• Lewis Hamilton é o mais rápido com o pneu P Zero Hypersoft Pink com tempo próximo ao da pole de 2017;
  • Superfície escorregadia com grande evolução como era esperada nesta sexta-feira em Sochi;
  • Intervalos de desempenho entre os três compostos são equilibrados até o momento, mas o cenário definitivo ainda deve aparecer.
Texto e fotos: Pirelli

Usando o pneu P Zero Hypersoft Pink na Rússia pela primeira vez, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, fez o tempo mais rápido nos treinos livres desta sexta-feira, à frente de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, com o mesmo composto. Seu tempo já estava perto da pole de 2017, mas a superfície escorregadia e suja em Sochi significa que a grande evolução da pista é uma característica comum, com os pilotos muitas vezes lutando para encontrar a aderência ideal. Isto resultou em alguns casos de esfarelamento da superfície do Hypersoft, o que deverá diminuir quando o traçado estiver mais emborrachado. Os pilotos usaram as primeiras sessões para saber tudo sobre os três compostos disponíveis em Sochi, avaliando sua velocidade contra a provável durabilidade em diferentes cargas de combustível. Estes cálculos formarão a base da estratégia de corrida, em um circuito onde as demandas geralmente baixas de energia com os pneus precisam ser equilibradas com o desafio bem conhecido da curva três, que pode exigir muito da borracha.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "A pista estava muito rápida desde a primeira sessão desta manhã, também como resultado do emborrachamento que as 24 Hours de Spa deixaram recentemente, com os pneus que nós também fornecemos com exclusividade. Não houve surpresas reais nas sessões de treinos, além do fato que a diferença de desempenho cerca de um segundo entre os dois compostos mais moles foi um pouco maior do que os 0,6 segundo que imaginávamos. Esperamos que a diferença entre Soft e Médio esteja na faixa de 0,8 segundo, mas ainda precisamos examinar todos os dados com cuidado esta noite. Amanhã, todos estão esperando chuva, embora a previsão do tempo pareça estar mudando constantemente, o que não é incomum aqui. Até agora, os pneus tiveram um desempenho consistente e forte naquela que é conhecida como uma das pistas mais exigentes do ano, com apenas alguns pequenos casos de bolhas relatados".

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

Pressões mínimas para a largada e limites de cambagem