• Lewis Hamilton conquista a pole com o novo recorde de classificação em Melbourne e de quebra o prêmio Pirelli Pole Position Award;
  • Estratégia alternativa para a Red Bull: começará com os Supermacios e farão um ou dois pit stop no caso de pista seca;
  • FP3 teve pista molhada e a classificação seca, o Q3 foi interrompido pela bandeira vermelha logo no começo e as condições do tempo são incertas para domingo.

Texto e fotos: Pirelli

Conquistando a pole position com 1m21.164s, Lewis Hamilton demoliu o recorde anterior no circuito de Albert Park. O piloto da Mercedes é o primeiro a receber o Pirelli Pole Position Award, prêmio que este ano será entregue ao pole position em cada corrida. Espera-se uma corrida imprevisível, com as condições climáticas permanecendo incertas para domingo, após o que aconteceu no sábado: FP3 no molhado e qualificação no seco.


Hamilton melhorou seu recorde de 2017 com pneus Ultramacios, o único composto escolhido pelas equipes na classificação, exceto a Red Bull. Ricciardo e Verstappen, são os dois únicos pilotos que passaram do Q2 com pneus Supermacios e será com eles que vão iniciar a corrida. O Q3 foi interrompido devido ao acidente de Valtteri Bottas que originou uma bandeira vermelha, e foi retomado com um sprint de 10 minutos.
Pneus de chuva extrema e os intermediários foram usados durante o FP3. Na classificação, as temperaturas do asfalto aumentaram muito, atingindo 25° ambiente e 29° asfalto.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "A pista não estava muito emborrachada depois da chuva da manhã. As equipes puderam avaliar o comportamento entre os pneus de chuva e os slicks. Pode chover novamente na madrugada da Austrália e isso irá adicionar outra variável  para a corrida. Até agora, as equipes usaram todos os compostos disponíveis: isso permitiu que eles coletassem muitos dados, mas sem necessariamente poder ter uma imagem clara da estratégia para o domingo, ela terá que ser avaliada com base em quaisquer eventos imprevistos e dependendo do que acontecer durante a corrida. Será interessante avaliar a estratégia da Red Bull, já que ambos os pilotos começarão com pneus Supermacios".

Como os pneus comportaram

Sets disponíveis por piloto para a corrida