Confira um roteiro especial para Lucerna e o Monte Titlis e conheça o melhor da Suíça Central
Texto e fotos: Schwyz Tourism
Um dos pontos mais conhecidos da Suíça, a charmosa cidade de Lucerna é rodeada pelos Alpes, localizada em um incrível panorama de montanhas e lagos, e oferece opções variadas para quem deseja conhecer o estilo de vida tipicamente suíço. Seja a paisagem privilegiada pela natureza, a arquitetura peculiar ou a ampla sugestão de atividades culturais, Lucerna é o ponto de partida ideal, e um dos mais belos, para aproveitar passeios inesquecíveis pela Suíça Central.
Durante o inverno, no período pré-natalino, a cidade fica ainda mais bonita e atrativa. Decorada com temática de fim de ano, luzes brilham nas ruas e pontes, refletindo na água do lago. Um ótimo incentivo para fazer as malas e montar um roteiro de viagem com muitas opções de lazer.
No primeiro dia de visita, o turista já se encanta com as tradições natalinas da cidade. O presépio em frente à prefeitura com figuras em tamanho real e o famoso Weihnachtshotel Seeburg, hotel decorado com 300.000 luzes durante a temporada, contribuem para essa atmosfera encantadora. Uma dica é aproveitar o dia para conhecer os Mercados Natalinos, com suas barracas de artesanatos, comidas típicas, artefatos de Natal e toda a simbologia especial que a cidade oferece nesse período.
Aproveitando o clima de Natal, que tal se presentear com o famoso chocolate suíço? A Aeschbac Chocolatier, fábrica de chocolates da loja Aeschbach, mostra os segredos do ingrediente mais gostoso do mundo e promove uma visita interativa, onde o visitante pode, além de provar, fazer o seu próprio chocolate. Depois de experimentar a gastronomia local, uma boa pedida é se divertir no Live on ice, um evento no centro de Lucerna, com shows ao ar livre e com uma pista de patinação de gelo. A festividade acontece em frente à estação de trem e ao lado do centro de convenções KKL Luzern. Live on ice é um mundo de contos de Natal!
Lucerna também é conhecida pela agenda cultural, com programação para todos os públicos e gostos. É possível reservar um dia inteiro para conhecer os principais pontos culturais, a começar com uma visita pelo Museu do Transporte Suíço, o mais completo museu de mobilidade da Europa e um dos mais atrativos da cidade. O espaço conta com um acervo de mais 3 mil objetos espalhados por uma área de exposição de 20.000 m² que mostra o desenvolvimento do transporte em estradas, ferrovias, água, ar e espaço. Inclusive, possui um simulador de locomotiva, onde é possível experimentar a sensação de pilotar um trem.
Para complementar o passeio cultural, a próxima parada ideal pode ser o Museu de Arte de Lucerna, localizado no último andar do Centro Cultural e de Convenções KKL Luzern, projetado pelo arquiteto parisiense Jean Nouvel. Suas exposições em constante mudança exibem obras significativas da arte moderna.
Quem gosta de música, pode ainda conferir a série de apresentações do Lucerne Blues Festival. Com início em novembro, o Festival de Blues de Lucerna completa sua 24ª edição este ano e apresenta vários shows de musicistas do mundo inteiro, com o melhor do Blues e do Soul. Também nesta época acontece o Lucerne Festival - Piano, que reúne os mestres do instrumento em apresentações de alto nível.
Ao viajar para Lucerna, vale a pena reservar um ou dois dias para viver aventuras na neve no Monte TITLIS, uma montanha que tem fácil acesso pelo vilarejo de Engelberg, a 35 km de distância de Lucerna, e que oferece inúmeras atividades de inverno, desde uma simples familiarização com o esqui, até as melhores pistas para profissionais. Já na parte intermediária de Trübsee é possível experimentar os tradicionais e irresistíveis passeios de trenó, as descidas de tobogãs na neve ou até mesmo conhecer a Vila Iglu. E ao chegar no topo da montanha, com acesso pelo bondinho giratório, o segundo no mundo; a ponte suspensa mais alta da Europa é uma atração de tirar o fôlego, proporcionando exuberantes paisagens sobre as rochas e geleiras, encerrando a viagem da maneira mais inesquecível.
0 Comentários