ConfortĂ¡vel, econĂ´mico e bem acabado o SUV da montadora chinesa Ă© tambĂ©m sucesso nas vendas

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Avassaladora! Essa Ă© a expressĂ£o que melhor define a chegada da montadora chinesa no Brasil pelas mĂ£os do empresĂ¡rio Sergio Habib em 2010. Com uma campanha publicitĂ¡ria agressiva, carros com preço justo e completos, concessionĂ¡rias em vĂ¡rios estados do paĂ­s, projeto para construĂ§Ă£o de uma fĂ¡brica na Bahia e incomodando as outras marcas mais tradicionais com seu grande volume de vendas, a JAC Motors se viu com as calças na mĂ£o quando da implantaĂ§Ă£o do Inovar-Auto que jogou um balde de Ă¡gua fria nas importadoras que passaram a operar por cotas, ou seja, o que se vendia em um mĂªs deveria ser o limite para o ano. Agora, com o fim deste entrave a partir de 31 de dezembro, o sol pode voltar a brilhar novamente no lado chinĂªs da vida.


Com a proximidade do fim desta lei, a JAC Motors se preparou de forma menos barulhenta para encarar os novos tempos, os produtos melhoraram e atingiram um patamar de eficiĂªncia energĂ©tica e acabamento mais elevado. Durante 10 dias eu tive a oportunidade de conhecer o JAC T40 em situações do dia-a-dia, por ruas, avenidas e estradas prĂ³ximas de SĂ£o Paulo e sim, posso afirmar sem medo de errar que esse Ă© o melhor modelo da montadora jĂ¡ comercializado por aqui.


Ele chegou em agosto deste ano, vocĂª pode lembrar AQUI, e logo de cara o JAC T40 mostrou ser um carro diferente, um SUV compacto que tem caracterĂ­sticas prĂ³prias e marcantes, que foi na verdade idealizado e construĂ­do com base no gosto do brasileiro pelo modelo e manteve as primĂ­cias que a marca sempre colocou com sendo seu diferencial: carro completo com preço justo. Mas serĂ¡ que ele Ă© tudo isso mesmo?


É um carro muito bem ajustado, na parte mecĂ¢nica ele conta com o Ă³timo 1.5 VVT 16V JetFlex de 125 cv com gasolina e 127 cv com etanol, torque de 152 Nm e 154 Nm e cambio mecĂ¢nico de 5 marchas. Mesmo com a caixa manual, as trocas sĂ£o sempre precisas, o rodar Ă© macio e silencioso, trata-se de um veĂ­culo muito diferente dos outros modelos da marca.


Na cidade ele tem a vantagem de ser compacto, a dirigibilidade Ă© tranqĂ¼ila e muito confortĂ¡vel, cabe em qualquer vaga de estacionamento e tem aqueles apĂªndices que facilitam as manobras, como a cĂ¢mera de rĂ©. A caracterĂ­stica marcante Ă© o range da caixa de marchas, mesmo em velocidades baixas Ă© possĂ­vel circular em 4ª, isso faz com que o motor trabalhe em rotações baixas e conseqĂ¼entemente impacta no consumo de combustĂ­vel. O JAC T40 estava abastecido com Etanol, e mesmo assim, com dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 9,3 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, ar condicionado ligado e transito infernal.


Na estrada a conversa Ă© outra, neste caso, fui testar o modelo na Rodovia Regis Bittencourt, que tem um longo trecho urbano e depois se torna uma autopista muito concorrida. O destino era Itapecerica da Serra, cidade prĂ³xima a capital que tem algumas das melhores opções para se comer churrasco feito por famĂ­lias de gaĂºchos que imigraram para o sudeste. NĂ£o sĂ³ o churrasco, os pratos tĂ­picos do Rio Grande do Sul sĂ£o, na verdade, mais interessantes que apenas e tĂ£o somente comer carne.


LĂ¡ fomos nĂ³s trĂªs pessoas pela estrada a fora, logo ele atinge a velocidade da rodovia sem fazer força, com o Cruise Control ligado e em 5ª marcha ele mantĂ©m a velocidade sem solicitar nenhuma troca. A Ă³tima caracterĂ­stica deste motor 1.5 Ă© que ele equipa tambĂ©m modelos maiores da marca como o T5 e em conjunto com o cambio, por se tratar de um carro maior e mais pesado que o JAC T40 parece que ele nem sente a exigĂªncia que lhe Ă© imposta.


Lembra que eu disse que esse Ă© o melhor modelo da montadora no Brasil? Pois Ă©, tanto pelo eficiente conjunto mecĂ¢nico e pelo acabamento e conforto interno ainda tem muita eletrĂ´nica embarcada: ABS, EBD, BAS, BOS, ESP, TCS, HSA, TPMS, indicador de troca de marchas, direĂ§Ă£o elĂ©trica, comandos de Ă¡udio no volante de direĂ§Ă£o e outras facilidades.


Essa direĂ§Ă£o mais confortĂ¡vel e com um carro mais redondinho faz com que o JAC T40 seja muito econĂ´mico tambĂ©m na rodovia, segundo dados do computador de bordo, fiz uma mĂ©dia excelente de 11,7 km/l, sempre andando na velocidade limite, com tudo que se tem direito ligado e, digamos, de certa forma, com o carro mais pesado.


O JAC T40 tem 6 anos de garantia, revisões com preços fixos, acessĂ³rios da marca, preço a partir de R$ 57.990 (agora existe opĂ§Ă£o de cor e pacote de acessĂ³rios), Test Drive nas 26 concessionĂ¡rias da JAC Motors, revisões com preço fixo e no começo do ano deve ter opĂ§Ă£o do cambio automĂ¡tico. Com o fim da lei que impedia empreendedores de crescer a montadora espera reviver seus dias de glĂ³ria aqui no Brasil e o JAC T40 Ă© um grande passo.


Ficha TĂ©cnica

Itens
Modelo
JAC T40
VersĂ£o
1.5 VVT 16V JetFlex
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm)
4.135 × 1.750 × 1.568
Entre eixos (mm)
2.490
Peso em ordem de marcha (kg)
1.155
Capacidade do porta-malas (L)
450
Capacidade do tanque de combustĂ­vel (l)
42
MotorizaĂ§Ă£o
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1.499
DiĂ¢metro (mm)
75
Curso (mm)
84,8
Comando de vĂ¡lvulas
DOHC 16V VVT
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)
125/6.000 (Gasolina)                                   127/6.000 (Etanol)
Torque MĂ¡ximo (Nm/rpm)
152/4.000 (Gasolina)                                                   154/4.000 (Etanol)
Taxa de compressĂ£o
10:1
TransmissĂ£o
Manual, com 5 marchas
1ª: 3,769
2ª 2,053
3ª 1,393
4ª 1,031
5ª 0,778
RĂ© 3,25
Diferencial 4,056
Suspensões
Dianteira
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira
Semi-independente, eixo de torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sĂ³lidos na traseira
Rodas
Pneus
205/55 R16
Rodas
Em liga de alumĂ­nio 16"
Performance
Velocidade mĂ¡xima
191 km/h
AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h
9,8 segundos


Equipamentos

VersĂ£o Pack 2
Travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h;
Aviso de cinto nĂ£o acoplado (piloto e co-piloto);
Freios com ABS e EBD;
BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pĂ¢nico);
BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio);
ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrĂ´nico de estabilidade);
TCS - Traction Control System (controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o);
HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas);
TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressĂ£o dos pneus);
Sensor de estacionamento traseiro;
Luzes diurnas de LED;
Luzes de conversĂ£o estĂ¡tica – farĂ³is seguem o movimento de esterçamento do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras;
Retrovisor interno antiofuscante;
FunĂ§Ă£o GSI (Indicador de troca de marchas);
FunĂ§Ă£o "Follow Me Home";
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂ­vel;
Trava elétrica das 4 portas e da tampa do porta-malas;
Imobilizador;
Alarme antifurto;
Cruise control (controlador de velocidade), acionado por teclas no volante;
Piloto automĂ¡tico;
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico;
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura do facho;
FarĂ³is com acendimento automĂ¡tico em funĂ§Ă£o da luminosidade (sensor crepuscular);
Volante revestido em couro;
Banco do Motorista com ajuste de altura;
Dois assentos com Isofix;
Rodas de liga leve com 16 polegadas, pneus 205/55 R16;
DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica;
Comandos de Ă¡udio no volante de direĂ§Ă£o.                             

VersĂ£o Pack 3
JAC Connect Front CĂ¢mera;
CĂ¢mera de rĂ©;
Kit multimĂ­dia com tela de 8 polegadas.
Como Ăºnico opcional, o JAC T40 ainda Ă© oferecido com a pintura bicolor, que custa R$ 1.990.