O SUV da montadora americana
ganhou em conforto com a adição do câmbio automático
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
Esse menino nasceu em 2003 e deu
muita dor de cabeça para concorrência desde então. O estilo SUV, carro alto que agradou em cheio as
mulheres e quem procurava um modelo meio diferentão dos tradicionais sedãs e
hatchs do mercado, logo se transformou em objeto de desejo e ajudou muito a Ford na sua recuperação no mercado.
Em 2012, ainda sem o site BorrachaTV
On-Line em operação, eu participei do lançamento da versão completamente
renovada do Novo
EcoSport para o Portal Motorcar,
foi quando o patinho feio se transformou em cisne e virou definitivamente um
carro mundial. Agora, durante uma semana, eu pude testar a nova versão que
mescla a economia do motor 1.6 com o conforto do câmbio automático, um ganho
enorme para quem utiliza o carro no dia-a-dia na cidade e mesmo em rodovias.
Na cidade o carro impõe respeito,
pelo tamanho, altura e beleza de suas linhas, o motor 1.6 Ti-VCT tem respostas rápidas
e precisas, é produzido com bloco de alumínio, tem 131 cavalos de potência com
etanol e 129 cavalos com gasolina e transmissão automática seqüencial. O teste
foi realizado com o carro abastecido com Etanol, e na cidade conseguiu a marca
de 8,7 km/l, segundo dados do computador de bordo.
Mesmo com seu tamanho generoso, é
um carro fácil de manobrar e encontrar vaga em estacionamentos não é um grande
problema. O conforto interno é ótimo, quem viaja em qualquer que seja a posição,
não encontra obstáculos nem se sente “apertado”,
suas medidas internas são generosas e os elementos bem distribuídos.
Nos itens de conforto e segurança
ele tem ar-condicionado, direção elétrica, controle de estabilidade e tração,
assistente de partida em rampa, piloto automático, farol de neblina, computador
de bordo, chave de segurança MyKey e sistema SYNC com comandos de voz, AppLink
e Assistência de Emergência, que faz uma chamada automática ao SAMU em caso de
colisão com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
Na estrada, seu desempenho é
surpreendente, utilizando a rodovia Fernão Dias em direção ao sul de Minas
Gerais, o comportamento é semelhante ao de um veículo com motorização maior. São
poucas as reduções de marcha que ele faz mesmo nas subidas ou ultrapassagens, a
estabilidade e a segurança nas curvas mais fechadas e de velocidade menor,
quase nem são notadas por quem dirige nem mesmo quem viaja como carona. Seu desempenho
impressiona assim como o consumo, que na estrada ficou em torno de 11,4 km/l,
dados do computador de bordo.
O carro já sai de fábrica bem
equipado e ainda possibilita algumas opções nas versões oferecidas, tais como
rodas de liga leve 15”
e 16” , vidros
elétricos com abertura e fechamento global, sensor de estacionamento traseiro,
entre outros. O preço sugerido para a versão automática é a partir de R$74.490,00
(junho/16) e a Ford oferece ao
comprador facilidades como Serviços Rápidos, Assistência 24 horas, Revisão
Preço Fixo, Serviços Online, enfim, tudo de bom e de melhor para você ter neste
que é um dos carros mais desejado do Brasil.
Ficha Técnica
0 Comentários