ConfortĂ¡vel, econĂ´mico e bem
acabado o SUV da montadora chinesa é também sucesso nas vendas
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
Avassaladora! Essa Ă© a expressĂ£o que
melhor define a chegada da montadora chinesa no Brasil pelas mĂ£os do empresĂ¡rio
Sergio Habib em 2010. Com uma
campanha publicitĂ¡ria agressiva, carros com preço justo e completos, concessionĂ¡rias
em vĂ¡rios estados do paĂs, projeto para construĂ§Ă£o de uma fĂ¡brica na Bahia e
incomodando as outras marcas mais tradicionais com seu grande volume de vendas,
a JAC Motors se viu com as calças na
mĂ£o quando da implantaĂ§Ă£o do Inovar-Auto que jogou um balde de Ă¡gua fria nas importadoras
que passaram a operar por cotas, ou seja, o que se vendia em um mĂªs deveria ser
o limite para o ano. Agora, com o fim deste entrave a partir de 31 de dezembro,
o sol pode voltar a brilhar novamente no lado chinĂªs da vida.
Com a proximidade do fim desta
lei, a JAC Motors se preparou de
forma menos barulhenta para encarar os novos tempos, os produtos melhoraram e
atingiram um patamar de eficiĂªncia energĂ©tica e acabamento mais elevado. Durante
10 dias eu tive a oportunidade de conhecer o JAC T40 em situações do dia-a-dia, por ruas, avenidas e estradas prĂ³ximas
de SĂ£o Paulo e sim, posso afirmar sem medo de errar que esse Ă© o melhor modelo
da montadora jĂ¡ comercializado por aqui.
Ele chegou em agosto deste ano, vocĂª
pode lembrar AQUI,
e logo de cara o JAC T40 mostrou ser
um carro diferente, um SUV compacto
que tem caracterĂsticas prĂ³prias e marcantes, que foi na verdade idealizado e construĂdo
com base no gosto do brasileiro pelo modelo e manteve as primĂcias que a marca
sempre colocou com sendo seu diferencial: carro completo com preço justo. Mas serĂ¡
que ele Ă© tudo isso mesmo?
É um carro muito bem ajustado, na
parte mecĂ¢nica ele conta com o Ă³timo 1.5 VVT 16V JetFlex de 125 cv com gasolina
e 127 cv com etanol, torque de 152 Nm e 154 Nm e cambio mecĂ¢nico de 5 marchas. Mesmo
com a caixa manual, as trocas sĂ£o sempre precisas, o rodar Ă© macio e
silencioso, trata-se de um veĂculo muito diferente dos outros modelos da marca.
Na cidade ele tem a vantagem de
ser compacto, a dirigibilidade Ă© tranqĂ¼ila e muito confortĂ¡vel, cabe em
qualquer vaga de estacionamento e tem aqueles apĂªndices que facilitam as
manobras, como a cĂ¢mera de rĂ©. A caracterĂstica marcante Ă© o range da caixa de
marchas, mesmo em velocidades baixas Ă© possĂvel circular em 4ª, isso faz com
que o motor trabalhe em rotações baixas e conseqĂ¼entemente impacta no consumo
de combustĂvel. O JAC T40 estava
abastecido com Etanol, e mesmo assim, com dados do computador de bordo, fiz a média
de 9,3 km/l, com trĂªs pessoas a bordo, ar condicionado ligado e transito
infernal.
Na estrada a conversa Ă© outra, neste
caso, fui testar o modelo na Rodovia Regis Bittencourt, que tem um longo trecho
urbano e depois se torna uma autopista muito concorrida. O destino era
Itapecerica da Serra, cidade prĂ³xima a capital que tem algumas das melhores opções
para se comer churrasco feito por famĂlias de gaĂºchos que imigraram para o
sudeste. NĂ£o sĂ³ o churrasco, os pratos tĂpicos do Rio Grande do Sul sĂ£o, na
verdade, mais interessantes que apenas e tĂ£o somente comer carne.
LĂ¡ fomos nĂ³s trĂªs pessoas pela
estrada a fora, logo ele atinge a velocidade da rodovia sem fazer força, com o
Cruise Control ligado e em 5ª marcha ele mantĂ©m a velocidade sem solicitar
nenhuma troca. A Ă³tima caracterĂstica deste motor 1.5 Ă© que ele equipa tambĂ©m modelos
maiores da marca como o T5 e em conjunto
com o cambio, por se tratar de um carro maior e mais pesado que o JAC T40 parece que ele nem sente a exigĂªncia
que lhe Ă© imposta.
Lembra que eu disse que esse Ă© o
melhor modelo da montadora no Brasil? Pois Ă©, tanto pelo eficiente conjunto mecĂ¢nico
e pelo acabamento e conforto interno ainda tem muita eletrĂ´nica embarcada: ABS,
EBD, BAS, BOS, ESP, TCS, HSA, TPMS, indicador de troca de marchas, direĂ§Ă£o elĂ©trica,
comandos de Ă¡udio no volante de direĂ§Ă£o e outras facilidades.
Essa direĂ§Ă£o mais confortĂ¡vel e
com um carro mais redondinho faz com que o JAC
T40 seja muito econômico também na rodovia, segundo dados do computador de
bordo, fiz uma média excelente de 11,7 km/l, sempre andando na velocidade
limite, com tudo que se tem direito ligado e, digamos, de certa forma, com o carro
mais pesado.
O JAC T40 tem 6 anos de garantia, revisões com preços fixos,
acessĂ³rios da marca, preço a partir de R$ 57.990 (agora existe opĂ§Ă£o de
cor e pacote de acessĂ³rios), Test Drive nas 26 concessionĂ¡rias da JAC Motors, revisões com preço fixo e
no começo do ano deve ter opĂ§Ă£o do cambio automĂ¡tico. Com o fim da lei que impedia
empreendedores de crescer a montadora espera reviver seus dias de glĂ³ria aqui
no Brasil e o JAC T40 Ă© um grande
passo.
Ficha TĂ©cnica
Itens
|
Modelo
|
JAC T40
|
VersĂ£o
|
1.5 VVT 16V JetFlex
|
|
Dimensões
|
Comp./ Larg. /
Alt.(mm)
|
4.135 × 1.750 ×
1.568
|
Entre eixos (mm)
|
2.490
|
|
Peso em ordem de
marcha (kg)
|
1.155
|
|
Capacidade do
porta-malas (L)
|
450
|
|
Capacidade do tanque
de combustĂvel (l)
|
42
|
|
MotorizaĂ§Ă£o
|
Tipo de motor
|
4 cilindros em linha
|
Deslocamento
volumétrico (cm3)
|
1.499
|
|
DiĂ¢metro (mm)
|
75
|
|
Curso (mm)
|
84,8
|
|
Comando de vĂ¡lvulas
|
DOHC 16V VVT
|
|
PotĂªncia MĂ¡xima
(cv/rpm)
|
125/6.000
(Gasolina) 127/6.000 (Etanol)
|
|
Torque MĂ¡ximo
(Nm/rpm)
|
152/4.000
(Gasolina)
154/4.000 (Etanol)
|
|
Taxa de compressĂ£o
|
10:1
|
|
TransmissĂ£o
|
Manual, com 5
marchas
1ª: 3,769
2ª 2,053
3ª 1,393
4ª 1,031
5ª 0,778
RĂ© 3,25
Diferencial 4,056
|
|
Suspensões
|
Dianteira
|
Independente, tipo
McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
|
Traseira
|
Semi-independente,
eixo de torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora
|
|
Freios
|
Discos ventilados na
dianteira e discos sĂ³lidos na traseira
|
|
Rodas
|
Pneus
|
205/55 R16
|
Rodas
|
Em liga de alumĂnio
16"
|
|
Performance
|
Velocidade mĂ¡xima
|
|
AceleraĂ§Ă£o de
|
Equipamentos
VersĂ£o Pack 2
Travamento automĂ¡tico das portas a 15 km/h ;
Aviso de cinto nĂ£o acoplado (piloto e co-piloto);
Freios com ABS e EBD;
BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de
pĂ¢nico);
BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio);
ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrĂ´nico de
estabilidade);
TCS - Traction Control System (controle eletrĂ´nico de
traĂ§Ă£o);
HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas);
TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de
monitoramento da pressĂ£o dos pneus);
Sensor de estacionamento traseiro;
Luzes diurnas de LED;
Luzes de conversĂ£o estĂ¡tica – farĂ³is seguem o movimento de
esterçamento do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras;
Retrovisor interno antiofuscante;
FunĂ§Ă£o GSI (Indicador de troca de marchas);
FunĂ§Ă£o "Follow Me Home";
Abertura interna da tampa do tanque de combustĂvel;
Trava elétrica das 4 portas e da tampa do porta-malas;
Imobilizador;
Alarme antifurto;
Cruise control (controlador de velocidade), acionado por
teclas no volante;
Piloto automĂ¡tico;
Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico;
FarĂ³is com regulagem elĂ©trica de altura do facho;
FarĂ³is com acendimento automĂ¡tico em funĂ§Ă£o da luminosidade
(sensor crepuscular);
Volante revestido em couro;
Banco do Motorista com ajuste de altura;
Dois assentos com Isofix;
Rodas de liga leve com 16 polegadas , pneus
205/55 R16;
DireĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica;
Comandos de Ă¡udio no volante de direĂ§Ă£o.
VersĂ£o Pack 3
JAC Connect
Front CĂ¢mera;
CĂ¢mera de rĂ©;
Kit multimĂdia com tela de 8 polegadas .
Como Ăºnico opcional, o JAC T40 ainda Ă© oferecido com a
pintura bicolor, que custa R$ 1.990.
0 ComentĂ¡rios