O SUV chinĂªs continua com um Ă³timo custo / beneficio, esbarra apenas na enorme concorrĂªncia do segmento

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Existem momentos em que um tempo a sĂ³s pode ajudar mais do que ficar martelando sempre na mesma tecla, aquela coisa de conhecer mais profundamente o par sempre traz mais benefĂ­cios do que causa repulsa, nada como poder dormir, acordar, fazer refeições e passear muito para se ter a certeza que sim, essa serĂ¡ uma Ă³tima companhia para seus dias de sol e chuva.


É esse o sentimento, depois de uma semana andando por vĂ¡rios lugares e descobrindo muitas novidades eu pude chegar a conclusĂ£o que sim, o JAC T40 CVT Ă© o melhor modelo da montadora no Brasil. A aposta de Sergio Habib que pensou em montĂ¡-lo na entĂ£o desejada fĂ¡brica na Bahia vai de encontro ao que eu conferi nos dias atuais, o carro Ă© mesmo pensado para o gosto do brasileiro.


O SUV jĂ¡ havia me surpreendido no lançamento, que vocĂª pode conferir AQUI, mas ficou aquele gostinho de “quero mais” pelo pouco tempo de contato, agora nĂ£o, com mais espaço para avaliaĂ§Ă£o o JAC T40 CVT entrega realmente o que promete.


Vale lembrar que a parte mecĂ¢nica sofreu grande alteraĂ§Ă£o, o motor Ă© novo para poder ser tĂ£o eficiente quanto se deseja, ele agora Ă© 1.6 16V DVVT e sĂ³ a gasolina, tem 138 cv com 17,1 kgfm de torque, Start-Stop e caixa de marcha com 6 velocidades, com essa configuraĂ§Ă£o seu rodar na cidade Ă© muito suave e tranqĂ¼ilo, ele Ă© fĂ¡cil de manobrar e cabe em qualquer vaga de estacionamento sem muito trabalho para estacionar e com sobras pelos lados.


Ele tem alguns itens novos, como o ar condicionado automĂ¡tico, computador de bordo com funĂ§Ă£o auto-diagnose, sistema Start/Stop e um novo quadro de instrumentos, isso ajuda muito na eficiĂªncia do JAC T40 CVT, por exemplo, o liga-desliga Ă© responsĂ¡vel por mais de 15% de economia de combustĂ­vel em situações de trĂ¢nsito pesado, tem tambĂ©m a boa conversa do motor com o cĂ¢mbio, as baixas velocidades da cidade nĂ£o assustam, ele estĂ¡ na maior parte das vezes em 4ª marcha, o que garante rotações baixas e economia, que segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 10,5 km/l, com tudo que tem direito ligado e trĂªs pessoas a bordo.


Na estrada ele pouco mudou minha impressĂ£o desde o teste que fiz na apresentaĂ§Ă£o, o JAC T40 CVT Ă© um carro forte e decidido, tem reações rĂ¡pidas e uma postura muito firme na rodovia. Para avaliar, fiz um rĂ¡pido bate e volta pelo Rodoanel MĂ¡rio Covas entre as rodovias Raposo Tavares e a Rodovia dos Imigrantes, Ă© um trecho de 116 km (58 km por trecho) com asfalto bom, e novo, pouco transito no momento que escolhi e velocidade mĂ¡xima de 100 km/h.


Avaliei o desempenho e o consumo em duas etapas, a primeira entre Imigrantes e Raposo controlando a velocidade com o pĂ© no acelerador sempre perto do limite. Como Ă© uma estrada moderna, as subidas e descidas sĂ£o bem planejadas e carros modernos nĂ£o sofrem muito, nĂ£o existe troca de marcha, fiz o percurso com poucas ultrapassagens e consegui a mĂ©dia de 13,9 km/l, segundo dados do computador de bordo, o mesmo nĂºmero que eu jĂ¡ havia registrado no lançamento.


A gente nota que o JAC T40 CVT Ă© um carro bem moderno se comparado aos seus conterrĂ¢neos que procuram uma boquinha aqui no Brasil, ele tem a vantagem de ser compacto, foi pensado cuidadosamente para nossas estradas e ruas e tem sistemas que garantem segurança (ABS com EBD, BAS, BOS, ESP, TCS, HSA, TPMS) feitos pela Continental, portanto, nĂ£o se trata de mais um chinĂªs, ele tem pedigree.


Voltando ao teste e jĂ¡ no sentido inverso do Rodoanel, usei o Cruise Control e o comportamento do carro foi completamente diferente. Ele fica mais nervoso com as alterações de velocidade que sĂ£o impostas pela mudança na topografia, começa a reduzir as marchas para poder manter o pedido programado, passa a gastar mais e derruba a mĂ©dia para 10,5 km/l, que nĂ£o Ă© um desastre, mas assusta pela diferença e pelo impacto que isso vai causar na autonomia total.


O preço fechado do JAC T40 CVT sofreu um pequeno aumento desde o lançamento atĂ© por conta da montanha russa que se transformou a cotaĂ§Ă£o do dĂ³lar, ele agora custa R$ 72.490, estĂ¡ nas concessionĂ¡rias da marca para se marcar um Test Drive, tĂªm 6 anos de garantia, AssistĂªncia 24 Horas JAC MotorsJAC Total Care, RevisĂ£o com Preço Fechado e briga em um segmento muito disputado com muita gente nervosa, mas nada como a calma oriental para superar dificuldades.


Ficha TĂ©cnica
Itens
Modelo
JAC T40 CVT
VersĂ£o
1.6 16V DVVT Gasolina
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm)
4.135 × 1.750 × 1.568
Entre eixos (mm)
2.490
Peso em ordem de marcha (kg)
1.220
Capacidade do porta-malas (L)
450
Capacidade do tanque de combustĂ­vel (l)
42
MotorizaĂ§Ă£o
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1.590
DiĂ¢metro (mm)
75,0
Curso (mm)
90,0
Comando de vĂ¡lvulas
DOHC 16V DVVT
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
138/6.000
Torque MĂ¡ximo (Nm/rpm)
168/4.000 (Gasolina)
Taxa de compressĂ£o
10,5:1
TransmissĂ£o
AutomĂ¡tica, tipo CVT, com 6 marchas virtuais
Suspensões
Dianteira
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira
Semi-independente, eixo de torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sĂ³lidos na traseira
Rodas
Pneus
205/55 R16
Rodas
Em liga de alumĂ­nio 16"
Performance
Velocidade mĂ¡xima
190 km/h
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h
11,1 segundos