O SUV da montadora americana ganhou em conforto com a adição do câmbio automático

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford

Esse menino nasceu em 2003 e deu muita dor de cabeça para concorrência desde então. O estilo SUV, carro alto que agradou em cheio as mulheres e quem procurava um modelo meio diferentão dos tradicionais sedãs e hatchs do mercado, logo se transformou em objeto de desejo e ajudou muito a Ford na sua recuperação no mercado.


Em 2012, ainda sem o site BorrachaTV On-Line em operação, eu participei do lançamento da versão completamente renovada do Novo EcoSport para o Portal Motorcar, foi quando o patinho feio se transformou em cisne e virou definitivamente um carro mundial. Agora, durante uma semana, eu pude testar a nova versão que mescla a economia do motor 1.6 com o conforto do câmbio automático, um ganho enorme para quem utiliza o carro no dia-a-dia na cidade e mesmo em rodovias.


Na cidade o carro impõe respeito, pelo tamanho, altura e beleza de suas linhas, o motor 1.6 Ti-VCT tem respostas rápidas e precisas, é produzido com bloco de alumínio, tem 131 cavalos de potência com etanol e 129 cavalos com gasolina e transmissão automática seqüencial. O teste foi realizado com o carro abastecido com Etanol, e na cidade conseguiu a marca de 8,7 km/l, segundo dados do computador de bordo.


Mesmo com seu tamanho generoso, é um carro fácil de manobrar e encontrar vaga em estacionamentos não é um grande problema. O conforto interno é ótimo, quem viaja em qualquer que seja a posição, não encontra obstáculos nem se sente “apertado”, suas medidas internas são generosas e os elementos bem distribuídos.


Nos itens de conforto e segurança ele tem ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, farol de neblina, computador de bordo, chave de segurança MyKey e sistema SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, que faz uma chamada automática ao SAMU em caso de colisão com acionamento dos airbags ou corte de combustível.


Na estrada, seu desempenho é surpreendente, utilizando a rodovia Fernão Dias em direção ao sul de Minas Gerais, o comportamento é semelhante ao de um veículo com motorização maior. São poucas as reduções de marcha que ele faz mesmo nas subidas ou ultrapassagens, a estabilidade e a segurança nas curvas mais fechadas e de velocidade menor, quase nem são notadas por quem dirige nem mesmo quem viaja como carona. Seu desempenho impressiona assim como o consumo, que na estrada ficou em torno de 11,4 km/l, dados do computador de bordo.


O carro já sai de fábrica bem equipado e ainda possibilita algumas opções nas versões oferecidas, tais como rodas de liga leve 15” e 16”, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sensor de estacionamento traseiro, entre outros. O preço sugerido para a versão automática é a partir de R$74.490,00 (junho/16) e a Ford oferece ao comprador facilidades como Serviços Rápidos, Assistência 24 horas, Revisão Preço Fixo, Serviços Online, enfim, tudo de bom e de melhor para você ter neste que é um dos carros mais desejado do Brasil.


Ficha Técnica