Depois de uma pausa em 2017, a Pirelli voltarĂ¡ ao Campeonato Mundial de Rali (WRC) no ano que vem

Texto e fotos: Pirelli

A fabricante italiana de pneus participou da competiĂ§Ă£o desde sua temporada inaugural, em 1973, conquistando 181 vitĂ³rias e vencendo 25 tĂ­tulos mundiais.


A Pirelli homologou novos produtos para a mais recente geraĂ§Ă£o de carros usados no Campeonato Mundial de Rali, bem como para a categoria de entrada, a WRC2. Esses novos pneus proporcionarĂ£o ainda mais desempenho e durabilidade, tanto no asfalto quanto no cascalho.
A Pirelli tambĂ©m serĂ¡ a fornecedora exclusiva do Campeonato Mundial de Rali na categoria jĂºnior, dedicada aos pilotos nascidos depois de 1º de janeiro de 1989. Eles dirigem modelos idĂªnticos ao Ford Fiesta da classe R2. O vencedor se tornarĂ¡ o proprietĂ¡rio de um Fiesta R5 novo, juntamente com um pacote composto por pneus, combustĂ­vel e inscrições gratuitas para a temporada 2019 do WRC2.
Isso faz parte da longa tradiĂ§Ă£o da Pirelli de promover as carreiras de jovens pilotos no Campeonato Mundial de Rali, por meio de programas como o Pirelli Star e o WRC Academy. Essas iniciativas ajudaram pilotos como Craig Breen, Elfyn Evans, Hayden Paddon e Ott Tanak a ascenderem ao topo do esporte em equipes de fĂ¡brica. O atual campeĂ£o mundial, Sebastien Ogier, tambĂ©m ganhou seu tĂ­tulo jĂºnior com pneus Pirelli, em 2008.
Uma gama inteiramente nova de pneus P Zero para uso em asfalto e Scorpion para cascalho foi produzida para o Campeonato Mundial de Rali de 2018, juntamente com um Sottozero redesenhado para uso em superfĂ­cies cobertas com gelo e neve (disponĂ­vel com e sem pregos).
Para o asfalto, haverĂ¡ o novo pneu P Zero RK5A, alĂ©m do P Zero RK7B, mais macio. Para asfalto Ăºmido, o Cinturato RWA farĂ¡ sua estreia. Todos esses produtos contĂªm novas construções e compostos, que proporcionam mais aderĂªncia e desempenho do que nunca, graças a uma seleĂ§Ă£o de tecnologias patenteadas.
Para o cascalho, a Pirelli apresenta o novo Scorpion K4 Reinforced, juntamente com um Scorpion K6 Reinforced, mais macio. AlĂ©m de ser extremamente rĂ¡pido, o reforço adicional nestes pneus protege contra furos, mesmo nas condições off-road mais extremas. Um novo padrĂ£o de banda de rodagem tambĂ©m melhorou a dirigibilidade e o manuseio.
Para as duas etapas de inverno do campeonato, Monte-Carlo e SuĂ©cia, chega uma nova geraĂ§Ă£o de Sottozero. SĂ£o eles o Sottozero B, para Monte-Carlo, e Sottozero Ice (com pregos longos), para a SuĂ©cia. Eles tambĂ©m usam tecnologias patenteadas, que buscam garantir a retenĂ§Ă£o do prego no pneu, proporcionando o mĂ¡ximo de aderĂªncia ao longo das corridas.
Mario Isola, lĂ­der de competições de veĂ­culos da Pirelli, comenta: "Com nossa longa e consagrada histĂ³ria no Campeonato Mundial de Rali, em parceria com algumas das equipes e pilotos mais bem-sucedidos do esporte, foi uma decisĂ£o natural para nĂ³s retornar em 2018. Desenvolvemos pneus que sĂ£o especificamente adaptados Ă s demandas multifacetadas do Campeonato Mundial de Rali, usando muitas das lições aprendidas com a FĂ³rmula 1, o que deve proporcionar uma vantagem competitiva sem comprometer a confiabilidade. Estamos especialmente satisfeitos por estar voltando para o campeonato jĂºnior, pois se encaixa perfeitamente com a nossa filosofia de apoiar os jovens pilotos, tendo ajudado a moldar as carreiras de tantas estrelas de topo no passado".
AlĂ©m dos seus compromissos no Campeonato Mundial de Rali (que começarĂ¡ no prĂ³ximo ano com o Rali de Monte-Carlo, entre os dias 22 a 28 de janeiro), a Pirelli tambĂ©m continuarĂ¡ a fornecer pneus para o Campeonato Europeu de Rali, que ajudou muitos jovens pilotos no crescimento de suas carreiras, alĂ©m de assegurar trĂªs tĂ­tulos consecutivos para o piloto da Pirelli Kajetan Kajetanowicz. O Campeonato Europeu JĂºnior sub-27 terĂ¡ mais uma vez fornecimento exclusivo da Pirelli, novamente usando carros R2.
Tudo isso significa que a Pirelli, lĂ­der mundial em pneus de automĂ³veis de alta performance, tambĂ©m Ă© lĂ­der mundial quando se trata de incentivar jovens talentos - e levĂ¡-los atĂ© o topo do rali.