Ícone, sonho de consumo e o carro mais premiado do ano, nada será como antes depois desses dias

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford

Olhar para esse exemplar criado pelas mãos do homem e não sentir pelo menos emoção de se estar perto, significa que você é uma pessoa sem coração, ou como dizem os mais drásticos, seu coração é peludo. Impossível não ver e se apaixonar, mais difícil ainda é olhar o nome e não pensar no animal que ele representa: Mustang são cavalos rápidos, fortes, resistentes e muito corajosos, tem uma visão muito boa e seu coice pode chegar a uma tonelada, isso te lembra algo?


Durante 5 dias que, acredite, passaram voando, eu pude avaliar o Ford Mustang GT Premium, um dos carros mais icônicos criado pela Ford. Desde que foi lançado em 1964 pra cá nunca mais parou de evoluir e se tornou sonho de consumo para quem gosta de Muscle Car, esse Coupé tem tudo (este vem com tudo mesmo!) de mais moderno e poderoso em termos de força e tecnologia.


O desenho é pra lá de charmoso, esta geração do Ford Mustang GT Premium (a 6ª) é considerada a melhor de todas do esportivo, suas linhas são suaves quando vistas de perto, mas é só a gente se afastar um pouco que ele se revela uma fera, o capô baixo com saídas de ar e a grade com ângulo negativo formam o “nariz de tubarão” em conjunto com as luzes de LED com três barras, elas simulam as “guelras” do predador. As rodas de alumínio de 19 polegadas, a traseira com as lanternas de três barras em harmonia com o aerofólio na tampa do porta-malas completam o conjunto, ainda tem o escapamento duplo com quatro ponteiras cromadas, elas indicam que ali ronca e pulsa um motor V8, um ícone de esportividade no mundo.


A parte mecânica é espantosa, tem a terceira geração do motor V8 5.0 Coyote: potência de 466 cv, torque de 556 Nm, bloco de alumínio, válvulas de admissão e exaustão de diâmetro maior, diâmetro dos pistões alargado, duplo comando de válvulas variável Ti-VCT, coletor de admissão refinado, bomba de óleo com pressão variável, os quatro sensores de detonação calibrados para a taxa de compressão maior (12:1), amortecedor viscoso no virabrequim e o sistema de alimentação que combina injeção direta e indireta.


Essa usina de força está acoplada a uma transmissão automática de 10 velocidades que usa fluido de ultrabaixa viscosidade, tem seis embreagens, conversor de torque otimizado e solenóides integrados, a chamada CIDAS (“Casting-Integrated Direct-Acting Solenoid”), “paddle shift” para trocas manuais, freios esportivos de alta performance, radiador com maior capacidade, suspensão adaptativa MagneRide (amortecedores com sistema magnético, suspensão dianteira com duplo “ball joint”, traseira independente Integral Link) e diferencial com sistema de deslizamento limitado, o Ford Mustang GT Premium faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Só a título de curiosidade, um Fórmula 1 faz de 0 a 100 km/h em torno de 2,6 segundos.


O que é dirigir um automóvel desses? É o sonho de todos que admiram e gostam de carros, o Ford Mustang GT Premium é incomparável, pode procurar que não vai achar. Como reles mortal, desfilei com essa jóia pela cidade, não pude ir para a estrada, mas a Ford resolveu esse problema, tivemos um evento na pista de testes que valeu por muitos quilômetros em rodovias! Ele tem uma eletrônica embarcada de última geração, são seis modos de condução com ajustes automáticos de parâmetros: velocidade das trocas de marcha, resposta do acelerador, ajuste de direção, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, suspensão adaptativa e ruído do escapamento.


Desfilar pela cidade de São Paulo é uma experiência sem igual, o Ford Mustang GT Premium chama muito a atenção por onde passa, por várias vezes algumas pessoas ao meu lado, seja em sinais de transito ou mesmo congestionamentos, pediam para eu acelerar o carro só para poderem ouvir o ronco. Chega a ser engraçado, mas é ao mesmo tempo inexplicável e compreensível o amor pela máquina e o carro não decepciona, graças a um tratamento especial, o escapamento tem um sistema de válvula ativa que permite controlar o volume som do escapamento em quatro níveis: Normal, Esportivo, Pista e Silencioso, para a alegria de quem ouve e a enorme vibração de quem espera exatamente isso, barulho de um V8.


Evidentemente que não vou falar aqui de consumo, até porque ele só usa gasolina e seu objetivo é o desempenho, mesmo assim não deu pra ficar assustado, segundo dados do computador de bordo, dirigindo em modo Normal fiz a média de 6,7 km/l, mas quem compra um carro destes não está muito preocupado com o consumo né? Triste são nossas ruas e avenidas que são um castigo para quem tem tanta tecnologia, o Ford Mustang GT Premium se adapta, mas em alguns casos os buracos são obscenos e judiam demais.


Os itens de conforto têm direção elétrica, ar-condicionado automático digital bi-zone, trava e vidros elétricos, chave presencial, partida por botão Ford Power, bancos revestidos em couro, os dianteiros com refrigeração, aquecimento e ajuste elétrico em seis direções, volante multifuncional revestido em couro e aquecido, retrovisor eletrocrômico, painel de instrumentos com tela digital de 12 polegadas, central multimídia SYNC 3 com tela sensível, comandos de voz em português, sistema de navegação com mapas do Brasil, conectividade com CarPlay e Android Auto, Bluetooth, USB, controles de áudio no volante, sistema AppLink, sistema de som Shaker Pro Audio da Sony, iluminação da cabine com 27 opções de cores.


A segurança do Ford Mustang GT Premium teve uma preocupação muito grande, são oito airbags, controle de estabilidade, de tração AdvanceTrac, freios Brembo de alta performance com ABS e EBD, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, assistente de partida em rampa e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga. Para as manobras, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro, alarme antifurto perimétrico, monitoramento individual de pressão dos pneus, Performance Pack, TrackApps e Line Lock, um sistema eletrônico de preaquecimento dos pneus traseiros para arrancadas.


Na pista de testes de Tatuí, a maior da Ford na America Latina, eu pude aproveitar a melhor parte que esse carro oferece, sem medo de ser feliz e acelerando fundo. O traçado foi reduzido, as retas diminuídas e as curvas ficaram menos longas, foram 3 voltas rápidas para ver o que é bom para a tosse! A opção de modo de direção era a Esportivo+ onde a velocidade nas trocas de marcha é mais rápida, o controle de estabilidade faz menos intervenções e a suspensão ganha maior rigidez, a direção e o ruído de escapamento mudam para o padrão esportivo.


Então vamos lá? Sim, vamos! Mesmo com menos eletrônica ativada o Ford Mustang GT Premium é uma coisa impressionante, um verdadeiro carro de corrida, uma “barata nervosa” como diziam os antigos mecânicos da Equipe Fittipaldi de Fórmula 1, ele rasga a reta sem maiores problemas, o motor enche muito rápido e rodar acima dos 3 dígitos no velocímetro é moleza. Nas curvas ele surpreende pelo modo como agarra, fiz as de alta e média velocidade sempre com o pé no fundo, não tem aquela coisa de “rabear” e perder a traseira, ela permanece firme e tracionando. Mesmo com os redutores de velocidade feitos com cones, um movimento rápido de vai e volta com o volante garante uma segurança incrível para quem já está acima dos 170 km/h.


Na última volta resolvi acelerar mais, a curva com mais tangencia que antecede a reta foi feita com pé cravado, quando apontei na entrada já estava passando dos 140 km/h, engolimos a reta inteira com o pé no fundo em 10ª marcha, não olhei todo o tempo para o velocímetro, mas o instrutor que me acompanhava disse que, antes da freada da chicane eu já havia passado de 200 km/h! É um sonho, é uma máquina dócil e ao mesmo tempo forte e nervosa, ela se deixa dominar e dá para extrair tudo que oferece o Ford Mustang GT Premium, ele coloca à disposição tecnologia e desempenho em alto nível e a aventura fica pra lá de emocionante, a velha cabeça com cabelos brancos voa nos pensamentos, o velho coração bate muitas vezes e mais forte, nunca em minha vida dirigi um carro assim nem dessa forma.


Esse esportivo é um dos mais desejados do mundo, são 10 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, é o sonho de consumo de várias gerações, foi imortalizado nas telas com cerca de 3.800 aparições em produções do cinema e da TV e agora está disponível no Brasil.


O Ford Mustang GT Premium tem preço sugerido de R$ 315.900, ele não tem opcionais mas tem uma linha de acessórios originais e produtos licenciados da grife, são 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, Serviços Total Ford, Peças Genuínas Ford, Revisão Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Centro De Atendimento Ford, 350 pontos de venda em todo o território nacional, Seguros Ford, Ford Protect e a certeza que esse automóvel que é produzido exclusivamente na unidade de Flat Rock, no estado americano de Michigan é sim tudo aquilo que falam dele, talvez um pouquinho mais.


Ficha Técnica