A versão 2019 do compacto mudou detalhes estéticos, ganhou mais itens de segurança e mantém a mecânica que é sucesso

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

A Toyota realmente não para de deixar o seu carro de entrada cada vez melhor, antes taxado de “feinho” ganhou detalhes na roupa e entrou para o seleto grupo dos carros com muita eletrônica de segurança embarcada de série, afinal de contas, o Etios 2019 é a porta de entrada para quem pretende entrar para o mundo da montadora japonesa.


Esses japoneses espertinhos estão muito ligados no mercado e agora partem realmente para cima da concorrência oferecendo uma versão especial de entrada, a X-STD é focada em vendas diretas, tem apenas a versão manual e cabe melhor no bolso. Não foi o que testei durante uma semana, eu avaliei o modelo de entrada com transmissão automática que ganhou sistema de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC) além do novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.


A versão utilizada foi a X com a motorização que é sucesso: 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 98 cv, torque de 12,8 kgfm com etanol e 88 cv, torque de 12,3 kgfm com gasolina e a transmissão automática como o software AI Shift Control que analisa a condição de uso do veículo, a posição do pedal do acelerador e seleciona a marcha mais adequada. Ele estava abastecido com Etanol, o desempenho é melhor e a economia chega muito perto dos números conseguidos com gasolina em consumo km/l.


O Etios Hatch 1.3 X automático é pequeno por fora e confortável por dentro, mesmo com crianças e outros adultos, ninguém fica apertado, dirigir na cidade, mesmo com congestionamentos sem fim, não te cansa, o motor trabalha em rotações baixas e as trocas são suaves e praticamente imperceptíveis.


Os equipamentos de segurança e conforto contemplam direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, abertura do porta-malas elétrica, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas, faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.


O conforto do Etios Hatch 1.3 X automático se completa com uma ótima economia de combustível, andando na cidade fiz a média de 8,3 km/l, que ficou abaixo do que consegui na avaliação do mesmo modelo em 2017 e que você pode lembrar AQUI, isso se deve muito em função da qualidade do etanol que ficou pior desde o começo do ano, isso realmente causa uma piora no consumo, mesmo assim a autonomia fica em torno de 400 km.


Já na estrada o desempenho não deixa duvidas e a economia também sofre por conta do combustível meio, digamos, diferente. Fiz uma viagem rápida, um bate-volta até Juquitiba, interior de São Paulo, usando a Rodovia Régis Bittencourt, uma pista antiga com subidas e descidas não tão generosas como as novas rodovias, ainda guarda resquícios dos anos 60 quando foi inaugurado esse trecho da BR 116 até Curitiba. A velocidade máxima varia muito, mas na média é de 100 km/h, o Etios Hatch 1.3 X automático não faz trocas desnecessárias nem mesmo em trechos de subida, com isso o consumo de combustível foi bom, também menor que o avaliado antes, desta vez ficou em 9,7 km/l, isso com ar condicionado ligado e duas pessoas a bordo.


O Etios Hatch 1.3 X automático tem preço inicial sugerido de R$ 53.810,00, 3 anos de garantia, Preço Fechado e Fixo de manutenção, Revisão, Assistência 24 Horas, um belo pacote de equipamentos opcionais, está no Ciclo Toyota e agora mais do que nunca vai continuar incomodando a concorrência.