• Sebastian Vettel da Ferrari vence um emocionante GP ajudado pela estratégia de pit stop partindo da segunda fila do grid;
  • Apenas uma troca de Ultrasoft para Soft foi utilizada pela maioria dos pilotos, em condições de pista quente e seca;
  • Estratégia alternativa foi usada somente pela Red Bull, largando de Supersoft. Daniel Ricciardo chegou em 4º e acabou fora do pódio, mesmo com a penalidade no grid.

Texto e fotos: Pirelli

A estratégia de pit stop foi fundamental para o resultado do Grande Prêmio da Austrália. O piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, aproveitou o primeiro tempo para fazer um pit stop em condições de safety car. Isso o colocou em primeiro lugar, na frente de Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, que a partir da pole position, liderava a corrida e já havia feito a parada para responder ao pit stop da outra Ferrari de Kimi Raikkonen.


A grande maioria dos pilotos parou apenas uma vez, indo do Ultrasoft para o Soft, mas uma estratégia diferente foi usada pela Red Bull, com ambos começando no Supersoft antes de passar para o Soft. Daniel Ricciardo acabou ficando fora do pódio em uma chegada muito disputada e apesar da penalidade sofrida no grid. Valtteri Bottas da Mercedes e Stoffel Vandoorne da McLaren, também usaram uma estratégia diferente, começaram com Ultrasoft e terminaram na zona de pontuação com o Supersoft.


Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: "Podemos dividir esta corrida em duas partes, antes e depois do safety car que foi decisivo para o resultado final graças a uma brilhante estratégia da Ferrari. Foi um grande prêmio, com os cinco primeiros colocados brigando por posições até a última volta. A maioria dos pilotos optou por apenas um pit stop: uma estratégia também favorecida pelo período do safety car no meio da corrida, que reduziu consideravelmente o desgaste. Estamos muito satisfeitos com o comportamento dos três compostos, que se mostraram perfeitos para a corrida. Dois pilotos terminaram o GP com apenas um pit stop sem usar os pneus Soft, o composto mais duro disponível".

O melhor tempo e durabilidade de cada composto


A previsão da Pirelli
Vettel ganhou graças a uma estratégia mais rápida formulada para os pilotos que começaram com pneus Ultrasoft. A previsão indicou a volta 28 como a ideal para o intervalo: Vettel parou na volta 26, sete voltas depois de Hamilton, líder da corrida até então.