Pequeno, econômico, confiável e o
automático mais barato do Brasil, tá difícil concorrer com o compacto japonês
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Praticidade e economia. Esses
foram os dois conceitos pensados para se lançar esse modelo que agora é um dos
carros mais aceitos pelos brasileiros, principalmente nos últimos anos. O Etios teve uma chegada pouco querida,
as pessoas olhavam com desconfiança e em alguns casos acreditavam ter sido um
erro da montadora fabricar um carro que alguns até achavam “estranho” e que outros taxavam de “esquisito”.
Mas, e sempre existe um mas, o
que alguns não contavam era com a surpreendente capacidade de adaptação que os
japoneses da Toyota têm com relação
a seus produtos e suas formas de trabalho. Pois bem meus amigos, finalmente o Etios chegou lá e durante uma semana
eu tive a oportunidade de avaliar o modelo de entrada com transmissão
automática que, pasmem, agora virou objeto de desejo dos brasileiros, ninguém
mais está com vontade de trocar marchas, isso prova que o modelo soube
evoluir no momento certo.
A versão utilizada foi a X (antes a gente conhecia como “pé de boi” pela simplicidade) com a
motorização que é sucesso: 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, 98 cv,
torque de 12,8 kgfm com etanol e 88 cv, torque de 12,3 kgfm com gasolina e a
transmissão automática como o software AI
Shift Control que analisa a condição de uso do veículo, a posição do pedal
do acelerador e seleciona a marcha mais adequada.
Ele estava abastecido com Etanol
que é o combustível ideal para se rodar na cidade, polui menos, em algumas
localidades seu preço é muito interessante, o desempenho é muito melhor e chega
muito perto dos números conseguidos com gasolina em relação ao consumo km/l.
A praticidade que se tem com o Etios Hatch 1.3 X automático é com
relação ao seu tamanho e sua espetacular dirigibilidade. Ele é pequeno por fora
e confortável por dentro, mesmo com crianças e outros adultos, ninguém fica
apertado, onde ele perde um pouco é no porta-malas que é generoso porém não foi
projetado para se fazer mudança de endereço, mas os badulaques do dia-a-dia
(incluindo carrinhos de bebê, compras de supermercado, caixas de presentes,
etc.) são acondicionados sem problemas.
É um prazer dirigir na cidade,
mesmo com congestionamentos sem fim, o motor trabalha em rotações baixas e as
trocas são suaves e praticamente imperceptíveis, tem equipamentos de segurança
e conforto como o Toyota Smart Screen,
computador de bordo, direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado,
chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, alarme de
advertência para portas abertas, vidros dianteiros e traseiros com acionamento
elétrico, travas elétricas, bancos em tecido e descansa-braços.
Mesmo se tratando de um modelo de
entrada, são vários itens que facilitam a vida, estacionar é muito fácil,
dirigir em ruas e avenidas é muito prazeroso e o conforto se completa com uma
ótima economia de combustível. Com dados do computador de bordo, fiz a média de
9,3 km/l o que garante mais de 400
km de autonomia em condições mais limitadas. O grande
segredo é o modo de dirigir e principalmente como o conjunto “aprende” com você, por ter um motor
forte e bem ajustado e um câmbio que “conversa”
no mesmo idioma, as rotações são sempre baixas e praticamente ele só usa a 3ª
marcha.
Já na estrada o desempenho e a
economia surpreendem. Fiz uma viagem curta até Itupeva, interior de São Paulo,
usando a Rodovia dos Bandeirantes, uma estrada moderna e de pistas generosas. A
velocidade máxima de 120
km/h é fácil e rapidamente atingida, o Etios Hatch 1.3 X automático não faz
trocas desnecessárias nem mesmo em trechos de subida, seu rodar suave em 4ª
marcha e o ótimo desempenho dá impressão de se tratar de um conjunto mecânico
com mais cilindradas e transmissão com mais marchas.
Itupeva é uma cidade que hoje
vive mais em função dos vários condomínios de casas que viraram opção para quem
quer viver longe da cidade grande, tem aquela coisa pacata do interior e ao
mesmo tempo está próxima das facilidades da metrópole, lá é possível encontrar
pacatos restaurantes às margens do Rio Jundiaí, tem população de 45.400
habitantes, a expectativa de vida é de 71,81 anos e o Índice de Desenvolvimento
Humano é 0,807, conhecer lugares assim mostra para quem vive a agitação
paulista que sim, é possível viver mais calmamente aqui perto. O consumo de
combustível foi muito bom, sem muitas variações de velocidade na rodovia, mesmo
nas vicinais, segundo os dados do computador de bordo a média ficou em ótimos
10,7 km/l, isso com ar condicionado ligado e duas pessoas a bordo.
O Etios Hatch 1.3 X automático tem preço inicial sugerido de R$ 51.870,00,
3 anos de garantia, Preço Fechado e Fixo de Revisão, Assistência
24 Horas, um belo pacote de equipamentos opcionais, é um dos modelos mais
vendidos da marca no Brasil e agora faz sucesso na América Latina, está no já
consagrado Ciclo Toyota e sim, vai continuar incomodando a concorrência que viu
o patinho feio virar cisne.
Ficha Técnica
Etios Hatch 1.3 X
|
Manual
|
Automático
|
APARÊNCIA
|
|
|
Acabamento cromado na tampa do porta malas
|
-
|
-
|
Acabamento externo off-road exclusivo
|
-
|
-
|
Acabamento interno das portas em tecido
|
●
|
●
|
Acabamento preto na coluna central*
|
-
|
-
|
Aerofólio traseiro
|
●
|
●
|
Barras de teto longitudinais
|
-
|
-
|
Controle de áudio e computador de bordo no volante
|
-
|
-
|
Descansa-braços no assento do motorista
|
-
|
-
|
Difusores de ar com acabamento cromado
|
-
|
-
|
Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do carro
|
●
|
●
|
Espelhos retrovisores elétricos com pisca integrado
|
-
|
-
|
Frisos laterais na cor do carro
|
-
|
-
|
Grade dianteira com acabamento cromado
|
-
|
-
|
Maçanetas externas na cor do carro
|
●
|
●
|
Maçanetas internas cromadas
|
●
|
●
|
Manopla de câmbio em couro
|
-
|
-
|
Máscara negra na lanterna traseira
|
-
|
-
|
Painel
Digital Smart Sreen em full TFT
|
●
|
●
|
Para-choques dianteiro e traseiro com design off-road
|
-
|
-
|
Para-choques dianteiro e traseiro na cor do carro
|
●
|
●
|
Revestimento completo do porta-malas
|
-
|
-
|
Rodas de aço 14" com calotas integrais
|
●
|
●
|
Rodas de liga leve 15"
|
-
|
-
|
Rodas de liga leve 15" com design esportivo
|
-
|
-
|
Saias laterais inferiores exclusivas
|
-
|
-
|
Volante com acabamento prata fosco
|
●
|
●
|
Volante revestido em couro
|
-
|
-
|
CONFORTO/CONVÊNIENCIA
|
|
|
Abertura elétrica do porta malas
|
●
|
●
|
Abertura Interna do porta malas
|
-
|
-
|
Abertura Interna do tanque de combustível
|
●
|
●
|
Acabamento dos bancos em padrão couro e material
sintético***
|
-
|
-
|
Acabamento dos bancos em tecido
|
●
|
●
|
Acabamento dos bancos Comfort Drive**
|
-
|
-
|
Acelerador eletrônico
|
●
|
●
|
Ajuste de altura do banco do motorista
|
●
|
●
|
Ar condicionado com filtro antipólen e ar quente
|
●
|
●
|
Banco traseiro rebatível (somente encosto)
|
●
|
●
|
Bolsa organizadora do porta-malas
|
-
|
-
|
Chave com comando de abertura e fechamento das portas
|
●
|
●
|
Computador de Bordo
|
●
|
●
|
Função Eco Wallet e consumo médio no computador de bordo
|
-
|
-
|
Controle de velocidade de cruzeiro (cruise control)
|
-
|
-
|
Console central com dois porta copos dianteiros e um
traseiro
|
●
|
●
|
Direção eletroassistida progressiva
|
●
|
●
|
Encosto de cabeça traseiro laterais e central
|
●
|
●
|
Para-sol com espelho de cortesia para motorista e
passageiro
|
●
|
●
|
Porta malas com iluminação
|
-
|
-
|
Sensor de estacionamento na cor do carro
|
-
|
-
|
Suporte para bolsa
|
-
|
-
|
Tapete do porta-malas
|
-
|
-
|
Vidros elétricos dianteiros (auto-down para motorista) e
traseiros e travas elétricas
|
●
|
●
|
SEGURANÇA
|
|
|
Air bag duplo para motorista e passageiro
|
●
|
●
|
Alarme de advertência de portas abertas, faróis acesos e
do cinto de segurança (motorista e passageiro)
|
●
|
●
|
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com
pré-tensionador e limitador de força
|
●
|
●
|
Cintos de segurança traseiros laterais e central de três
pontos
|
●
|
●
|
Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top
tether
|
●
|
●
|
Desembaçador do vidro traseiro
|
●
|
●
|
Faróis de neblina dianteiros
|
-
|
-
|
Freios ABS com EBD
|
●
|
●
|
Imobilizador eletrônico do motor
|
●
|
●
|
Jogo de Tapetes para motorista e passageiros (quatro
unidades)
|
●
|
●
|
Limpador e lavador do vidro traseiro
|
●
|
●
|
Luz auxiliar de freio (brake-light)
|
●
|
●
|
Sistema de alarme
|
-
|
-
|
ÁUDIO
|
|
|
Antena "Short Pole"
|
●
|
●
|
Dois alto-falantes e dois tweeters
|
-
|
-
|
Sistema de áudio Toyota Play com CD Player com função MP3
e entrada USB e bluetooth®
|
-
|
-
|
Sistema de áudio Toyota Play com função MP3, entrada USB,
bluetooth® e conexão smartphone
|
-
|
-
|
Sistema de multimídia Toyota Play com áudio, TV digital,
DVD, GPS e bluetooth®
|
-
|
-
|
0 Comentários