Dassault Aviation lança Falcon 6x, estabelecendo novo padrão no segmento de cabine larga de longo alcance
Texto e fotos: Dassault Aviation
A Dassault Aviation divulgou nesta semana o Falcon 6X, o twinjet mais espaçoso, avançado e versátil da aviação comercial. Esta nova aeronave de 5.500 nm fará seu primeiro vôo no início de 2021 e começará a ser entregue em 2022.
Os motores Pure®Power PW800 da Pratt & Whitney Canadá foram selecionados para alimentar o Falcon 6X que oferece a cabine maior, mais silenciosa e confortável do que qualquer aeronave em sua classe, além de mais volume de cabine do que qualquer outro Falcon já projetado. Ele vem equipado com tecnologias de controle de vôo e tecnologia de cabine digitais mais avançadas da indústria, com base na herança de outros modelos recentes da Falcon e programas de combate.
O 6X baseia-se principalmente na aerodinâmica do Falcon 5X e nas características do sistema que foram validadas durante o programa de teste de vôo preliminar 5X. Foi otimizado para aproveitar o novo motor, oferecendo uma maior variedade e uma cabine mais longa.
"Queríamos ampliar ainda mais os limites com esta nova aeronave, para proporcionar a melhor experiência de voo possível usando o know-how da aviação de hoje", disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. "O Falcon 6X oferecerá um mix de alcance, conforto e capacidade que nenhum outro jato de negócios de cabine grande pode combinar, garantindo sistemas totalmente maduros e um powerplant comprovado".
Falcon 6X - Espaço de cabine líder na indústria
A cabine Falcon 6X é de seis pés e seis polegadas (1,98 m) de altura e 8 pés e 6 polegadas (2,58 m) de largura – criada com o objetivo de ser a seção transversal mais alta e mais larga em um jato de negócios - e aproximadamente 40 pés e 8 polegadas (12,3 m ) de comprimento. A cabine pode acomodar 16 passageiros em três lounges distintos, proporcionando espaço para múltiplas configurações, incluindo um grande área entre o acesso de entrada da tripulação e um lounge traseiro espaçoso.
Cada elemento de estilo e design de cabine foi totalmente repensado, resultado de uma extensa pesquisa junto aos clientes e participação do Design Studio da própria Dassault Aviation. As linhas harmoniosas e ininterruptas aumentam a sensação de espaço e organização da cabine.
A presença de 29 janelas extra-grandes permite significativa entrada de luz natural, incluindo uma exclusiva claraboia de cozinha (a primeira na aviação de negócios), projetada para fornecer claridade adicional em uma área geralmente desprovida de luz natural.
"A indústria vem se movendo para interiores cada vez maiores, e nossos clientes disseram que o que eles mais queriam em nossos novos Falcons era mais espaço", continuou Trappier. "Nós projetamos o Falcon 6X com a cabine para fora, centrado no passageiro e ainda entregamos o alto desempenho e outras qualidades de vôo que os clientes valorizam nos Falcons".
Motores PurePower PW800 comprovados, próxima geração dos sistemas de aeronave
O Falcon 6X tem uma velocidade máxima de Mach 0.90 e uma faixa máxima de 5.500 milhas náuticas (10,186 km), mais do que qualquer outro jato em sua categoria. Pode voar diretamente de Los Angeles para Genebra, Pequim para São Francisco ou Moscou para Cingapura a uma velocidade de cruzeiro de longo alcance. Também pode conectar Nova York a Moscou, Paris a Pequim ou Los Angeles a Londres em um cruzeiro de Mach 0.85.
O motor Pure Power PW812D da Pratt & Whitney Canadá, avaliado em 13,000-14,000 libras, foi selecionado para alimentar o Falcon 6X. Os motores PurePower PW800 apresentam a tecnologia de núcleo comum do Pratt & Whitney Geared Turbofan, que é compartilhada por 16 aplicações de motores diferentes e acumulou mais de 585,000 horas de vôo.
Equipados com um ventilador de peça única e emissão reduzida de combustão, os motores PurePower PW800 oferecem a mais alta eficiência, confiabilidade e manutenção na classe de 10.000 a 20.000 libras e acumularam mais de 20.000 horas de teste até o momento.
O Falcon 6X está equipado com uma asa ultra eficiente que minimiza o impacto da turbulência e um sistema de controle de vôo digital de última geração que controla todas as superfícies em movimento, incluindo uma nova superfície de controle conhecida como flaperon (que combina as funções de flap e aileron). O 6X é o primeiro jato de negócios a usar um flaperon, o que melhora consideravelmente o controle durante a aproximação, especialmente em descidas íngremes.
A aeronave também vem com os principais sistemas de supressão de ruído do setor, com base na experiência do novo Falcon 8X - o benchmark atual no conforto do ruído -, um novo cockpit e a terceira geração EASy III com todo flight deck digital.
Será entregue com um pacote completo de equipamentos, incluindo o pacote de vôo eletrônico FalconSphere II da Dassault e o revolucionário sistema de visão combinada FalconEye - o primeiro head up display a combinar recursos de visão sintéticos aprimorados.
Todos os sistemas Falcon 6X e equipamentos críticos serão amplamente validados em terra, por meio de novas campanhas de resistência de alta velocidade acelerada e de endividamento altamente acelerado destinadas a aumentar a confiabilidade e assegurar que a aeronave esteja totalmente madura a partir do primeiro dia de entrega.
"Ainda existe hoje uma forte necessidade do mercado para uma nova aeronave de longo alcance com uma cabine muito grande. O Falcon 6X tem o melhor custo x benefício no segmento de 5.000 nm, uma classe própria”, concluiu Trappier.
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