A mudança, que traz o WEC de volta ao Brasil pela primeira vez desde 2014, foi anunciada na quinta-feira em São Paulo sem confirmar a data definitiva

Texto: Carlos Lua
Fotos: N.Duduch Motorsports

O WEC fechou um contrato de três anos com a agência local de promoções N.Duduch Motorsports para participar do evento de seis horas na casa do Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos. O campeão do WEC LMP2, Bruno Senna, atuará como embaixador da corrida.


O comunicado da WEC, feito durante uma coletiva de imprensa muito bem organizada no Grand Hyatt em São Paulo, indicou que a data da corrida seria revelada no lançamento do calendário 2019/20 e que muito provavelmente ocorrerá no verão aqui do Hemisfério Sul.


No local, estiveram presentes Nicholas Duduch, CEO da N/DUDUCH Motorsports, Gérard Neveu, CEO do FIA WEC, Cédric Vilatte, Gerente de Evento do FIA WEC, João Amaral, da SPTuris, Waldner Bernardo, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo e Bruno Senna, um dos embaixadores da prova, além de outras autoridades e convidados especiais.


Gérard Neveu, chefe do WEC, disse: "Nosso retorno à América do Sul tem sido algo que estamos trabalhando há vários anos, e nossos agradecimentos a Nicholas Duduch e sua organização por seu trabalho árduo para que isso aconteça, com o apoio de a cidade de São Paulo”. Em exclusividade para o BorrachaTV Neveu declarou ainda que “a prova provavelmente será realizada em Janeiro de 2020 já quando terão resolvido o novo regulamento para a unificação da Categoria LMP1 entre o WEC e a IMSA. No Brasil quando as pessoas falam, parece que estão cantando, quando andam parece que estão dançando no ritmo e quando recebem um evento são os que se entusiasmam de verdade e contagiam a todos. Pilotos, Equipes sempre me perguntam quando voltaremos a Interlagos, agora podemos responder que com toda a certeza!”


Duduch acrescentou: "Estamos honrados em fazer parte deste grande projeto. Em parceria com a FIA WEC queremos oferecer uma experiência completa para os fãs de automobilismo, dentro e fora da pista. Com custos muito acessíveis para se tornar um evento de toda a família".


Neveu, entusiasmado e simpático foi também hábil ao responder as perguntas políticas que determinados jornalistas cansam em trazer erroneamente para a mesa das discussões esportivas: “E se o Prefeito vender Interlagos que é o que ele quer?”, “E os custos não pagos da última edição? Como ficam?”


O Campeonato da WEC 2019/20 será o primeiro no novo formato de calendário, com a temporada começando em Setembro/Outubro e chegando ao clímax no mês de junho seguinte com as 24 Horas de Le Mans.


Foi sugerido que a data não entre em conflito com outras competições nacionais ou internacionais. A presença do Presidente da CBA na coletiva é a garantia para isso não aconteça. Interlagos tem um longo histórico de promover provas de enduro no início do ano, como a Mil Milhas Brasileiras que, nos anos 90 aconteciam regularmente no final de Janeiro.