCC) e direĂ§Ă£o elĂ©trica com calibraĂ§Ă£o exclusiva.
NĂ£o tive a oportunidade de avaliar o modelo em terreno off road, mas fiquei liberado para usar e abusar no mesmo traçado da pista de TatuĂ que foi usado quando avaliei o Mustang. Foram tambĂ©m 3 voltas rĂ¡pidas, a diferença dos carros indica para nossa consciĂªncia ter prudĂªncia, mas na pista de testes dĂ¡ pra arrancar alguma coisinha a mais nĂ©? Sabe que deu atĂ© para assustar?
Engana-se quem pensa que o EcoSport Storm Ă© um daqueles SUV´s com cara de vilĂ£o e jeito de bobĂ£o, o motor enche muito rĂ¡pido e ele jĂ¡ começa a ficar arisco pra engolir as retas e se mostrar equilibrado nas curvas. Na primeira volta deixei trocar as marchas sozinhas de acordo com o mapeamento original, nĂ£o teve moleza nem ele se fez de besta, as trocas precisas, rĂ¡pidas e sem derrubar a velocidade fazem dele um garoto bem nervosinho.
Nas outras voltas decidi fazer as trocas manualmente atravĂ©s dos Paddle Shift, pra dar um tempero um pouco mais esportivo, sacou? E nĂ£o Ă© que o EcoSport Storm nĂ£o se acovardou? Sempre com o pĂ© no fundo ele sobe de giro rĂ¡pido e engole as retas sem nenhum problema, a minha dĂºvida era, em velocidade bem mais alta qual serĂ¡ o comportamento dele nas curvas e chicanes?
É aĂ que entra a eletrĂ´nica embarcada que vai te “consertando”, manda pra cada roda a traĂ§Ă£o necessĂ¡ria para nĂ£o se perder a traseira nem sair de frente, antes da curva Ă© sĂ³ mesmo um rĂ¡pido toque no freio para ajudar na reduĂ§Ă£o, daĂ jĂ¡ dĂ¡ pra acelerar na saĂda da chicane ou no inĂcio da curva com toda segurança e sentido que o carro ficou o tempo todo nas suas mĂ£os.
NĂ£o avaliei em condições de uso diĂ¡rio, foi apenas na pista e vou ficar devendo as demais impressões, mas dĂ¡ para garantir que o EcoSport Storm tem tudo para agradar. Ele jĂ¡ estĂ¡ sendo comercializado no Brasil desde o ano passado, tem preço sugerido de R$ 105.290, no descritivo abaixo vocĂª pode encontrar todos os detalhes de mecĂ¢nica, equipamentos e opcionais que o modelo oferece.
Tem dias que sĂ£o assim, completos e especiais na hora de andar nas pistas com carros tĂ£o diferentes, eles sĂ£o de uma mesma famĂlia que quando resolve receber faz seu dia muito mais especial, e torna a experiĂªncia inesquecĂvel.
Claro que nada Ă© por acaso, foram necessĂ¡rios alguns anos de distĂ¢ncia para que ambos os lados se encontrassem na hora certa da mudança, ganhamos os dois. Fui gentilmente convidado pela Ford para participar de um evento Ăºnico e muito bem organizado em sua pista de testes em TatuĂ, interior de SĂ£o Paulo. O Ford Drive Experience Ă© uma daquelas boas idĂ©ias que surgem de tempos em tempos, mas essa superou as maiores expectativas.
Foi daqui que tirei material para completar minha avaliaĂ§Ă£o do Mustang, que vocĂª pode lembrar AQUI, relembrar outros modelos avaliados e conhecer dois novos em condições de pista e Off Road, com ambos fiquei impressionado.
Vou começar com a gigantesca F-150 Raptor, um carro que nĂ£o serĂ¡ comercializado pela montadora no Brasil, mas pode ser encomendado com importadores independentes. DĂ¡ para notar que o tamanho Ă© pra lĂ¡ de generoso, Ă© aquele tipo de pick-up que os Norte Americanos puxam casa, barco, trailer e ainda colocam na caçamba um quadriciclo alĂ©m da casinha do cachorro, isso para um fim de semana prolongado ou feriado nacional.
Sua parte mecĂ¢nica Ă© muito generosa, o motor Ă© o 3.5 V6 EcoBoost, 450 cv de potĂªncia, torque de 692 Nm, traĂ§Ă£o 4X4 com transferĂªncia de torque sob demanda, sistema de gerenciamento de terreno com 6 modos de conduĂ§Ă£o, Trail Control, SuspensĂ£o dianteira independente, amortecedores Fox Racing Shox™, Start/Stop e rodas de alumĂnio forjado com pneus All-Terrain de
Claro que tive o prazer de dirigir essa maravilha da engenharia no circuito feito na terra no complexo da pista de TatuĂ, antes, para conhecer a garota, uma volta rĂ¡pida em estrada de terra com os pilotos de teste, depois vim para o percurso que era curto e desafiador em terra fofa e vermelha, aquela que vive soltando quando vocĂª passa.
A F-150 Raptor jĂ¡ Ă© espantosa quando se entra e dĂ¡ de cara com aquele painel muitĂssimo bem desenhado e com todos os controles muito prĂ³ximos das mĂ£os. As imensas janelas e os espelhos generosos permitem que quase todos os pontos do veĂculo sejam enxergados, em um ajuste perfeito dos bancos e do volante, seus sistemas eletrĂ´nicos controlam e corrigem eventuais falhas quando se estĂ¡ dirigindo, dĂ¡ atĂ© pra abusar um pouco nas curvas mais fechadas.
O formato da pista lembra muito um violĂ£o, tem uma reta mais longa com uma pequena chicane que Ă© sonoramente desconsiderada, uma generosa parabĂ³lica que deve ser feita de pĂ© no fundo, depois inicia uma descida com mais uma chicane ignorada e algumas curvas de baixa que levam de volta para a reta. Para quem dirige a F-150 Raptor Ă© como se estivesse em uma pista plana, lisa e sem nenhum tipo de “pegadinha” tamanha facilidade com que esse percurso Ă© feito, na maior parte do tempo de pĂ© embaixo!
É um sonho possĂvel de realizar, basta vocĂª encontrar um importador que nĂ£o queira sua alma nem seu couro para trazer esse espetacular representante da indĂºstria automotiva Norte Americana, vocĂª ler a ficha tĂ©cnica da F-150 Raptor no fim da reportagem.
A segunda surpresa ficou por conta do novo EcoSport Storm, um utilitĂ¡rio esportivo com traĂ§Ă£o 4WD inteligente e transmissĂ£o automĂ¡tica que chegou para ser referencia no segmento que ele disputa, aliĂ¡s, Ă© um dos mais concorridos atualmente, esse novo SUV tem alguns elementos que sĂ£o importados do design da F-150 Raptor.
JĂ¡ fazia tempo que nĂ£o nos encontrĂ¡vamos, a Ăºltima vez foi em 2016 e vocĂª pode lembrar AQUI, de lĂ¡ pra cĂ¡ deu para notar que muita coisa mudou nesse modelo que ainda faz muito sucesso no Brasil.
O EcoSport Storm Ă© um carro exclusivo, ele foi criado com grande capacidade de rodagem e conforto tanto em trilhas quanto na cidade, Ă© um SUV desenvolvido exclusivamente para o Brasil e equipado com o que tem de melhor.
A parte mecĂ¢nica tem o motor 2.0 Direct Flex com injeĂ§Ă£o direta de combustĂvel, gera 176/170 cv com etanol/gasolina e torque de 221/202 Nm, faz
NĂ£o tive a oportunidade de avaliar o modelo em terreno off road, mas fiquei liberado para usar e abusar no mesmo traçado da pista de TatuĂ que foi usado quando avaliei o Mustang. Foram tambĂ©m 3 voltas rĂ¡pidas, a diferença dos carros indica para nossa consciĂªncia ter prudĂªncia, mas na pista de testes dĂ¡ pra arrancar alguma coisinha a mais nĂ©? Sabe que deu atĂ© para assustar?
Engana-se quem pensa que o EcoSport Storm Ă© um daqueles SUV´s com cara de vilĂ£o e jeito de bobĂ£o, o motor enche muito rĂ¡pido e ele jĂ¡ começa a ficar arisco pra engolir as retas e se mostrar equilibrado nas curvas. Na primeira volta deixei trocar as marchas sozinhas de acordo com o mapeamento original, nĂ£o teve moleza nem ele se fez de besta, as trocas precisas, rĂ¡pidas e sem derrubar a velocidade fazem dele um garoto bem nervosinho.
Nas outras voltas decidi fazer as trocas manualmente atravĂ©s dos Paddle Shift, pra dar um tempero um pouco mais esportivo, sacou? E nĂ£o Ă© que o EcoSport Storm nĂ£o se acovardou? Sempre com o pĂ© no fundo ele sobe de giro rĂ¡pido e engole as retas sem nenhum problema, a minha dĂºvida era, em velocidade bem mais alta qual serĂ¡ o comportamento dele nas curvas e chicanes?
É aĂ que entra a eletrĂ´nica embarcada que vai te “consertando”, manda pra cada roda a traĂ§Ă£o necessĂ¡ria para nĂ£o se perder a traseira nem sair de frente, antes da curva Ă© sĂ³ mesmo um rĂ¡pido toque no freio para ajudar na reduĂ§Ă£o, daĂ jĂ¡ dĂ¡ pra acelerar na saĂda da chicane ou no inĂcio da curva com toda segurança e sentido que o carro ficou o tempo todo nas suas mĂ£os.
NĂ£o avaliei em condições de uso diĂ¡rio, foi apenas na pista e vou ficar devendo as demais impressões, mas dĂ¡ para garantir que o EcoSport Storm tem tudo para agradar. Ele jĂ¡ estĂ¡ sendo comercializado no Brasil desde o ano passado, tem preço sugerido de R$ 105.290, no descritivo abaixo vocĂª pode encontrar todos os detalhes de mecĂ¢nica, equipamentos e opcionais que o modelo oferece.
Tem dias que sĂ£o assim, completos e especiais na hora de andar nas pistas com carros tĂ£o diferentes, eles sĂ£o de uma mesma famĂlia que quando resolve receber faz seu dia muito mais especial, e torna a experiĂªncia inesquecĂvel.
Ficha TĂ©cnica F-150
Raptor
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