• Max Verstappen vence a corrida mexicana enquanto Lewis Hamilton conquista o pentacampeonato, ambos usando diferentes estratégias de duas paradas;
  • Alta degradação, mas Raikkonen termina no pódio com apenas uma parada e usando o Supersoft por 54 voltas;
  • O teste final de desenvolvimento dos pneus para 2019 será na terça-feira com os carros da Sauber, seguido por uma simulação de corrida feita por Tatiana Calderon.
Texto e fotos: Pirelli

Com alta degradação dos pneus provocada pelo ar rarefeito em altitudes elevadas que privou carros de downforce, houve uma mistura de estratégias de uma, duas e até três paradas como foi o caso da Mercedes de Valtteri Bottas, que chegou em quinto e marcou a volta mais rápida do grande prêmio.


Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida com uma estratégia de duas paradas, porém o quarto lugar para Lewis Hamilton, que também fez duas paradas, foi suficiente para o piloto da Mercedes conquistar o quinto título. Cinco dos 10 finalistas fizeram apenas uma parada, incluindo três pilotos que começaram a corrida com o pneu Hypersoft e completaram com Supersoft depois de um stint muito longo. Kimi Raikkonen foi outro piloto que completou uma prova extremamente longa de 54 voltas com Supersoft, ele começou com o Ultrasoft. No total, haviam seis estratégias diferentes no top 10. A Pirelli agora permanece no México para um teste final de desenvolvimento em 2019 na terça-feira, com Antonio Giovinazzi pilotando para a Sauber, depois, a piloto colombiana Tatiana Calderon fará sua estréia na Fórmula 1 em uma corrida simulada.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Do ponto de vista da gestão de pneus, foi uma corrida complicada, com duas paradas confirmadas como a estratégia vencedora, mas também com muitos pilotos que optaram por parar apenas uma vez. Desde o início, as equipes tiveram que gerenciar pneus, degradação e granulação, com várias abordagens diferentes. Na verdade, nenhum dos três melhores times usou estratégias idênticas com os dois carros, um sinal que era muito difícil definir a tática. Como esperado, as equipes também tiveram que reagir às circunstâncias da corrida, com Safety Cars virtuais aumentando a complexidade da estratégica. Parabéns a Lewis Hamilton e Mercedes pelo merecido campeonato de pilotos após uma temporada dominante”.

Comportamento dos pneus durante a corrida

Stints por piloto