O novo sedĂ£ da Volkswagen chegou com tudo de melhor que a montadora oferece

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Volkswagen

O ano de 2018 realmente promete! A briga entre as montadoras estĂ¡ cada dia mais ferrenha em um segmento que nĂ£o tinha muitas novidades reais nos Ăºltimos anos. Culpa da crise que ainda deixa marcas no paĂ­s? Acho que nĂ£o, atĂ© porque o projeto de um automĂ³vel nĂ£o Ă© feito do dia para a noite nem mesmo de um ano para o outro, sĂ£o tantas as variĂ¡veis que fica muito complicado cancelar algo que jĂ¡ estĂ¡ no forno assando, o que acontece Ă© que as novidades geralmente convergem para um determinado segmento pela leitura que Ă© feita do gosto do consumidor e o que ele procura de novidade.


Eu estive a apresentaĂ§Ă£o em Word Première do Virtus (do latim, que em portuguĂªs significa Força) que vocĂª pode lembrar AQUI, mas nĂ£o acompanhei o lançamento oficial nem fiz o test drive realizado pela imprensa, foi entĂ£o que a Volkswagen garantiu ao BorrachaTV On-Line a avaliaĂ§Ă£o de uma semana com o novo modelo, assim sendo, eu tive mais tempo para avaliar esse sedĂ£ que, a grosso modo, Ă© a versĂ£o social do Polo. O modelo disponibilizado foi o Virtus Comfortline, nĂ£o Ă© a de entrada nem mesmo a topo de linha, Ă© aquela que a montadora acredita que serĂ¡ a mais vendida por estar entre as duas outras opções.


Seu desenho lembra muito o Jetta, mas ele Ă© menor e tem algumas caracterĂ­sticas prĂ³prias: uma silhueta bem alongada, um vinco que margeia a entrada de ar, grandes farĂ³is de neblina, pĂ¡ra-choque largo, linha dupla em forma de flecha na lateral, trĂªs volumes bem definidos e grandes lanternas traseiras que se conectam aos pĂ¡ra-lamas. É estiloso, bonito e chama muito a atenĂ§Ă£o das pessoas na rua, faz bem o papel de carro clĂ¡ssico com atrativos modernos e dinĂ¢micos.


A parte mecĂ¢nica Ă© a mesma que equipa o Polo Highline que eu avaliei e vocĂª pode lembrar AQUI, ele vem equipado com o espetacular motor 200 TSI com trĂªs cilindros, 999 cm³ de cilindrada, Total Flex, 128 cv com etanol, 115 cv com gasolina, torque mĂ¡ximo de 200 Nm com qualquer combustĂ­vel, transmissĂ£o automĂ¡tica de 6 marchas, manuais seqĂ¼enciais Tiptronic na alavanca de cĂ¢mbio ou shift paddles no volante e modo “S” (esportivo) que alonga as marchas.


A aposta maior da Volkswagen Ă© no conforto e na tecnologia embarcada com itens encontrados somente em modelos Premium, por exemplo, o espaço para os passageiros do banco traseiro Ă© 910 milĂ­metros, tem amplo Ă¢ngulo de abertura das portas traseiras, descanso de braço central, bancos de tecido com embossagem que sĂ£o confortĂ¡veis e facilitam o encaixe na hora de sentar e dirigir.


Na parte eletrĂ´nica houve um crescimento da digitalizaĂ§Ă£o dos mostradores e controles, assim como da conectividade. O Virtus Comfortline tem o painel totalmente digital com Active Info Display, ar-condicionado digital, informações de navegaĂ§Ă£o, coluna de direĂ§Ă£o ajustĂ¡vel, farĂ³is de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensĂ­vel ao toque, sensores de estacionamento traseiros, sistema “Kessy” sem uso da chave para abrir e fechar as portas, partida por botĂ£o, controlador automĂ¡tico de velocidade, sensores de estacionamento dianteiros, volante multifuncional, sensores de chuva e crepuscular.


Andando pela cidade ele tem a mesma disposiĂ§Ă£o e reaĂ§Ă£o do seu irmĂ£o Polo, mesmo com seu tamanho maior ele se comporta como um Hatch, Ă¡gil, fĂ¡cil de estacionar e muito leve em manobras, seja na rua ou em vagas de estacionamento. O casamento perfeito do motor com o cambio garante uma Ă³tima economia de combustĂ­vel, o Virtus Comfortline estava abastecido com gasolina, em baixas velocidades o cĂ¢mbio logo procura marchas mais altas e em grande parte do tempo andei em 4ª marcha, o resultado, segundo dados do computador de bordo, foi conseguir uma mĂ©dia de 10,5 km/l, isso faz dele um carro bem econĂ´mico.


Com a Ă³tima impressĂ£o na cidade, fui para a estrada aproveitar o que tem de bom. Na questĂ£o segurança, os itens contemplam freios a disco nas quatro rodas, M-ABS, ABS, EBD, TC, ESC, HHC, HBA, XDS+, BSW, RKA+, Frenagem AutomĂ¡tica PĂ³s-ColisĂ£o, detector de fadiga, quatro airbags e toda essa sopa de letras e demais itens de segurança acabaram garantindo 5 estrelas no Latin NCAP para passageiros adultos e crianças.


Na rodovia dos Bandeirantes, ele deu uma impressĂ£o muito diferente, eu jĂ¡ estava acostumado com esse conjunto mecĂ¢nico e senti diferença tanto em retas quanto em curvas. NĂ£o sei se pelo desenho da carroceria ou mesmo por se tratar de um sedĂ£, o Virtus Comfortline se mostrou um carro muito mais no “chĂ£o” e seguramente mais “redondo” nas curvas. Com essa duvida, resolvi testar o modelo em uma estrada vicinal com traçado mais antigo e de geometria menos amigĂ¡vel. Realmente ele difere muito de outros modelos trĂªs volumes, tem comportamento de Hatch e nĂ£o acarreta sustos em quem dirige, nĂ£o era uma impressĂ£o vaga, realmente Ă© um carro mais na “mĂ£o”.


Mas, e sempre existe um mas, ele tem mais sede que o Novo Polo, mesmo com toda a melhora de comportamento Ă© um carro maior e mais pesado, seu desempenho Ă© muito parecido e durante a viagem evitei utilizar o Cruise Control, mesmo assim o consumo nĂ£o foi assustador, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 14,8 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e um pouco de bagagem no porta-malas. Ainda Ă© muito boa, nĂ£o chega a espantar nem impacta demais na autonomia que fica em torno de 700 km.


O grande diferencial, e acho que vocĂª estava esperando eu citar, Ă© o Manual Cognitivo, que usa o IBM Watson para responder questões sobre o veĂ­culo e informações contidas no manual. Como eu nĂ£o utilizei nem tive uma “aula” para poder informar corretamente como funciona, vou ficar devendo, mas prometo fazer uma matĂ©ria exclusiva sobre a utilizaĂ§Ă£o e operaĂ§Ă£o deste importante acessĂ³rio.


O preço sugerido Virtus Comfortline Ă© de R$ 73.490, tem para escolher 7 cores, 3 pacotes de tecnologia, sĂ£o 3 anos de garantia, Financial Services, pacotes de vantagens para aquisiĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias pronto pra vocĂª fazer test drive e estĂ¡ preparado para a guerra que os sedĂ£s mĂ©dios vĂ£o travar a partir deste ano, que vença o melhor!


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