A PSA Peugeot Citroën, a Escola Nacional Superior de Criação Industrial, a STRATE Escola de Design, a Escola de Design de Nantes e o Master de Design Sonoro TALM Le Mans compartilham o resultado de 3 anos de pesquisa criativa no OpenLab Design sobre o carro autônomo e conectado, um dos eixos estratégicos de inovação do Grupo PSA

Texto e fotos: PSA Peugeot Citroën
  • Em 2012: a apresentação dos trabalhos científicos da PSA Peugeot Citroën permite juntar as equipes de especialistas em torno de duas visões prospectivas comuns;
  • Em 2013: os conceitos de interfaces interativas adaptadas à condução orientam as pesquisas sobre o design das IHM  (Interface Homem - Máquina) do veículo;
  • Em 2014: as propostas mais pertinentes de comunicação homem/veículo/objetos conectados são integradas aos trabalhos de inovação sobre o veículo autônomo, os serviços conectados e as interfaces de usuário.

No horizonte de 2025, os veículos serão autônomos e conectados. A comunicação homem-máquina, a bordo do veículo ou remota, será feita através de interações multimodais intuitivas e de um assistente de mobilidade. Esses veículos circularão nas estradas em comboios para otimizar o consumo, compartilhar informações nas redes sociais dedicadas e proporcionar novas experiências de vida a bordo.
Criado em 2012 pela PSA Peugeot Citroën, o “OpenLab Design”, situado na vanguarda das metodologias de concepção inovadora, reúne engenheiros do Grupo e estudantes de design nas oficinas de “open innovation” realizadas nas escolas. O objetivo é integrar a dimensão ”design” já nas primeiras fases de reflexão sobre as interfaces homem-máquina, antecipando assim os novos usos da mobilidade.

Em 2014, essa reflexão comum focou três projetos principais


A internet dos ”Robjets®“, os robôs-objetos comunicantes
Como um sistema baseado no intercâmbio de dados entre veículos e objetos conectados pode prever minhas necessidades de mobilidade (veículos/horários, trajetos…) de modo que eu consiga chegar no horário, de bom humor e sem precisar conhecer o caminho?


“Avacar®”: o assistente de mobilidade
Como homens e veículos podem se comunicar de maneira natural, no carro ou à distância? A exemplo dos diodos vermelhos de “A super máquina”, que representações inventar para encarnar o « Avacar®»: a nova inteligência artificial de mobilidade?

“Os robôs sociais®”: o dialogar de um veículo com outro
Além de assinalar, de ser visto, de ver e de alertar, quais outras funções podem ter o som e a luz de modo que as pessoas se comuniquem de um veículo a outro sem risco de má interpretação?

O design, uma alavanca estratégica de inovação
Hoje, a complexidade tecnológica implica integrar o design às estratégias empresariais para explorar os novos usos e as novas relações com a inovação. Ao observar situações de nossas vidas para imaginar as condições de experiências ideais e memoráveis, o designer atribui um sentido aos produtos e aos serviços. Em termos de pesquisa, a escolas e a PSA Peugeot Citroën compartilham a necessidade:
  • De fazer com que o designer atue já nas primeiras fases das estratégias de inovação das empresas;
  • De adquirir conhecimentos através da experimentação dos materiais e das modalidades intuitivas que estruturam e transformam os objetos (smart textile, comunicação emocional sonora e luminosa, “Robjets®” ou objetos robotizados);
  • De utilizar processos emergentes de coconcepção-produção, como os “FabLabs”, que dão a cada um a possibilidade de imaginar e fabricar seus produtos.

No OpenLab Design,  o objetivo das grandes escolas francesas de design é contribuir para a emergência  da atividade de Designer-Pesquisador, que integrará as equipes multidisciplinares de pesquisa e desenvolvimento nos próximos anos.

PSA Peugeot Citroën e a Open Innovation
Para se manter na vanguarda dos produtos e serviços automotivos e perto das futuras descobertas científicas, a PSA Peugeot Citroën optou por uma política de Open Innovation que consiste em construir e conduzir as relações com diferentes ecossistemas: os indivíduos, as empresas, o mundo acadêmico e as instituições.
Foi no ecossistema acadêmico que  o Grupo lançou, em 2010, o  StelLab, uma rede de open labs e de cátedras acadêmicas à qual pertence o OpenLab Design.O StelLab visa reforçar as parcerias científicas com os laboratórios públicos de ponta.
Para melhor enfrentar os desafios sociais, ambientais e econômicos do veículo do futuro, esta rede de OpenLabs está disseminada pelo mundo. Assim, ela permite o compartilhamento das equipes de pesquisa e dos meios experimentais da PSA Peugeot Citroën e dos laboratórios parceiros.

* FabLabs : laboratórios de fabricação abertos ao público, onde são disponibilizadas máquinas-ferramentas pilotadas por computador