A versão 2019 do compacto mudou
detalhes estéticos, ganhou mais itens de segurança e mantém a mecânica que é
sucesso
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
A Toyota realmente não para de deixar o seu carro de entrada cada vez
melhor, antes taxado de “feinho”
ganhou detalhes na roupa e entrou para o seleto grupo dos carros com muita eletrônica
de segurança embarcada de série, afinal de contas, o Etios 2019 é a porta de
entrada para quem pretende entrar para o mundo da montadora japonesa.
Esses japoneses espertinhos estão muito ligados no mercado e agora partem realmente para cima da concorrência oferecendo uma versão especial de entrada, a X-STD é focada em vendas diretas, tem apenas a versão manual e cabe melhor no bolso. Não foi o que testei durante uma semana, eu avaliei o modelo de entrada com transmissão automática que ganhou sistema de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC) além do novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.
A versão utilizada foi a X com a motorização que é sucesso: 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 98 cv, torque de 12,8 kgfm com etanol e 88 cv, torque de 12,3 kgfm com gasolina e a transmissão automática como o software AI Shift Control que analisa a condição de uso do veículo, a posição do pedal do acelerador e seleciona a marcha mais adequada. Ele estava abastecido com Etanol, o desempenho é melhor e a economia chega muito perto dos números conseguidos com gasolina em consumo km/l.
O Etios Hatch 1.3 X automático é pequeno por fora e confortável por dentro, mesmo com crianças e outros adultos, ninguém fica apertado, dirigir na cidade, mesmo com congestionamentos sem fim, não te cansa, o motor trabalha em rotações baixas e as trocas são suaves e praticamente imperceptíveis.
Os equipamentos de segurança e conforto contemplam direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, abertura do porta-malas elétrica, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas, faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.
O conforto do Etios Hatch 1.3 X automático se completa com uma ótima economia de combustível, andando na cidade fiz a média de 8,3 km/l, que ficou abaixo do que consegui na avaliação do mesmo modelo em 2017 e que você pode lembrar AQUI, isso se deve muito em função da qualidade do etanol que ficou pior desde o começo do ano, isso realmente causa uma piora no consumo, mesmo assim a autonomia fica em torno de400
km .
Já na estrada o desempenho não deixa duvidas e a economia também sofre por conta do combustível meio, digamos, diferente. Fiz uma viagem rápida, um bate-volta até Juquitiba, interior de São Paulo, usando a Rodovia Régis Bittencourt, uma pista antiga com subidas e descidas não tão generosas como as novas rodovias, ainda guarda resquícios dos anos 60 quando foi inaugurado esse trecho da BR116 até Curitiba. A velocidade máxima varia muito, mas na
média é de 100 km/h ,
o Etios Hatch 1.3 X automático não
faz trocas desnecessárias nem mesmo em trechos de subida, com isso o consumo de
combustível foi bom, também menor que o avaliado antes, desta vez ficou em 9,7
km/l, isso com ar condicionado ligado e duas pessoas a bordo.
O Etios Hatch 1.3 X automático tem preço inicial sugerido de R$ 53.810,00, 3 anos de garantia, Preço Fechado e Fixo de manutenção, Revisão, Assistência 24 Horas, um belo pacote de equipamentos opcionais, está no Ciclo Toyota e agora mais do que nunca vai continuar incomodando a concorrência.
Esses japoneses espertinhos estão muito ligados no mercado e agora partem realmente para cima da concorrência oferecendo uma versão especial de entrada, a X-STD é focada em vendas diretas, tem apenas a versão manual e cabe melhor no bolso. Não foi o que testei durante uma semana, eu avaliei o modelo de entrada com transmissão automática que ganhou sistema de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC) além do novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.
A versão utilizada foi a X com a motorização que é sucesso: 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 98 cv, torque de 12,8 kgfm com etanol e 88 cv, torque de 12,3 kgfm com gasolina e a transmissão automática como o software AI Shift Control que analisa a condição de uso do veículo, a posição do pedal do acelerador e seleciona a marcha mais adequada. Ele estava abastecido com Etanol, o desempenho é melhor e a economia chega muito perto dos números conseguidos com gasolina em consumo km/l.
O Etios Hatch 1.3 X automático é pequeno por fora e confortável por dentro, mesmo com crianças e outros adultos, ninguém fica apertado, dirigir na cidade, mesmo com congestionamentos sem fim, não te cansa, o motor trabalha em rotações baixas e as trocas são suaves e praticamente imperceptíveis.
Os equipamentos de segurança e conforto contemplam direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado, abertura do porta-malas elétrica, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas, faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.
O conforto do Etios Hatch 1.3 X automático se completa com uma ótima economia de combustível, andando na cidade fiz a média de 8,3 km/l, que ficou abaixo do que consegui na avaliação do mesmo modelo em 2017 e que você pode lembrar AQUI, isso se deve muito em função da qualidade do etanol que ficou pior desde o começo do ano, isso realmente causa uma piora no consumo, mesmo assim a autonomia fica em torno de
Já na estrada o desempenho não deixa duvidas e a economia também sofre por conta do combustível meio, digamos, diferente. Fiz uma viagem rápida, um bate-volta até Juquitiba, interior de São Paulo, usando a Rodovia Régis Bittencourt, uma pista antiga com subidas e descidas não tão generosas como as novas rodovias, ainda guarda resquícios dos anos 60 quando foi inaugurado esse trecho da BR
O Etios Hatch 1.3 X automático tem preço inicial sugerido de R$ 53.810,00, 3 anos de garantia, Preço Fechado e Fixo de manutenção, Revisão, Assistência 24 Horas, um belo pacote de equipamentos opcionais, está no Ciclo Toyota e agora mais do que nunca vai continuar incomodando a concorrência.
0 Comentários