O SUV chega de motor novo, câmbio novo, painel novo, só não mudou o excelente custo / benefício

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira / JAC Motors

Nem sempre dar um passo para traz significa dar dois para frente, esse ditado popular esquece que, se for muito longo à ré pode ser que para frente demore a dar resultado. Quando do surgimento do Inovar Auto, as importadoras de veículos passaram por maus bocados, viram suas vendas despencarem assustadoramente e tiveram que se adaptar a uma nova realidade: o que vendiam em 15 dias deveriam vender em 1 ano, isso se não quisessem pagar mais imposto. Pode isso?


Serviu de lição, e essas só surtem efeito se forem realmente aprendidas, fazer o dever de casa se tornou uma obrigação e uma forma de sobreviver na selva que virou o mercado de automóveis no Brasil. Eu fui gentilmente convidado para mais um lançamento da JAC Motors, desta vez não se tratava de um carro novo, mas sim de um carro que já faz sucesso com mecânica nova. A SHC, importadora do modelo, baseada nos resultados excelentes que conseguiu com a versão mecânica, que você pode lembrar quando foi lançado AQUI e a avaliação que fiz AQUI, resolveu ousar e trazer o modelo com o tão sonhado câmbio automático e de quebra com um motor mais forte.


O JAC T40 CVT chegou realmente para abalar o mercado de SUV importado, a parte mecânica sofreu uma grande alteração tanto no propulsor quanto no câmbio, ele agora tem motor 1.6 16V DVVT somente a gasolina e que gera potência de 138 cv com 17,1 kgfm de torque, Start-Stop, discos ventilados na frente e sólidos na traseira e caixa de marcha com 6 velocidades. De quebra, ainda ganhou um painel de instrumentos e acabamento completamente novos. Segundo Sergio Habib “o mercado de automóveis está começando a se recuperar, deve crescer de 15 % a 20% este ano e os SUV representam uma enorme fatia do total de carros vendidos no Brasil, as versões com câmbio automático já representam 83,4% das vendas do segmento então, temos muito para crescer”.


Com o garoto devidamente apresentado, vamos testar? Estavamos em quatro pessoas no JAC T40 CVT, saindo do ponto de encontro no Memorial da América Latina, logo caímos na Marginal Tietê, pegamos a Rodovia Castelo Branco em direção à cidade de Itu onde iríamos conhecer os pormenores do novo veículo. O importante foi poder andar em todas as posições disponíveis (motorista, carona e atrás) e conferir o conforto que o carro proporciona.


Na primeira parte optei por viajar atrás, a distância dos bancos da frente é generosa e permite até esticar as pernas, ele é confortável e o nível de ruído muito baixo, pudemos conversar durante toda a viagem, sem gritar nem deixar de ouvir os outros. No banco do carona, mesmo com um passageiro atrás, o conforto é ótimo, a anatomia e o acabamento (todos são revestidos em couro ecológico) permitem uma viagem tranqüila e muito agradável.


Na minha vez de dirigir, optei por testar o JAC T40 CVT na estrada e depois nas ruas da cidade, isso para se ter uma melhor idéia do que a montadora chinesa estava oferecendo. Na Rodovia Castelo Branco ele se comporta com muita firmeza, é um carro de dimensões generosas e tem aquela sopa de letras de sistemas que garantem segurança (ABS com EBD, BAS, BOS, ESP, TCS, HSA, TPMS) tornando a viagem muito mais tranqüila e sempre monitorada pelo Computador de Bordo com função de Auto-Diagnose.


O novo motor tem uma resposta muito rápida em velocidades mais altas, sobe de giro facilmente e não fica trocando marchas indefinidamente, mesmo com o Ar Condicionado com regulagem automática de temperatura ligado o tempo todo. Avaliei o desempenho e o consumo em duas etapas, a primeira controlando a velocidade com o pé no acelerador e a outra usando o Cruise Control. Na primeira deu para ficar impressionado com os 13,9 km/l, segundo dados do computador de bordo, um número muito bom se consideramos que havia mais 350 kg de peso extra (os passageiros!).


Na metade do caminho optei por usar o Cruise Control, esse teste já faço com outros modelos para realmente medir a diferença e o custo/beneficio de se usar o apêndice eletrônico. O JAC T40 CVT se comporta de modo muito diferente, claro, a intenção é manter sempre a mesma velocidade em qualquer situação, seja subida ou descida. Foi quando notei que ele começava a reduzir marcha para poder acompanhar o pedido programado e isso tem um preço, a média caiu para 11,5 km/l, nada assustadora, mas que acaba baixando a autonomia.


Mas, e sempre existe um mas, se você optar por uma velocidade menor que o limite da estrada (no caso era de 120 km/h) e resolver viajar apreciando a paisagem, ele vai te recompensar: baixei o limite programado para 100 km/h e a média aumentou para 12,8 km/l. Esse tipo de comportamento “gastão” eu já havia notado em outros modelos de automóveis de outras montadoras, mas foi a primeira vez que um veículo teve outra resposta se for programado com menos velocidade, isso mostra uma grande evolução também na escolha dos sistemas que são utilizados na montagem do carro.


Chegando em São Paulo, o transito nosso de cada dia estava presente na volta ao Memorial, aí o JAC T40 CVT mostra uma característica muito particular de ser bom de rua também. Graças a sua altura generosa e a suspensão mais firme, as imperfeições do asfalto e a grandes valetas são transpostas com muita tranqüilidade, não transferindo para o interior do veículo quase nenhum solavanco. O sistema Start-Stop influência muito na economia de combustível, segundo dados dos fabricantes deste sistema, o gasto diminui cerca de 12% com ele em funcionamento.


Com isso ele atingiu a marca, segundo dados do computador de bordo, de ótimos 10,1 km/l, com tráfego pesado e ruas de velocidade baixas. Não é exagero afirmar que, é sim o melhor carro de origem chinesa que é vendido no Brasil, não fica devendo nada a outros modelos mais caros e com menos tecnologia embarcada, o segmento onde ele está inserido está se tornando muito competitivo e a menina dos olhos de muitas montadoras, o JAC T40 CVT chegou primeiro, melhor e muito mais preparado para esse novo tempo.


Com preço inicial fechado de R$ 69.990, o JAC T40 CVT já está nas 30 concessionárias da marca, que deve aumentar esse número para 40 em breve e que pretende vender cerca de 600 unidades por mês, tem 6 anos de garantia, Test Drive, Assistência 24 Horas JAC Motors, JAC Total Care, Revisão com Preço Fechado e a certeza que a evolução chinesa na mobilidade já é uma realidade e tem agora seu melhor representante.


Ficha Técnica 
Itens
Modelo
JAC T40 CVT
Versão
1.6 16V DVVT Gasolina
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm)
4.135 × 1.750 × 1.568
Entre eixos (mm)
2.490
Peso em ordem de marcha (kg)
1.220
Capacidade do porta-malas (L)
450
Capacidade do tanque de combustível (l)
42
Motorização
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1.590
Diâmetro (mm)
75,0
Curso (mm)
90,0
Comando de válvulas
DOHC 16V DVVT
Potência Máxima (cv/rpm)
138/6.000             
Torque Máximo (Nm/rpm)
168/4.000 (Gasolina)                                                  
Taxa de compressão
10,5:1
Transmissão
Automática, tipo CVT, com 6 marchas virtuais
Suspensões
Dianteira
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira
Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas
Pneus
205/55 R16
Rodas
Em liga de alumínio 16"
Performance
Velocidade máxima
190 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
11,1 segundos


Equipamentos
  • Ar condicionado Automático
  • Cruise Control com comandos no volante
  • Computador de Bordo
  • Função GSI (Indicador de troca de marchas)
  • Lâmpadas halógenas
  • Faróis com acendimento automático e regulagem elétrica de altura do facho
  • Faróis com “Follow Me Home”
  • DLR (LED diurno)
  • Faróis de neblina (dianteira)
  • Lanterna de neblina (traseira)
  • Brake-light
  • Alças de segurança dianteiras e traseiras
  • Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro)
  • Retrovisor interno antiofuscante
  • Bancos revestidos em couro ecológico
  • Airbag duplo frontal
  • Portas com barras de proteção lateral
  • Aviso de cinto não acoplado
  • Imobilizador
  • Travamento automático das portas a 15 km/h
  • Freio ABS com EBD
  • BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico)
  • BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio)
  • ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade)
  • TCS - Traction Control System (controle eletrônico de tração)
  • HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas)
  • TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus)
  • Sistema JAC Connect Front Camera
  • Sensor de capô aberto
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Computador de bordo com auto-diagnose
  • Câmera de ré
  • Kit multimídia com tela de 8"
  • Bluetooth
  • Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro
  • Isofix
  • Caliper vermelho dianteiro e traseiro
  • Rack de teto