- Max Verstappen vence a corrida mexicana enquanto Lewis Hamilton conquista o pentacampeonato, ambos usando diferentes estratégias de duas paradas;
- Alta degradação, mas Raikkonen termina no pódio com apenas uma parada e usando o Supersoft por 54 voltas;
- O teste final de desenvolvimento dos pneus para 2019 será na terça-feira com os carros da Sauber, seguido por uma simulação de corrida feita por Tatiana Calderon.
Com alta degradação dos pneus provocada pelo ar rarefeito em altitudes elevadas que privou carros de downforce, houve uma mistura de estratégias de uma, duas e até três paradas como foi o caso da Mercedes de Valtteri Bottas, que chegou em quinto e marcou a volta mais rápida do grande prêmio.
Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida com uma estratégia de duas paradas, porém o quarto lugar para Lewis Hamilton, que também fez duas paradas, foi suficiente para o piloto da Mercedes conquistar o quinto título. Cinco dos 10 finalistas fizeram apenas uma parada, incluindo três pilotos que começaram a corrida com o pneu Hypersoft e completaram com Supersoft depois de um stint muito longo. Kimi Raikkonen foi outro piloto que completou uma prova extremamente longa de 54 voltas com Supersoft, ele começou com o Ultrasoft. No total, haviam seis estratégias diferentes no top 10. A Pirelli agora permanece no México para um teste final de desenvolvimento em 2019 na terça-feira, com Antonio Giovinazzi pilotando para a Sauber, depois, a piloto colombiana Tatiana Calderon fará sua estréia na Fórmula 1 em uma corrida simulada.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Do ponto de vista da gestão de pneus, foi uma corrida complicada, com duas paradas confirmadas como a estratégia vencedora, mas também com muitos pilotos que optaram por parar apenas uma vez. Desde o início, as equipes tiveram que gerenciar pneus, degradação e granulação, com várias abordagens diferentes. Na verdade, nenhum dos três melhores times usou estratégias idênticas com os dois carros, um sinal que era muito difícil definir a tática. Como esperado, as equipes também tiveram que reagir às circunstâncias da corrida, com Safety Cars virtuais aumentando a complexidade da estratégica. Parabéns a Lewis Hamilton e Mercedes pelo merecido campeonato de pilotos após uma temporada dominante”.
Comportamento dos pneus durante a corrida
Stints por piloto
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